Omoda & Jaecoo inicia vendas em março com 50 lojas e terá carro nacional em 2025
Empresa promete a maior inauguração simultânea dos últimos anos com o início das vendas do Omoda 5 e do Jaecoo 7

A Omoda & Jaecoo já faz os últimos ajustes para o início de suas vendas no Brasil com aquela que poderá ser a maior inauguração simultânea de concessionárias nos últimos anos. A operação começará em março com o lançamento dos SUVs Omoda 5 e Jaecoo 7, que serão vendidos em 50 concessionárias localizadas em 40 cidades, em 17 estados brasileiros.
Serão concessionárias com estrutura de vendas e oficina completa, apta a fazer a manutenção nos carros eletrificados. A escolha do local de cada uma das lojas foi feita de forma bastante pragmática. E isso tem um motivo: a empresa oficializou seus planos para iniciar a produção nacional de carros ainda em 2025.

“Nós mapeamos 132 locais de interesse e separamos em três grupos. Os principais, onde estaremos agora, permitem ter volume e rentabilidade. Na segunda etapa, chegaremos em cidades que complementarão o volume e também serão rentáveis, enquanto o terceiro grupo é de cidades que garantirão comodidade aos nossos clientes”, explica o head de desenvolvimento de rede e planejamento de vendas da Omoda & Jaecoo Brasil, Felipe Amaral.
Nessa divisão, uma concessionária em Belém (PA) será a única na região norte e o estado da Paraíba não terá concessionária neste primeiro momento. O planejamento da Omoda & Jaecoo prevê que a rede terá mais de 70 concessionárias até o final de 2025 e até 2028 serão 150.

As concessionárias venderão carros das duas marcas irmãs, que terão linhas com produtos complementares. Cada marca ocupará um lado das lojas, que serão divididas por um café. Mas o atendimento será sempre o mesmo para as duas marcas. “Nós não pensamos em separar as duas marcas e deixamos isso bem claro em nosso contrato com os grupos de concessionárias”, explica Felipe.
Cada rede que representará a Omoda & Jaecoo foi escolhida após uma seleção que avaliou a experiência do grupo com eletrificação, seu desempenho comercial, localização e a qualidade dos serviços, além da solidez financeira.

Entre os grupos estão Amazonas, Andreta, Barigui, Carrera, Euroamericas, Felice, Marajó, Germânica, Primavia e Sinal, entre outros.
A empresa também já trabalha para ter um centro de distribuição de peças no Brasil, mas os detalhes sobre isso só serão divulgados em meados de março.
Novos modelos prometidos

Além dos Omoda 5 e Jaecoo 7, a empresa quer lançar outros modelos no Brasil até o final do ano, mas estes que terão maior volume de vendas são os mais cotados para o início da fabricação em solo nacional, que continua planejado para 2025.
Neste primeiro momento, o Omoda 5 estará disponível tanto com mecânica híbrida leve (MHEV) quanto com motor elétrico, enquanto o Jaecoo 7 é híbrido é um plug-in.

O Omoda 5 mede 4,40 metros de comprimento, 1,83 m de largura, 1,59 m de altura e 2,63 m de entre-eixos. A versão híbrida leve 48V tem motor 1.5 turbo com injeção direta que entrega 157 cv, 23,1 kgfm de torque e já está preparado para ser abastecido com etanol. O câmbio é automático CVT.
Já o Omoda 5 EV utiliza um motor de 225 cv e 34,7 kgfm de torque, abastecido por uma bateria de 61 kWh. Os testes na Europa indicam que tem uma autonomia de 430 km, pelo ciclo WLTP. Será lançado simultaneamente à versão a combustão. Além da motorização, a única diferença entre os dois está no visual dianteiro, descartando a grade.

Junto deles, teremos também o Jaecoo 7, um SUV médio posicionado como uma opção acima ao Omoda 5. Desembarcará primeiro na versão com o motor 1.5 híbrida plug-in, de 339 cv e 52 kgfm, prometendo uma autonomia de 1.200 km. A fabricante tem planos para uma opção com motor 1.6 turbo sem eletrificação.

Tanto a Omoda quanto a Jaecoo são marcas do Grupo Chery que não existem na China, são exclusivas para mercados externos. A operação brasileira é exclusiva e comandada pela matriz chinesa, sem relação com a Caoa Chery. Ainda assim, os carros compartilham a plataforma: o Omoda 5 equivale ao Tiggo 5X e o Jaecoo 7 tem porte do Tiggo 7 Pro.