Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Os automatizados e automáticos mais baratos

Com o VW Up! à frente, cresce a oferta de carros que dispensam a embreagem

Por Paulo Campo Grande | Fotos Marco de Bari
Atualizado em 9 nov 2016, 13h48 - Publicado em 26 jun 2014, 20h04
geral

O câmbio manual sempre fez sucesso no Brasil. Mas o trânsito cada vez mais congestionado das cidades está provocando mudanças no mercado. As fábricas estão aumentando a oferta de modelos equipados com câmbio automático ou automatizado no principal segmento do país: o dos hatches compactos.

Segundo a VW, até 2005, todos os hatches compactos à venda no país tinham somente transmissões manuais. Mas em 2010, dos 19 carros do segmento, 9 (47%) contavam com a possibilidade de uso automático. Neste ano, dos 28 modelos, 17 (60%) dispõem desses recursos. Este mês, a VW lança o Up! automatizado. O sistema vem somente a partir da versão intermediária Move Up! de duas portas, vendida por R$ 30 990 (com o câmbio), mas mostra uma tendência da indústria de deixar a tecnologia ao alcance de todas as faixas do mercado.

Aqui, reunimos automáticos e automatizados de 11 fabricantes, contemplando as opções mais baratas de cada marca. Por ser estreante, o Up! puxa a fila, enquanto o Renault Sandero, que passará por reestilização no mês que vem, fica de fora. Além dos hatches, há ainda opções em conta em outras categorias, como o SUV Chery Tiggo, a minivan Nissan Livina e o micro Smart ForTwo.

A PARTIR DE R$ 30 990 
VW Move Up! I-Motion

656_dossie_01.jpeg

Para quem pensa em comprar um carro com câmbio automático ou automatizado com o menor investimento possível, o VW Up! é a opção mais acessível entre os carros novos.Vendido por R$ 30 990, o compacto é o automatizado mais barato do mercado. Ele custa R$ 12 739 a menos que o Fiat Palio, que é o segundo mais em conta. Essa diferença se justifica. O Up! é equipado com motor 1.0 de 82 cv e tem carroceria de duas portas, enquanto o Palio vem com motor 1.6 16V de 117 cv e quatro portas. Optando pelo Up! quatro portas, a economia ainda é de R$ 10 739 reais (o Move Up! I-Motion de quatro portas custa R$ 32 990). Só tem a questão do motor.

Quem já dirigiu um carro 1.0 sabe que em algumas condições, como em subidas íngremes, é preciso pisar fundo no acelerador e, muitas vezes, sacrificar a embreagem, nas arrancadas. Com a automatização, porém, o motorista deixa de ter controle sobre a embreagem. E isso pode fazer falta. Em nosso test-drive, nas subidas com trânsito pesado, toda vez que parávamos, precisávamos segurar o carro pisando no freio e depois acelerar fundo para arrancar, com medo de o carro voltar de ré ou, em razão da aceleração exagerada, bater no veículo da frente (que no anda e para do trânsito se deslocava pouco).

Continua após a publicidade

No uso normal, o sistema dá mais trancos que o do Gol 1.6. E, na pista, o Up! I-Motion foi mais lento que a versão manual, mas manteve o nível de consumo.

VEREDICTO

O preço é atraente, mas o motorista precisa ser hábil em aclives com trânsito

A PARTIR DE R$ 43 729 
Fiat Palio Dualogic

656_dossie_02.jpeg

Para adquirir um Palio 1.6 Essence, o consumidor só é obrigado a levar piloto automático, no mesmo pacote. O sistema Dualogic Plus custa R$ 2 529 e o cruise-control, R$ 190. Total: R$ 2 719. Se quiser adicionar as borboletas no volante, entretanto, será obrigado a comprar mais dois opcionais, um que inclui volante multifuncional de couro e outro que corresponde a um dos kits de acessórios (Evolution I ou II). O resultado é uma conta de R$ 4 606 ou R$ 5 146, dependendo do kit. O câmbio do Palio tem opção de trocas manuais na alavanca, com tecla Sport (muda o mapeamento visando respostas mais esportivas). Na segunda geração, Plus, o sistema é mais rápido e dá trancos mais discretos, mas nada que se compare aos sistemas automatizados de dupla embreagem. Comparando com a versão manual, o Dualogic piorou no desempenho, mas conservou as médias de consumo.

