Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Os minicarros tão (ou mais) legais que os automóveis reais

Fiéis aos modelos originais, os minicarros tornam reais sonhos de infância e custam entre 13 500 e 25 000 reais

Por Isadora Carvalho Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
16 Maio 2017, 16h54
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O mini hot road pode ser encomendado por R$ 25.000
    O mini hot road pode ser encomendado por R$ 25.000 (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Enquanto os videogames evoluem a cada geração e disputam a pole position do realismo virtual ao volante, eis que ressurge um movimento que traz de volta aquele que foi o sonho de dez entre dez garotos vidrados em carro. São os produtores de minicarros, inspirados nos automóveis de verdade.

    Nos anos 60, dirigir um brinquedo a gasolina, com luzes, buzina e até rádio, era coisa para poucos. Até existiam ainda algumas pistas em que se podia alugar um deles para umas poucas voltas, mas mesmo isso era caro.

    O minicarro, depois de um tempo de esquecimento, ressurge, ainda que timidamente. As restrições impostas ao seu uso – eles não podem circular em vias públicas – ajudaram a relegá-los a meras lembranças para os mais velhos.

    No entanto, de alguns anos para cá começaram a ressurgir modelos como Ford 1931, MP Lafer, Corvette, Fusca e até hot rods, com motores mais potentes e modificações estéticas. Feitos de modo artesanal, são alguns dos exemplares disponíveis para quem acha mais graça na vibração do motorzinho real que na simulação virtual.

    E não são apenas as crianças que curtem a nova (velha) mania. “A sensação é viciante: você se sente desprotegido como se estivesse em uma moto e entra completamente na frequência do motor”, afirma David Padrão, 33 anos, colecionador e também restaurador de minicarros.

    “A desculpa é comprar para o filho ou sobrinho, mas na realidade quem brinca são os adultos,” diz Marcelo Soares, proprietário da empresa Hot Kids, especializada na produção de hot rods em miniatura.

    Continua após a publicidade

    “Fiquei três anos desenvolvendo um motor ideal”, diz Soares, fabricante do Mini Hot Road, um Fordinho 1931 com motor de 400 cm³, câmbio CVT, tração nas rodas traseiras e sistema hidráulico de freios a disco. Os bancos são de couro e a pintura, segundo o fabricante, usa a mesma tinta utilizada pela Porsche.

    Motor do Mini Hot Road tem 13 cv e câmbio CVT
    Motor do Mini Hot Road tem 13 cv e câmbio CVT (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Se o motor de respeitáveis 13 cv não consegue reproduzir o timbre de um V8 que equipa um autêntico hot, ele promete não decepcionar o motorista, não importa seu tamanho. “A ideia é que a sensação de dirigir o minicarro se aproxime ao máximo do Ford 1931 modificado, por isso optei por amortecedores que privilegiem mais a esportividade”, diz Soares.

    Uma miniatura do jipe Willys M38 1951, construída pelo curitibano Fernando Sgrillo em sua oficina improvisada na garagem, foi um presente para o neto, no ano de 2004. O interesse despertado pelo jipinho nos locais por onde rodava fez com que Pablo Sgrillo, filho de Fernando, tivesse a ideia de produzir os veículos para comercialização.

    Hoje os carrinhos na escala 2:3 são exportados para Portugal, Inglaterra, Estados Unidos, Canadá e África do Sul. A linha completa das réplicas brasileiras conta com nove modelos. Têm carroceria de fibra de vidro, pneus criados especialmente para eles e motor de 6,5 cv, importado da China.

    Continua após a publicidade

    A miniatura do Chevrolet Corvette 1956, vencedor das 12 Horas de Sebring, é um dos modelos de maior sucesso. O esportivo custa 24.900 reais. O preço é alto, mas o nível de detalhamento e acabamento também. Na lateral, o detalhe conhecido como “dente branco” imita o de verdade, feito para refrigerar as rodas dianteiras.

