A preço de tabela, o Renault Stepway pode não fazer mais sentido. O Renault Kardian Evolution está sendo lançado por R$ 112.790 com mais equipamentos e mecânica mais moderna que a do Stepway 1.6 CVT, que custa R$ 4.900 mais caro: R$ 117.690 na tabela. Mas a Renault garante que um carro não tira o outro de linha.
O que a Renault não esconde é que o Stepway 1.6 CVT é vendido com grandes descontos. Concessionárias do Brasil todo anunciam o hatch aventureiro automático por R$ 95.990, um robusto desconto de R$ 21.700 que o coloca entre os carros automáticos mais baratos do Brasil. Mas ainda são carros 2023/2024, enquanto a versão 1.0 já tem unidades 2024/2025 à venda.
Sim, Stepway 1.0. Esta versão surgiu em outubro de 2022, assim que o Sandero saiu de linha. Tem a mesma mecânica e mesma suspensão do hatch e surgiu para reforçar a missão do Stepway, que é fazer a ponte entre Kwid e o resto da linha Renault. O Logan também teria essa missão, mas hoje é vendido apenas para frotistas.
É muito provável, também, que dentro de poucos meses apenas o Renault Stepway 1.0 esteja à venda. Na virada para 2024, esta versão passou a ter controles de tração e estabilidade, além do assistente de partida em rampas. Ao mesmo tempo, o Stepway 1.6 com câmbio manual saiu de linha, conforme adiantou o Autos Segredos.
Ainda assim, é um mandato tampão. A Renault não planeja lançar no Brasil um novo carro compacto durante o atual ciclo de investimentos, que vai até 2028. O menor carro que será feito com base na nova plataforma RGMP (antiga CMF-B) é, justamente, o Kardian. O próprio Kwid, carro mais vendido da Renault no Brasil, está fadado a passar por mais uma reestilização dentro de alguns anos.
O foco da Renault em mercados emergentes, hoje, está no valor agregado dos SUVs. A empresa ainda lançará um SUV médio com carroceria cupê, uma nova geração do Duster com visual próprio e sua picape, antecipada pelo conceito Niagara. Todos com mecânica híbrida leve (MHEV) ou híbrida plena (HEV).