O movimento foi friamente calculado. Em vez de mostrar seu primeiro SUV médio no superlotado Salão de Pequim, o Omoda 7 fez sua primeira aparição em um evento reservado à imprensa e concessionários dos mercados onde será vendido. O Brasil está entre eles, mas o lançamento ficará para 2025.
A Omoda é uma sub-marca da Chery exclusiva para mercados de exportação, assim como a Jaecoo. E o Omoda 7 é estratégico para cumprir a estratégia de posicionar a Omoda acima da Chery em termos de tecnologia e sofisticação, pois é o primeiro concebido para ser um Omoda. Também é o seu primeiro híbrido plug-in.
Aqui cabe uma explicação. O Omoda 5, que será o carro de estreia da marca no Brasil, em agosto, chegou a ser vendido como Chery Omoda C5 antes da Omoda ganhar independência.
O Omoda 7 é um pouco maior do que um Caoa Chery Tiggo 7. Tem 4,62 m de comprimento (12 cm a mais), 1,87 m de largura (3 cm a mais), 1,67 m de altura (3 cm a menos) e 2,70 m de entre-eixos (3 cm a mais).
A diferença técnica e tecnológica entre os dois, porém, é enorme, pois o Omoda 7 é um híbrido plug-in. A fabricante promete um consumo médio de 20 km/l, o que torna o Omoda 7 capaz de alcançar uma autonomia de até 1.250 km. A bateria não teve sua capacidade divulgada, mas a autonomia elétrica é de 95 km.
Motor mais eficiente do mundo
A peça chave para esta eficiência é o motor 1.5 a gasolina de última geração. Ele funciona em ciclo Miller e tem tecnologias como turbo de geometria variável, injeção direta a 350 bar, bomba de óleo variável e dispensa polias no virabrequim por ter bomba d´agua e compressor do ar-condicionado acionados por motores elétricos. De acordo com a Chery, esse é o motor a gasolina mais eficiente da atualidade, com eficiência térmica de 44,5%.
Com todo esse esforço, o motor 1.5 TGDI gera 156 cv e 22,4 kgfm e está combinado ao câmbio 1DHT130, com três marchas físicas e dois motores elétricos integrados que podem entregar mais 176 cv.
Há 9 modos de funcionamento distintos e 11 cenários de atuação. Isso quer dizer que, combinando as marchas físicas e a atuação dos três motores, esse carro tem 11 marchas. A potência combinada é de 362 cv, mas este número poderá mudar na homologação feita no Brasil.
Como é o Omoda 7
Em termos de design, a grade dianteira com barras tridimensionais entrelaçadas do Omoda 5 dá lugar a elementos hexagonais de vários tamanhos que também tentam criar um efeito tridimensional na dianteira, ao mesmo tempo que criam aberturas para a passagem de ar.
O para-choque dianteiro ainda tem áreas translúcidas nas laterais, marcadas a laser para exibir os mesmos padrões haxagonais quando são retroiluminados.
Os faróis full-led são bastante estreitos e alinhados com o nariz do carro: a parte superior da dianteira, próxima ao capô, é mais saliente.
A traseira tem linhas tão limpas que o que chama a atenção são as lanternas integradas por uma barra iluminada por leds em zig-zag e com setas sequenciais.
Por dentro, a proposta do Omoda 7 é um painel bastante horizontal e com iluminação ambiente de ponta a ponta e ao redor de elementos como saídas de ar. Há um quadro de instrumentos digital e head-up display de 8 polegadas para exibir informações ao motrorista, enquanto uma tela de 15,6 polegadas e resolução 2,5k.
O sistema de som Sony combina 12 alto-falantes para música e mais dois dedicados a um sistema de cancelamento de ruído externo com intensidade de 10 dB, o que seria suficiente para compensar 90% do ruído externo e do motor a combustão.
Também há funcionalidades adotadas por sugestão de mercados onde a Omoda já está presente, como um sistema que perfuma a cabine com ajuste de intensidade e três opções de fragrâncias, e pontos de fixação para tablets ou mesinhas atrás dos bancos dianteiros.
Há 18 sistemas ADAS, ou seja, assistências ao motorista. Entre eles estão piloto automático adaptativo, assistente de permanência em faixa, alerta de colisão, frenagem autônoma de emergência e monitor de pontos cegos. O conjunto de câmeras de visão 360° ainda contempla uma funcionalidade que torna o carro transparente na exibição com o intuito de facilitar as manobras.
Todos esses sistemas eletrônicos funcionam graças à combinação de uma câmera frontal, quatro câmeras surround, dois radares ultrassônicos e três radares com ondas de 12 mm (um dianteiro e dois traseiros).
O Omoda 7 tem seu lançamento no Brasil esperado para 2025. Até lá deveremos conhecer o Omoda 3, o primeiro SUV compacto da empresa.