    Mini-Corvette de Ponce conta com volante de fibra de carbono e interior cromado
    Mini-Corvette tem preço de carro de verdade: quase R$ 25 mil (Alexandre Severo/Quatro Rodas)

    Os cromados no interior reforçam a marca registrada dos carros da época e até a cauda de arraia foi reproduzida. Segundo o fabricante, o desempenho reproduz o comportamento do esportivo real. A potência de 6,9 cv e o torque de 0,71 mkgf conferem a ele a velocidade de até 60 km/h, apesar dos 195 kg do minibólido. A suspensão tem três níveis de regulagem, que a tornam mais macia ou rígida, privilegiando a condução esportiva ou confortável.

    Dispositivos de segurança como controle de desligamento do motor a distância e pedal de freio adicional para passageiro são opcionais. Apesar de destinados ao público infantil, os carrinhos comportam adultos de até 1,80 metro. O antigomobilista Luiz Ponce adquiriu a réplica do Corvette para uso próprio.

    “Comprei para meu filho, mas, como ele só tem 3 anos, eu vou brincando até ele ter idade suficiente para se interessar”, diz Ponce, que tem 16 carros antigos e pretende aumentar a coleção de pequenos clássicos. “Comprei até uma Kombi 1970 só para transportar o mini-Corvette e os próximos que virão”, diz ele.

    Continua após a publicidade

    Mais novata no mercado, a paranaense Minicarros Clássicos também se especializou em réplicas de antigos. “Tenho preferência pelo MP Lafer e resolvi reproduzi-lo para presentear minha filha de 14 anos”, diz o proprietário Durval Magosso, que decidiu fazer do hobby um negócio e criou também uma réplica do Ford 1932. “A ideia foi construir um hot rod, com chamas na pintura e alteração do aro do pneu”, diz Magosso.

    Fordinho 1932: por R$ 15.600, leva dois adultos de até 1,80 m
    Fordinho 1932: por R$ 15.600, leva dois adultos de até 1,80 m (Alexandre Severo/Quatro Rodas)

    O pequeno hot, com motor de 125 cm³, freio a disco, partida elétrica e câmbio de quatro marchas, seduziu o paulistano Ricardo Janotti, que, além de comprar um exemplar, resolveu representar a marca em São Paulo. Para rodar com o Fordinho, é necessário desembolsar R$ 16.600. Já o MP Lafer, que tem mais detalhes no exterior e interior, custa R$ 22.000.

    O Fusca, modelo mais carismático entre os nacionais, também foi homenageado. Mauro Mendez, dono da KM Motors, começou a fabricar miniaturas em 2005. O preço varia de R$ 13.000 a R$ 14.000.

    De pai para filha

    Nem todas as crianças têm a sorte de Luiza Prado, de 9 anos: a cada aniversário ela ganha um minicarro de presente, adaptado ao seu tamanho e construído pelo próprio pai. “Desde que Luiza nasceu, me empenho para que ela tenha acesso aos carrinhos que pude pilotar”, diz Ronaldo Prado.

    Continua após a publicidade

    Profissional do ramo automobilístico, ele produz os carrinhos usando técnicas semelhantes às utilizadas para a concepção de protótipos. Luiza já tem oito minicarros – o nono, um Ford Mustang 1966, está em produção. Entre eles, réplicas do Ford 1931 elétrico, do MP Lafer, da Ferrari GTO 250 e do Marco GTO. Difícil é dizer quem gosta mais dos carrinhos, se o pai ou a filha…

    Os queridinhos do papai

    Com preços entre R$ 13.500 e R$ 25.000, os minicarros já contam com dezenas de modelos. Entre os preferidos, estilos variados. Tem para todos os gostos: esportivos, clássicos, aventureiros e até populares. As réplicas têm em comum a produção artesanal em fibra de vidro, que confere a mesma aparência dos carros reais e reduz o peso. Os carrinhos têm uso restrito nas vias públicas, mas podem circular em condomínios e parques. Sob encomenda, a entrega leva de 30 a 90 dias.

