Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Pagani Huayra Codalunga é hipercarro V12 exclusivo de R$ 37 milhões

Modelo combina a alta exclusividade e o estilo elegante aos seus 840 cv e mais de 110 kgfm de torque

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
17 jun 2022, 17h00
Pagani Huayra Codalunga
Pagani Huayra Codalunga (Divulgação/Pagani)
Continua após publicidade

Horacio Pagani diz que um cliente de verdade não é alguém que só compra de você uma vez, mas sim alguém que volta sempre. Com esse pensamento, o fundador e designer chefe da Pagani apresentou o Huayra Codalunga, uma edição limitada a cinco unidades criada em parceria com seus melhores clientes.

Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

Segundo a empresa, o modelo surgiu de um pedido feito em 2018 por dois clientes, que desejavam uma versão long-tail (ou de cauda longa) do Huayra Coupé. A intenção era ter um hipercarro com design elegante e ainda mais aerodinâmico, que fosse possível se destacar nas ruas e em eventos por todo o mundo.

Pagani Huayra Codalunga
Pagani Huayra Codalunga (Divulgação/Pagani)

A divisão de projetos especiais da Pagani comprou a ideia e, após um desenvolvimento de dois anos, produzirá cinco exemplares do modelo, liberados para rodar em vias públicas. Cada unidade partirá de 7 milhões de euros, ou seja, algo próximo a R$ 37,6 milhões em conversão direta.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Menos é mais

Baseado no Huayra Coupé, o Huayra Codalunga buscou inspiração nos modelos de cauda longa que correram Le Mans nos anos de 1960 – que, por sua vez, se inspiravam na aviação. O resultado disso está nas linhas fluidas e simples, sem o uso de vincos muito marcados. As cores neutras e com acabamento fosco ou semi-fosco também evocam a década de 60.

Ferrari 296 GTB BRASIL
Pagani Huayra Codalunga (Divulgação/Pagani)
Continua após a publicidade

Para Horacio Pagani a intenção era justamente a máxima de que menos é mais. “Simplificar não é nada simples, e este carro é, acima de tudo, o resultado de uma busca complexa de ideias simples”, aponta o fundador da fabricante. Assim, quem também se destaca é a aerodinâmica do hipercarro, com um baixo arrasto.

A dianteira mostra clara semelhança com os Huayra convencionais, mas com uma suavização nas linhas e nas aberturas. No capô, as entradas de ar são menores e formam uma elipse. De lado, uma linha ascendente leva os nossos olhos até o longo balanço traseiro – a tampa do motor tem 36 centímetros a mais no comprimento em relação ao Huayra Coupé.

Pagani Huayra Codalunga
Pagani Huayra Codalunga (Divulgação/Pagani)
Continua após a publicidade

Na traseira, as lanternas circulares e as quatro saídas de escape centrais são alocadas na mesma (e grande) abertura, sem nenhum tipo de grade, o que permite uma visualização das entranhas do modelo exclusivo. A parte inferior aloca, em um painel de fibra de carbono, luzes auxiliares e um defletor de ar.

Por dentro, muito luxo com a mistura de materiais como couro legítimo, fibra de carbono, alumínio e aço. Como é de praxe nos Pagani, a cabine do Huayra Codalunga tem forte inspiração na aviação.

Pagani Huayra Codalunga
Pagani Huayra Codalunga (Divulgação/Pagani)
Continua após a publicidade

Baixo peso, alta potência

O clichê do “menos é mais” também está presente no peso do Codalunga que, graças ao uso de compostos modernos, tem apenas 1.280 kg – peso semelhante ao de um Volkswagen T-Cross. O sistema de escapamento, por exemplo, é feito de titânio e pesa 4,4 kg.

O baixo peso se combina aos 840 cv de potência e 112,2 kgfm de torque vindos do motor Pagani V12 6.0 biturbo. A transmissão tem sete marchas. A marca não divulgou números de desempenho do Codalunga, mas são esperados um 0 a 100 km/h em cerca de 3 segundos e uma velocidade máxima perto dos 300 km/h.

Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.