Continua após a publicidade

VEREDICTO

Com tecla Sport e trocas manuais, a transmissão automatizada do Palio é completa.

A PARTIR DE R$ 44 900 
Kia Picanto 1.0 Flex aut.

656_dossie_03.jpeg

Ao contrário das outras marcas, que estão disponibilizando câmbio automático ou automatizado nas configurações mais baratas, a Kia passará a oferecer o Picanto apenas na versão automática para posicioná-lo como opção premium no segmento. A razão para a adoção dessa estratégia é que, ao pagar imposto de importação, a versão mais simples manual perde competitividade diante dos rivais. O Picanto 1.0 automático custa R$ 44900. Assim como o Up!, ele tem motor de três cilindros e 12 válvulas, mas, como diferencial, traz comando de válvulas variável no escape (além de na admissão). Na pista, o Picanto se saiu bem em consumo, mas deixou a desejar no desempenho. Seu câmbio de quatro marchas faz trocas suaves e sem trancos. E, para ajudar na economia de consumo, há uma luz-espia (ECO) que avisa quando o motor trabalha no regime de maior eficiência.

VEREDICTO

Picanto tem desempenho fraco, mas compensa com bom rendimento no consumo.

Continua após a publicidade

A PARTIR DE R$ 46 675
 HB20 Comfort Plus

656_dossie_04.jpeg

Com exceção do Onix, todos automáticos deste dossiê têm quatro marchas apenas. Nesse universo, o Hyundai HB20 e o Kia Picanto são os donos dos equipamentos mais simples. Os dois têm como único recurso a indicação de marcha no painel. O Kia conta com uma luz-espia, com a palavra ECO, que avisa quando o motorista dirige em um regime de maior eficiência. Mas só isso. Falta modo de operação manual e soluções como teclas Sport ou Overdrive (que reduz a rotação do motor para diminuir o consumo), presentes em outros sistemas que equipam os concorrentes. O câmbio da Hyundai está disponível só nas versões 1.6, a partir do pacote Comfort Plus. O custo do equipamento é de R$ 3300, considerando que a versão Comfort Plus manual custa R$ 43375 e a automática, R$ 46 675. O HB20 automático não consome mais, mas tem desempenho ligeiramente pior que o do manual.

VEREDICTO

O HB20 tem quatro marchas, sem overdrive, mas saiu- se bem nos testes de consumo.

A PARTIR DE R$ 46 790 Chevrolet Onix aut.

656_dossie_05.jpeg
Continua após a publicidade

O Chevrolet Onix 1.4 tem o mesmo câmbio automático do sedã Chevrolet Cruze, o que é um luxo para um hatch compacto. Além de seis marchas, com trocas suaves, como em todo sistema automático, ele se adapta ao estilo de direção do motorista, permite o uso do freio-motor e mudanças manuais, por meio de um botão na alavanca. A pena é que ele só está disponível no pacote de equipamentos mais completo. Na versão mais barata LT, que custa R$ 39 090, o câmbio integra o pacote R7X ao preço de R$ 7 700, totalizando R$ 46 790. Pelo menos, o Onix não deve se tornar um fardo maior para o bolso no dia a dia: a transmissão automática testada manteve os níveis de consumo encontrados na versão manual. O desempenho piorou um pouco. Nas medições de 0 a 100 km/h, o tempo subiu de 12 para 13,5 segundos, mas esse é o preço que o câmbio automático cobra pelo conforto.

VEREDICTO

Hatch compacto com câmbio automático adaptativo de seis marchas é um luxo.

