Picape chinesa que será a nova VW Amarok ganha ‘sangue britânico’ pela MG
Feita exclusivamente para a Austrália, a MGU9 pouco muda no visual e terá entre suas concorrentes Ford Ranger, Nissan Frontier e... VW Amarok

A Maxus Terron 9 terá um importante papel nos próximos anos: ela servirá de base para a próxima geração da Volkswagen Amarok na América Latina, incluindo o Brasil. Mas essa não será a única variação de personalidade da picape chinesa, que chega agora à Austrália como a primeira picape da britânica MG, hoje controlada por chineses.
Batizada de MGU9, ela mantém muito da aparência da Terron 9, ao contrário do que acontecerá na Amarok de produção argentina.
Os faróis são os mesmos, com iluminação full led e desenho que remete às picapes da Ford. Já a grade segue com grandes dimensões, mas muda a trama triangular original para elementos retangulares e passa a “ostentar” o logo da MG no alto. O para-choque é novo. Mas é preciso colocar a Terron 9 e a MGU9 lado a lado para entender as diferenças.

Quando vista de perfil ou de traseira, as mudanças são ainda mais discretas. De lado, há novas rodas. De traseira, apenas a tampa muda e ganha um recorte na porção superior para formar um degrau que facilita o acesso a caçamba, além de um banco. Para-choque e lanternas são os mesmos da chinesa.
O interior também é praticamente idêntico, com os mesmos elementos horizontais no painel, bem como o volante e as duas telas de 12,3 polegadas no topo. A única diferença fica para a alavanca do câmbio, cujo formato é inspirado em aeronaves.
Entre os equipamentos, a MGU9 tem bancos dianteiros com aquecimento, ventilação e massagem, bancos traseiros com aquecimento, teto solar panorâmico e sistema de som com oito alto-falantes.

Nesta versão, a picape é equipada com motor 2.5 turbodiesel de origem SAIC, com 218 cv e 53 kgfm, sempre com câmbio automático de oito marchas e tração integral. Como opcionais, há bloqueios dos diferenciais dianteiro e traseiro. Entre as capacidades, a picape pode carregar até 870 kg na caçamba e rebocar até 3.500 kg.

Feita, ao menos por enquanto, exclusivamente para o mercado australiano, a MGU9 disputará com Toyota Hilux, Ford Ranger, Mitsubishi L200, Nissan Frontier (por lá chamada de Navara) e com a própria Volkswagen Amarok. Por lá, ela não terá nenhum parentesco com a Amarok, que é a segunda geração vendida na Europa, e feita em parceria com a Ford.
