Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Última Semana: Revista em casa por 9,90

Picape chinesa que será a nova VW Amarok recebe cinco estrelas em segurança

Baseada em testes do carro elétrico da Europa, versão a diesel obtém nota máxima em teste de segurança

Por Cristiane Barreto
12 set 2025, 17h11
Teste de Segurança Europa do - Maxus eTerron 9
 (EURO NCAP/Divulgação)
Continua após publicidade

A nova geração da Volkswagen Amarok será lançada no Brasil apenas em 2027 e tudo indica que terá um bom desempenho em segurança. A LDV Terron 9, caminhonete que emprestará a plataforma e carroceria para a Amarok, passou pelo teste de colisão do ANCAP, a contraparte do Latin NCAP para a Austrália e parte da Ásia. Recebeu a nota máxima de cinco estrelas, baseada no resultado da versão elétrica vendida na Europa.

Há uma diferença entre a versão elétrica disponível na Europa e a Terron 9 vendida na Austrália. A versão europeia, intitulada como Maxus eTerron 9 no Reino Unido, pesa 2.880 Kg, enquanto na Austrália, ela tem um peso de 2.400 kg e 2.495 kg nas versões Origin e Evolve. É uma consequência do uso das baterias, com o modelo australiano utilizando um motor diesel, evitando os 400 kg extras.

Teste de Segurança Europa do - Maxus eTerron 9
(EURO NCAP/Divulgação)

Ambas conquistaram a mesma nota no teste de proteção com um ocupante adulto e na avaliação de assistência de segurança, 91% e 84%, respectivamente. A diferença de pontuação apareceu no teste de proteção com ocupantes infantis e assistência de segurança, 89% e 85%, nessa ordem.

LDV Terron 9
LDV Terron 9 (LDV/Divulgação)
Continua após a publicidade

A picape chinesa chegará ao Brasil, como uma parceria entre a Volkswagen e a SAIC. Será a base para uma nova geração da Amarok, exclusiva para a América Latina e que será produzida no país vizinho em 2027. O restante do mundo seguirá com a outra Amarok feita a partir da Ford Ranger e fabricada na África do Sul.

Compartilhe essa matéria via:

Os primeiros flagras indicam que a nova geração reaproveitará boa parte da carroceria do modelo chinês. Também aparenta ser bem maior do que a atual. Considerando o comprimento da Terron9, a nova Amarok deve ser 30 cm mais longa do que a anterior, chegando aos 5,55 m de comprimento.

Continua após a publicidade
Projeção da nova Volkswagen Amarok 2027
Projeção da nova Volkswagen Amarok 2027 (João Kleber Amaral/Quatro Rodas)

De acordo com a Volkswagen, a caminhonete não será uma cópia completa da chinesa. A fabricante já confirmou que terá, em média, 50% das peças produzidas no Brasil, um motor da própria marca (que pode ser o V6 diesel atualizado), um design assinado por José Carlos Pavone, criador do Nivus e do Tera. 

Volkswagen Amarok 2027 em testes
(@placaverde/Instagram)

Além do motor 3.0 V6 turbo diesel, já foi ventilada a possibilidade de que receba uma versão híbrida no futuro, algo confirmado por Marcellus Puig, presidente da Volkswagen na Argentina. O executivo revelou os planos ao governo argentino, que por sua vez acabou com o segredo. Ainda não se sabe se essa versão híbrida chegará simultaneamente com a variante com motor diesel em 2027 ou se ficará para depois.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas.

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Apaixonado por carros? Então isso é pra você!
Pare de dirigir no escuro: com a Quatro Rodas Digital você tem, na palma da mão, testes exclusivos,comparativos, lançamentos e segredos da indústria automotiva.
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 2,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Quatro Rodas impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
De: R$ 26,90/mês
A partir de R$ 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$35,88, equivalente a R$2,99/mês.