A PARTIR DE R$ 49 990 Citroën C3 Tendance AT

656_dossie_06.jpeg

Citroën C3 e Peugeot 208 são iguais não apenas no equipamento, mas também na estratégia de comercialização. Até agora, ambas ofereciam a opção do câmbio automático somente nas versões mais completas de seus carros, mas a partir deste mês, as duas passam a disponibilizar esse equipamento em versões mais acessíveis. A Citroën saiu na frente e já definiu a segunda opção automática da linha. Além da versão top Exclusive, que custa R$ 55490, a marca está lançando a Tendance 1.6 automática, por R$ 49 990. A Tendance é menos equipada. Ela não tem ar digital, piloto automático, sensores de chuva e crepuscular nem couro no volante, como a Exclusive. Mas ainda traz de série computador de bordo, vidros elétricos, ar-condicionado e rodas de liga leve. Até o fechamento desta edição, a Peugeot não havia definido se sua nova versão automática seria a Active ou a Allure.

Continua após a publicidade

VEREDICTO

A versão Tendance torna o C3 mais acessível para quem quer um hatch automático.

A PARTIR DE R$ 50 580 Nissan Livina 1.8 S AT

656_dossie_07.jpeg

Para os que procuram um carro automático para a família, a um custo relativamente baixo, a minivan Nissan Livina é uma boa opção. Ao contrário dos outros modelos deste dossiê, em que os câmbios com opção automática normalmente são oferecidos nos pacotes mais completos, na Livina a transmissão acompanha uma versão diferente de motor. A minivan tem duas opções de motor, 1.6 (108 cv) e 1.8 (126 cv), mas somente a 1.8 pode trazer a transmissão automática. A diferença de preços entre a versão 1.8 S automática e sua correspondente 1.6 S manual é menor do que se poderia imaginar, no entanto. Enquanto a 1.6 manual sai por R$ 47 790, a 1.8 automática custa R$ 50 580. Ou seja: pelo câmbio e o motor maior, o comprador deve desembolsar R$ 2 790. A transmissão de quatro marchas possui overdrive. Mas, na pista, a minivan não obteve boas médias de consumo.

VEREDICTO

Pelas médias de consumo obtidas, o overdrive não cumpre o que promete.

A PARTIR DE R$ 51 900 
Smart ForTwo mhd

656_dossie_08.jpeg

Assim como o Up!, o Smart ForTwo mhd tem motor 1.0 e câmbio automatizado. Mas o Smart sofre menos nos aclives porque tem um câmbio que reage melhor nessas condições críticas, não permitindo que o carro volte de ré. Ele tem até menos potência e torque que o Up!, embora, em compensação, seja mais leve. Mas o que faz a diferença é mesmo a transmissão. Na pista de testes, o ForTwo foi superior ao Up!, conseguindo melhores acelerações e menores níveis de consumo. Seu câmbio tem cinco marchas, com trocas no modo manual na alavanca, e indicação no painel. O compacto possui tração traseira e não dispõe de versão manual, mas conta com duas opções de motor. Na versão mhd, o Smart custa R$ 51 900. Nas configurações mais caras, o motor é turboalimentado, com 84 cv. E, no modo manual, o câmbio tem borboletas no volante, o que ajuda a evitar os trancos das trocas.

VEREDICTO

Carro de imagem (e mais caro), o ForTwo merecia desempenho mais vistoso.

A PARTIR DE R$ 53 490 
Fiesta SE Power Shift

656_dossie_09.jpeg

Quando lançou o Fiesta, a Ford comunicou que o hatch era equipado com câmbio automático de dupla embreagem, usando uma licença técnica, uma vez que câmbios de dupla embreagem são automatizados. O objetivo era valorizar o equipamento, acreditando que o consumidor classificaria os automatizados como inferiores aos automáticos. Essa percepção pode ser verdadeira mas, na prática, a história não é bem assim. De modo geral, os automatizados são os que conseguem o melhor compromisso entre desempenho e consumo. A prova disso é que, em um comparativo feito na chegada do Fiesta, no qual os rivais eram automáticos e ele, automatizado, o Ford foi o que se saiu melhor. Assim como a maioria dos competidores, o Fiesta também só recebe o câmbio automatizado nos pacotes mais completos. No caso dele, o sistema entra em um pacote que custa R$ 5 590.

VEREDICTO

Dos carros deste dossiê, o Fiesta éoquemaisbem concilia consumo e desempenho.

