Peugeot 207 Sedan ressurge com grade de Jeep na Tunísia
Sedã compacto fora de linha no Brasil desde 2014 segue em produção no Irã e agora estreia na Tunísia com grade de Jeep
Tem coisa que é difícil de acreditar. A Tunísia tem sua própria fabricante de automóveis, chamada Wallys e a semelhança com os carros da Willys vai muito além do nome.
A Wallyscar foi fundada em 2006 pelos irmãos Zid e Omar Giga, e seu primeiro carro foi o Wallys Izis, uma espécie de Jeep Willys com carroceria de fibra de vidro e jeitão de buggy.
Em 2017, foi substituído pelo Izis, outro jipinho inspirado nos Jeep (desta vez, no conceito Willys 2, de 2001). Seu motor é um três-cilindros 1.2 de 82 cv da Peugeot. Apenas 600 são fabricados anualmente e cada um custa cerca de 15.000 dólares (R$ 78.000 ao câmbio atual).
A criação mais recente e, de longe, mais assustadora, é o Wallys 719: um Peugeot 207 Sedan (que saiu de linha no Brasil há mais de 8 anos) redesenhado e com grade dianteira no estilo dos Jeep. É sério.
É algo que nem a Stellantis, grupo que tem a Peugeot e a Jeep sob seu comando, seria capaz de fazer.
O sedã compacto representa a continuidade de um acordo entre a tunisiana Wallys com a fabricante iraniana Iran Khodro, que detém a licença de fabricação do velho 207 Sedan e o fabrica com o nome IKCO Runna Plus. A intenção é substituir o Wallys 619, um compacto da ICKO baseado no Mazda 121 de quase 40 anos atrás.
Voltando ao sedã nada inovador Wallys 719, seu motor é o 1.6 da família TU5, com 115 cv, que a IKCO detém a licença para fabricação, e está casado com câmbio manual de cinco marchas.
O sedã compacto tem de série dois airbags, ABS, ar condicionado, rádio e vidros elétricos. A Wallyscar pretende montar 1.000 unidades do “novo” modelo por ano cada uma também custará cerca de 15.000 dólares. Ainda está prevista a exportação do modelo para outros mercados do norte da África.