A Peugeot revelou os primeiros detalhes técnicos do modelo que disputará o LMH – categoria que estreará na WEC (mundial de endurance) ano que vem – em 2022. E o estreante terá um complexo conjunto híbrido para se adequar aos regulamentos da competição.
Batizado Hybrid4 500kW, o sistema terá um motor V6 2.9 biturbo de 689 cv central-traseiro que enviará toda a força às rodas traseiras. Mas também haverá um propulsor elétrico com 272 cv na dianteira, que entrará em ação acima dos 120 km/h.
Toda a estrutura será fabricada com fibra de carbono, material leve fundamental para reduzir o peso na balança. Só a parte mecânica, que inclui um pacote de baterias com 900V e o câmbio automatizado sequencial com sete marchas, tem 165 kg.
Black Friday na Quatro Rodas! Clique aqui e assine por apenas R$ 7,90
De acordo com as normas da competição, o modelo poderá ser recarregado antes de deixar os boxes para iniciar a corrida. Com energia acumulada, o motor a combustão ficará limitado a 408 cv – e, quando acaba a bateria, é liberado totalmente.
Ainda há uma exceção no fim das linhas retas, quando o V6 poderá ganhar até 3% de potência (chegando a 700 cv) e o sistema elétrico passa a funcionas como alternador de 15 kW. Todo gerenciamento será feito automaticamente pelo próprio veículo.
Também haverá sensores regulamentados capazes de enviar informações do conjunto diretamente às autoridades da FIA, em tempo real, para garantir que a cota máxima de potência estabelecida pelo BOP (Balance Of Performance) será respeitada.
Em breve, a Toyota também mostrará a versão definitiva para competir no LMH. Logo depois, também serão apresentados os modelos das equipes ByKolles Racing e Glickenhaus, que terá o motor a combustão V8 3.2 biturbo fornecido pela Pipo Moteurs.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.