Picape da Chery está à venda no Uruguai e será produzida no Brasil
A picape média da Chery estreia no país vizinho com motor 2.3 turbodiesel de 161 cv, e opções de câmbio manual e automático

Em 2024, durante o Salão de Pequim, a Chery prometeu lançar uma picape média no Brasil para concorrer com Chevrolet S10, Ford Ranger, Toyota Hilux e outras. O plano é que ela chegue ao mercado brasileiro em 2026 e que seja produzida por aqui. Mas, no Uruguai, a Himla já está à venda e pode dar uma ideia sobre o que podemos esperar.
Ainda não há data para o lançamento da picape por aqui mas, de acordo com o Uol, a chinesa quer iniciar a sua produção entre o final deste ano e o início do próximo em Anápolis (GO), em versões diesel e híbrida plug-in.

Ao país vizinho, a Chery Himla chegou em três versões diferentes, sempre equipadas com motor 2.3 turbodiesel de 161 cv de potência e 42,8 kgfm de torque. Mas a Chery já informou que sua plataforma permite que ela também seja híbrida ou elétrica.
A configuração de entrada parte de US$ 31.990 (aproximadamente R$ 170.186, em conversão direta) e tem câmbio manual de seis marchas e tração 4X2. As outras duas têm tração 4X4, sendo a intermediária (de US$ 35.990, ou R$ 184.268) equipada com câmbio manual e, a topo de linha, com câmbio automático de oito marchas, por US$ 39.990 (R$ 204.748).
Com menos de 200 cv, ela fica atrás da concorrência, mas chega perto das versões básicas da Ranger, equipadas com motor 2.0 turbodiesel de 170 cv. Também fica atrás da GWM Poer, sua conterrânea e o mais recente lançamento entre as picapes médias, que entrega 184 cv com seu 2.4 turbodiesel.
No design, ela segue de forma fiel o conceito apresentado em 2024. Os faróis — sempre de led — são divididos, tendo DRLs estreitos na parte superior, os faróis principais quadrados logo abaixo e, os de neblina, na parte mais baixa da dianteira. A grade tem grandes proporções para reforçar a ideia de robustez e estampa o nome da Chery.
A traseira manteve o nome da Chery em letras garrafais na tampa. As luzes são verticais e têm desenhos internos geométricos. Segundo a marca, ela tem capacidade de carga de 650 kg – curiosamente pouco para uma picape a diesel. Já suas dimensões são próximas das rivais, com 5,33 metros de comprimento, 1,92 m de largura, 1,89 m de altura e 3,23 m de entre-eixos.

Quanto aos equipamentos, todas as versões têm freios a disco nas quatro rodas, sete airbags, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, ar-condicionado de duas zonas, piloto automático e chave presencial.
As versões mais baratas têm central multimídia com Apple CarPlay e Android Auto de 10,3 polegadas. Mas só a topo vem com uma tela maior, de 15,6 polegadas. São exclusivos também da variante mais cara o sistema de câmeras 360º, carregador de celular sem fio, volante revestido de couro e bancos dianteiros com ajustes elétricos e aquecimento.

Como acontece com outros modelos da Chery, a Himla também poderá ter uma variante sob a marca Jaecoo, focada em mercados fora da China.