Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Picapes mais vendidas em 2016: uma dobradinha da Fiat

Strada e Toro lideram; entre as picapes médias, Hilux deixa S10 para trás

Por Da Redação
5 jan 2017, 19h10
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Em um ano repleto de lançamentos e renovações, a campeã de vendas entre as picapes continua a ser um modelo que não muda essencialmente há um bom tempo: a Fiat Strada, líder de mercado nos últimos 15 anos.

    Do segundo lugar para baixo, porém, não faltou novidade. A vice-liderança ficou com a Toro, lançada no início do ano, seguida por um batalhão de modelos que receberam atualizações ao longo de 2016: Toyota Hilux, Volkswagen Saveiro, Chevrolet S10 e Ford Ranger.

    Continua após a publicidade
    Continua após a publicidade
    Continua após a publicidade
    Continua após a publicidade
    Continua após a publicidade
    1 Fiat Strada 59.443
    2 Fiat Toro 41.283
    3 Toyota Hilux 34.031
    4 Volkswagen Saveiro 33.950
    5 Chevrolet S10 26.558
    6 Ford Ranger 15.812
    7 Chevrolet Montana 14.769
    8 Renault Duster Oroch 14.245
    9 Mitsubishi L200 9.943
    10 Volkswagen Amarok 9.172
    11 Nissan Frontier 3.605
    12 Lifan Foison 554
    13 Ram 2500 457

    Analisando os números em segmentos separados, vemos que entre as picapes compactas Strada e Saveiro mantiveram a mesma dinâmica dos anos anteriores. Apesar de a VW ter dado uma nova cara e mais equipamentos à Saveiro, a Fiat (cuja plataforma foi lançada no distante ano de 1998) continua com larga vantagem. Em terceiro, bem mais distante, fica a esquecida Chevrolet Montana.

    Entre as intermediárias, uma categoria surgida recentemente, a Toro vendeu mais que o dobro da Renault Duster Oroch. Em dezembro, inclusive, o lançamento da Fiat vendeu mais que a própria Strada, liderando o ranking mensal de picapes.

    Já entre as médias, as posições de 2015 foram invertidas. Naquele ano, a Chevrolet S10 terminou em primeiro, seguida pela Toyota Hilux. Ambas foram renovadas em 2016 – a japonesa estreou uma nova geração, enquanto a S10 foi atualizada. E quem se deu melhor foi a Toyota, que abriu quase 8 mil unidades de vantagem para a 2ª colocada.

    Em terceiro vem a Ford Ranger, também atualizada, e que se aproximou mais das rivais em relação a 2015. Mitsubishi L200 e VW Amarok travaram uma disputa bem apertada pelo 4º lugar, enquanto a Nissan Frontier ficou para trás, no aguardo da nova geração, que deve começar a ser vendida ainda no primeiro semestre.

    Para 2017, a grande expectativa é a chegada da Ram 1500, uma picape americana de porte maior que as médias daqui, mas que promete chegar ao país com um preço na faixa dos R$ 200.000 – valor acima das versões top de linha de Hilux, S10 e Ranger, mas ainda capaz de incomodá-las na relação custo-benefício.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.