A PARTIR DE R$ 57 990 Chery Tiggo automático

656_dossie_10.jpeg

Até as marcas chinesas estão surfando na onda dos automáticos. Primeiro chinês do mercado com esse câmbio, o CheryTiggo estreou no mês passado com o título de SUV mais barato do Brasil. Embora sua versão automática custe R$ 57 990, R$ 6 000 a mais que a manual, ela é mais acessível que as nacionais de Renault Duster ou Ford EcoSport. No pacote com o câmbio, o Tiggo automático incorpora também o cruise-control. O SUV tem quatro marchas, com a opção das trocas do modo manual na alavanca, e conta com recurso antipatinagem, para uso na lama. No modo automático, as mudanças são suaves e silenciosas, mas um pouco lentas. No manual, assim como as outras caixas automáticas ou automatizadas, o Tiggo tem proteção contra erros que ameacem sua integridade. O sistema pode ignorar um comando de troca se a mudança for provocar sobregiro do motor, por exemplo.

VEREDICTO

Mudanças suaves, mas lentas, comprometem o desempenho do Tiggo.

A PARTIR DE R$ 57 990 Peugeot 208 Griffe aut.

656_dossie_11.jpeg

Sob o ponto de vista da tecnologia, os franceses Peugeot 208 e Citroën C3 são os donos dos câmbios automáticos mais sofisticados. Ambos contam com trocas manuais na alavanca e no volante, teclas Sport e Snow (arranca em segunda marcha para evitar giro em falso das rodas em pisos de baixa aderência, como lama ou neve). A caixa de marchas é a mesma para os dois carros, assim como o motor. Por isso, em nossos testes, os dois conseguiram exatamente os mesmos números de desempenho e consumo. Porém, comparando o rendimento com os rivais, eles ficam devendo melhores marcas. A única diferença entre 208 e C3 no que diz respeito à transmissão está no painel. Enquanto o 208 mostra a marcha que está engatada, mesmo com o câmbio em D, o C3 indica apenas que as posições P, N, R e D. O 208 Griffe custa R$ 57 990, mas a fábrica deve lançar este mês uma versão mais em conta.

VEREDICTO

A melhor relação custo-benefício estará com a versão que ainda vai ser lançada.

COMO ELES FUNCIONAM

O câmbio é um dos elementos da transmissão. Ele fica entre o motor e as rodas, conectando-se ao primeiro via embreagem ou conversor de torque e às rodas por meio de eixos e do diferencial. Sua função é permitir que o carro trafegue em diversas condições, como em subidas ou diferentes velocidades. Há quatro tipos básicos de câmbio: manual, automatizado, automático e automático CVT. O manual funciona sob o comando do motorista e os outros trabalham de forma autônoma, embora tenham construções completamente diferentes. Veja abaixo as características de cada um deles – com exceção do CVT, que não está disponível em nenhum dos hatches deste dossiê.

MANUAL

Este equipamento é composto de vários conjuntos de engrenagens que definem as relações de marcha. Nele as mudanças são feitas pelo motorista, pisando no pedal da embreagem e movimentando a alavanca de marchas.

AUTOMATIZADO

É uma caixa manual, que se diferencia pela adição de um sistema elétrico ou eletro-hidráulico no comando. O acionamento da embreagem e a seleção das marchas são realizados por atuadores, sem a intervenção do motorista. Nos anos 90 havia sistemas que controlavam apenas a embreagem, deixando para o motorista o manuseio da alavanca de marchas.

AUTOMATIZADO COM EMBREAGEM DUPLA

656_dossie_12.jpeg

Como o nome diz, este tem duas embreagens: uma responde pelas marchas ímpares, outra pelas pares. Dessa forma, ele consegue trocar as marchas sem nunca interromper a transmissão da força gerada pelo motor, como acontece no câmbio manual e no automatizado convencional.

AUTOMÁTICO

656_dossie_13.jpeg

Faz as trocas de forma autônoma usando como parâmetros a carga, posição do acelerador e velocidade do veículo. Ele difere do câmbio manual nas engrenagens (planetárias) e também no modo de acoplamento com o motor. No lugar da embreagem, o automático usa um conversor de torque, um dispositivo hidráulico que transmite a força do motor para o câmbio de acordo com a pressão em seu interior.

Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.