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Olha no que vai dar

Materiais inusitados são cada vez mais utilizados na fabricação de carros

Por André Paixão
Atualizado em 9 nov 2016, 12h09 - Publicado em 22 nov 2012, 15h43
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    Sabe aquela calça jeans velha que você não usa mais? A Ford encontrou uma forma de aproveitá-la. O isolamento acústico do novo Fusion é feito a partir de jeans reutilizado. Cada carro usa material equivalente a duas calças. A tecnologia foi desenvolvida no centro de ruído e vibração da marca, nos Estados Unidos. De lá também saem as técnicas de reaproveitamento de novos materiais, como cédulas de dinheiro, e plantas, como dente-de-leão e milho, por exemplo.

    O emprego de materiais reutilizados na fabricação de automóveis não é uma novidade, mas se potencializou a partir do ano 2000. O próprio Henry Ford desenvolveu um protótipo com componentes internos e parte da carroceria de plástico desenvolvido a partir de soja, em 1941. O mesmo grão ganhou novas aplicações na empresa a partir de 2007, quando o Mustang passou a ter a espuma dos bancos produzida com o orgânico. No Fusion, são exatos 31 250 grãos utilizados na confecção das espumas.

    No Brasil, os Ford Ka, Fiesta e EcoSport têm até 7 kg de garrafas PET recicladas, que são empregados nas caixas de roda, no forro do teto, nos carpetes e no isolamento acústico. A Volkswagen, por sua vez, usa o material em carpetes e peças plásticas e inaugurou aqui a onda do PET reciclado. Os novos Gol e Voyage possuem o tecido dos bancos produzido a partir dos vasilhames, que no processo de produção são separados por cores, triturados e transformados nos fios.

    Na General Motors, 8% de todo material utilizado é de origem reciclada. No Agile, por exemplo, o bagagito, aquele tampão no porta-malas, também é feito a partir de fibra de cana-de-açúcar. Outro material natural, as cinzas da casca de arroz, é empregado em peças de borracha e na cobertura da correia dentada. Ele possui a mesma eficiência dos outros materiais e ainda é mais barato.

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    A Fiat mostrou no Salão do Automóvel de São Paulo, em 2010, o conceito Uno Ecology, que trazia como diferencial acabamento feito à base de fibra de cana-de-açúcar e coco, soluções que já estão sendo incorporadas aos novos projetos da marca para os próximos modelos, segundo a fábrica.

    Brechó

    Duas calças jeans surradas valem um tratamento acústico de Ford Fusion.

    Garapa

    O bagagito do Agile é produzido com cana-de-açúcar.

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    Retornável

    Os assentos de Gol e Voyage são feitos de garrafas PET.

    Cocada

    A fibra de coco compõe os tecidos internos do Uno Ecology.

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