Clique e Assine QUATRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Pelo menos três empresas estariam interessadas em comprar a Troller

Um grupo de trabalho foi formado para tentar mitigar os impactos da saída da Ford no estado

Por Gabriel Monteiro
22 jan 2021, 20h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Troller Plant Reinauguration
    Nesta sexta-feira (9) foi anunciado pelo governo do Ceará um investimento de R$ 400 milhões para a construção de uma fábrica multimarcas de veículos de novas tecnologias, ou seja, híbridos e elétricos. O projeto é encabeçado pela Comexport, empresa brasileira de comércio exterior, e pretende iniciar a produção com um volume anual de 40.000 unidades. O terreno já é um velho conhecido do setor e abrigava as linhas de produção da Troller. Localizado em Horizonte, região metropolitana de Fortaleza, o terreno ocupa uma área de 127 mil m² e pertencia a Ford, última detentora da marca de utilitários off-road. Desde 2021 a planta estava inoperante e, em março, foi desapropriada pelo governo cearense. No evento, que também contou com a presença do Ministro MDIC, Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e o governador do Ceará, Elmano Freitas, não foi dito quais empresas produzirão seus carros no local, apenas que a operação começará com seis modelos de três marcas distintas. “É um projeto estruturante, porque há compromisso de investimento em tecnologia aqui no Ceará. Para o próximo ano, temos previsão concreta da produção dos primeiros veículos. Serão seis modelos movidos a nova energia, para três marcas consagradas da indústria automotiva mundial”, afirmou o presidente da Comexport, Rodrigo Teixeira. Segundo Elmano Freitas, o projeto vai além da montagem dos veículos eletrificados — como no regime CKD, onde as peças chegam via importação. O governador afirmou o “desafia” de também trazer a produção nacional dos principais componentes destes modelos. “É evidente que tem gente que não queria a desapropriação da fábrica da Ford, mas eu não podia deixar de tomar essa decisão para trazer investimento ao Estado. O Ceará terá, enfim, o polo automobilístico que sonhou por gerações e gerações”, disse Elmano Freitas. Tanto é que Ricardo Cavalcante, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), afirmou que em breve anunciará uma parceria entre a siderúrgica ArcelorMittal com o setor automobilístico, reforçando o compromisso do estado cearense com projetos que envolvem energias renováveis. Quanto às montadoras que se instalarão na fábrica, pouco se sabe. O presidente da Comexport apenas disse que tratam-se de três de suas parceiras. Entre as montadoras que trabalham atualmente com a importadora estão Volvo, Mercedes-Benz e Toyota, das quais apenas a última possui produção nacional. A chinesa Neta, que nessa semana mostrou seus três primeiros modelos que serão vendidos no Brasil, pode ser das interessadas. Durante a apresentação dos modelos Aya, X e GT, os executivos da montadora confirmaram que querem iniciar a produção no Brasil, podendo construir uma fábrica do zero ou utilizar alguma já existente.  (Divulgação/Ford)
    Troller Plant Reinauguration
    Produção da Troller no Ceará para no fim de 2021 (Divulgação/Ford)

    O repentino fechamento das fábricas da Ford no Brasil ainda exige grande esforço de governantes para mitigar seus impactos. Enquanto o Governo da Bahia busca compradores para a fábrica de Camaçari, no  Ceará entidades correm contra o tempo para que a fábrica da Troller em Horizonte não encerre suas operações no fim do ano.

    Publicidade

    Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 7,90

    Publicidade

    A iniciativa é formada pelo Governo do estado do Ceará, Federação de Indústrias do Ceará (Fiec), Ministério da Economia e representantes dos estados de São Paulo e Bahia.

    Os primeiros resultados já começaram a aparecer. Após uma série de reuniões, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Ceará (Sedet) divulgou que há pelo menos três investidores interessados em adquirir a fábrica da Troller

    Não foram divulgadas, no entanto, quais seriam essas empresas, suas nacionalidades e nem se estariam interessadas em continuar a fabricação dos veículos da marca nacional ou implementar uma nova linha de montagem.

    Publicidade
    O T4 topa qualquer parada sem abrir o bico
    Modelo Troller T4 produzido na fábrica de Horizonte, CE (Marcos Camargo/Quatro Rodas)

    Atualmente, a instalação fabrica apenas o modelo T4 e sua versão de câmbio automático, TX4. Prevista para encerrar suas atividades no quarto semestre deste ano, põe em risco cerca de 470 empregos diretos.

    No entanto, esse tempo até o encerramento das atividades dá um fôlego aos trabalhadores e ao próprio estado para buscar alternativas viáveis para a economia da região. E também para o carro que, apesar de vender pouco (1.301 carros em 2020), tem público cativo.

    Publicidade

    O mesmo não pode ser dito de São Paulo e Bahia que, mesmo com uma série de interessados nas instalações da Ford, correm contra o tempo para enfrentar a paralização imediata das produção – que agora se dá apenas para fazer estoque de peças de reposição.

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    Publicidade
    Continua após a publicidade
    Quatro Rodas capa 741
    (arte/Quatro Rodas)
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Responda a pesquisa e leia essa matéria grátis
    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.