Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Pagani Huayra Roadster: o conversível mais incrível da história!

Novo modelo consegue ser mais leve e mais rígido que a versão com teto

Por Diego Dias Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 14 abr 2017, 18h47 - Publicado em 15 fev 2017, 19h04
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Aerodinâmica ativa possui flaps na dianteira e na traseira para direcionar o fluxo de ar
    Aerodinâmica ativa possui flaps na dianteira e na traseira para direcionar o fluxo de ar ()

    Seis anos após o lançamento da versão cupê, o Pagani Huayra finalmente ganha uma carroceria conversível. O longo tempo de desenvolvimento é plenamente justificado: além de toda a exclusividade, o novo Huayra Roadster consegue a façanha de ser mais leve e mais rígido que o irmão mais velho, invertendo a lógica que geralmente acompanha esse tipo de variação.

    Versões conversíveis costumam precisar de mais reforços estruturais (e mais peso) para equilibrar a perda de rigidez torsional causada pela ausência de teto. Só que a Pagani conseguiu tornar o Huayra Roadster 80 quilos mais leve que o original, totalizando 1.280 kg – um Mercedes-AMG GT C Roadster pesa 1.595 kg!

    Carroceria é toda de fibra de carbono em azul translúcido
    Carroceria é toda de fibra de carbono em azul translúcido ()
    Motor Mercedes-AMG V12 biturbo tem 764 cv e 102 mkgf
    Motor Mercedes-AMG V12 biturbo tem 764 cv e 102 mkgf (/Pagani)

    Isso foi obtido graças ao emprego de dois novos materiais compostos, o Carbo-Titanium e o Carbo-Triax HP52. Além da redução no peso, eles ainda incrementaram a rigidez torsional em incríveis 52% em relação ao Huayra, digamos, convencional.

    Continua após a publicidade

    O motor utilizado é feito sob encomenda pela Mercedes-AMG para a Pagani. Trata-se do M158, uma variação do V12 de 6,0 litros biturbo utilizado nos modelos top de linha da AMG. No Huayra Roadster, ele desenvolve 764 cv a 6.200 rpm e 102 mkgf a 2.400 rpm.

    Motor V12 biturbo possui cobertura transparente
    Cobertura transparente do motor é outro destaque no visual ()

    A transmissão é automatizada de sete marchas da X-Trac, também desenvolvida para a Pagani, e a tração segue exclusivamente para as rodas traseiras. Para domar tanta força, há um controle de estabilidade e tração com sete programações de condução: Wet, Comfort, Sport, Race e totalmente desligado.

    Interior mantém o estilo característico da Pagani, com certo ar retrô
    Interior mantém o estilo característico da Pagani, com certo ar retrô (Divulgação/Pagani)
    Continua após a publicidade
    Console central de alumínio deixa o mecanismo de transmissão exposto
    Console central de alumínio deixa o mecanismo de transmissão exposto (Divulgação/Pagani)

    A suspensão mantém o refinamento do Huayra BC, mas ficou 25% mais leve graças a uma liga de alumínio chamada HiFrog, (mais uma vez) desenvolvida especificamente para o Roadster. Junto com o exclusivos pneus Pirelli PZero Corsa feitos sob medida para a Pagani, o resultado é uma capacidade de aceleração lateral em curvas de 1.8 G, o mesmo que o Huayra BC.

    Mas a tarefa de mantê-lo firme no chão não é restrita à suspensão e aos pneus. A aerodinâmica também faz sua parte. Quatro flaps, dois na frente e dois atrás, trabalham em conjunto com a suspensão dianteira ativa para manter o chão do carro – que é plano – sempre paralelo à superfície de rodagem.

    Monocoque feito de materiais compostos reduziu o peso e aumentou a rigidez torsional
    Monocoque feito de materiais compostos reduziu o peso e aumentou a rigidez torsional ()
    Continua após a publicidade
    Conjunto de suspensão, pneus e aerodinâmica ativa proporcionam enorme aderência
    Conjunto de suspensão, pneus e aerodinâmica ativa proporcionam enorme aderência (Divulgação/Pagani)

    E para frear? Entram em ação as mais avançadas pinças de freio já feitas pela Brembo, com seis pistões na frente e quatro atrás, acionando enormes discos de carbono-cerâmica. Além do poder de frenagem, eles conseguiram reduzir a massa não-suspensa – o peso que não é sustentado pela suspensão – para melhorar ainda mais o comportamento do carro.

    Os refinamentos mecânicos e tecnológicos do novo Huayra Roadster são tão abrangentes que quase nos esquecemos de falar sobre a razão de ser do modelo: o teto – ou a falta dele. São dois tipos de cobertura: um teto rígido feito de fibra de carbono com uma grande área envidraçada, e um teto de tecido e carbono que pode ser guardado no próprio veículo quando não estiver sendo utilizado.

    Pagani Huayra Roadster
    Teto rígido removível é feito de fibra de carbono e possui grande área envidraçada (Divulgação/Pagani)
    Continua após a publicidade

    Tanto trabalho de engenharia e design, claro, tem seu preço: 2.280.000 euros (R$ 7.384.236 numa conversão direta), sem taxas. O carro foi apresentado oficialmente ao público no Salão de Genebra, em março. E todas as 100 unidades que serão produzidas já foram vendidas…

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.