    Mini Hot Road

    MINICARROS

    Motor: traseiro, transversal, 1 cilindro, 13 cv a 3 800 rpm, 2,70 mkgf a 2 500 rpm
    Câmbio: automático, CVT, tração traseira
    Dimensões: comprimento, 290 cm; largura, 140 cm; altura, 100 cm; entre-eixos, 210 cm; peso, 230 kg
    Preço: R$ 25.000
    Site: hotkids.com.br

     

    Corvette 1956 “Vette Sebring”

    O Corvette

    Continua após a publicidade

    Motor: traseiro, transversal, 1 cilindro, 6,5 cv a 6 000 rpm e 0,71 mkgf a 5 000 rpm
    Câmbio: semiaut., 3 marchas, tração traseira
    Dimensões: comprimento, 280 cm; largura, 120 cm; altura, 106 cm; entre-eixos, 173 cm; peso, 195 kg
    Preço: R$ 24.900
    Site: junior-replicas.com.br

     

    MP Lafer

    MiniCarros
    (Divulgação/Mini carros clássicos)

    Motor: traseiro, transversal, 1 cilindro, 6,9 cv a 7 500 rpm e 0,71 mkgf a 5 000 rpm
    Câmbio: semiaut., 3 marchas, tração traseira
    Dimensões: comprimento, 275 cm; largura, 110 cm; altura, 92 cm; entre-eixos, 165 cm; peso, 220 kg
    Preço: R$ 22.000
    Site: minicarrosclassicos.com.br ou facebook.com.br/minicarrosclassicos

     

    Mini-Fusca

    MiniCarros

    Motor: traseiro, transversal, 1 cilindro, 6,5 cv a 6 000 rpm e 0,71 mkgf a 5 000 rpm
    Câmbio: manual, 1 marcha, tração traseira
    Dimensões: comprimento, 223 cm; largura, 102 cm; altura, 98 cm; entre-eixos, n/d; peso, 160 kg
    Preço: R$ 13.500
    Tel: (43) 3258-7661

     

    Jeep MB 1942

    MiniCarros
    (Divulgação/Junior réplicas)

    Motor: traseiro, transversal, 1 cilindro, 6,5 cv a 6 000 rpm e 0,71 mkgf a 5 000 rpm
    Câmbio: semiaut., 3 marchas, tração traseira
    Dimensões: comprimento, 235 cm; largura, 100 cm; altura, 105 cm; entre-eixos, 144 cm; peso, 160 kg
    Preço: R$ 17.900
    Site: junior-replicas.com.br

     

    Corvette 1956

    MiniCarros
    (Divulgação/Junior réplicas)

    Motor: traseiro, transversal, um cilindro, 6,5 cv a 6 000 rpm, 0,71 mkgf a 5 000 rpm
    Câmbio: semiaut., 3 marchas, tração traseira
    Dimensões: comprimento, 280 cm; largura, 120 cm; altura, 106 cm; entre-eixos, 267 cm; peso, 195 kg
    Preço: R$ 24.900
    Site: junior-replicas.com.br

     

    Ford 1932

    Fordinho 1932: por R$ 15.600, leva dois adultos de até 1,80 m
    Fordinho 1932: por R$ 15.600, leva dois adultos de até 1,80 m (Alexandre Severo/Quatro Rodas)

    Motor: traseiro, transversal, 1 cilindro, 6,9 cv a 7 500 rpm, 0,71 mkgf a 5 000 rpm
    Câmbio: semiautomático, 3 marchas, tração traseira
    Dimensões: comprimento, 264 cm; largura, 126 cm; altura, 94 cm; entre-eixos, 170 cm; peso, 220 kg
    Preço: R$ 16.600

    Site: minicarrosclassicos.com.br ou facebook.com.br/minicarrosclassicos

    Publicidade

    Publicidade

    Consulte a Tabela KBB

    Selecione o carro que você quer vender ou comprar

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.