O Inpi (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) costuma trazer registros curiosos. O desta terça-feira (2) nos deixou deveras intrigado.
Trata-se do desenho de um dos membros da Série P, família de picapes da chinesa Great Wall criada para dividir com a Ford Série F e a GM o protagonismo global no mercado de utilitários com caçamba.
Caso você não tenha levado muito a sério essa meta, saiba que a Great Wall já é a líder em vendas de picapes e SUVs no gigantesco mercado chinês, o que não é pouco.
O objetivo, nos próximos anos, é vender 200 mil unidades da Série P ao redor do mundo. Será que o Brasil é um dos mercados de destino da picapona? Difícil esperar, visto que a Great Wall sequer opera por aqui.
Todavia, a Série P é construída com chassis sobre longarinas em sobre uma plataforma denomina P71. E, segundo o fabricante, oferece mais de 100 combinações entre visual, tipo de cabine e motorização.
O modelo registrado no Brasil tem pegada mais aventureira, ao estilo Ram 1500 Rebel: moldura proeminente em preto fosco na grade, apliques nas caixas de rodas, pneus de off-road, snorkel e gancho para reboque.
Nas variantes a combustão, o motor é um 2.0 turbo a gasolina de 200 cv, que pode ser gerenciado por câmbio manual de seis marchas ou automático de oito. Este último, fornecido pela ZF, é o mesmo da nossa VW Amarok.
A tração é 4×4, com prioridade às rodas traseiras e direito a diferencial central blocante e 90 cm de capacidade de imersão. Entre os itens de destaque estão piloto automático adaptativo e assistente de estacionamento. Também há uma variante elétrica.
Suas dimensões são de picape média, um pouco maiores que as da Toyota Hilux: 5,36 m de comprimento, 1,88 m de largura e altura, e 3,23 m de entre-eixos.
Mas há opções alongadas, com até 5,60 m de comprimento, 3,41 m de entre-eixos e 1,93 m de largura.
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