Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

O que faz o novo Toyota Yaris japonês ser muito melhor que o brasileiro

Com plataforma modular, sistema híbrido e tração integral, hatch pode andar sozinho, reconhecer placas e até girar os bancos para facilitar acesso

Por Gabriel Aguiar
17 out 2019, 19h30
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O que faz o novo Toyota Yaris japonês ser muito melhor que o brasileiro
    Nova geração do Yaris foi apresentada no Japão (Divulgação/Toyota)

    Um novo Toyota Yaris foi apresentado, mas não estamos falando do modelo brasileiro: foi o japonês, que também será europeu, e que, mesmo na geração anterior, já era melhor que o nosso.

    Enquanto o carro vendido por aqui é uma reestilização da versão criada para mercados emergentes, outros países terão um hatch completamente novo – até na estrutura.

    O que faz o novo Toyota Yaris japonês ser muito melhor que o brasileiro
    Modelo que será vendido na Ásia e na Europa terá opção de conjunto híbrido (Divulgação/Toyota)

    Nosso modelo é feito sobre a Plataforma B, igual à do Etios e também à da segunda geração do Yaris, vendida em 2005. Já o novato que irá à Europa tem conceito modular TNGA (GA-B).

    Toyota Yaris 2020
    Plataforma GA-B já utiliza filosofia modular TNGA, como o novo Corolla (Divulgação/Toyota)
    Continua após a publicidade

    Para ter ideia da evolução, o recém-apresentado Yaris japonês ficou 50 kg mais leve e 30% mais rígido, enquanto o centro de gravidade foi rebaixado 15 mm em relação ao anterior.

    Toyota Yaris 2020
    Hatch terá recursos inéditos e sistema de condução semiautônoma (Divulgação/Toyota)

    Mas fique tranquilo: por aqui, essa nova plataforma GA-B deverá chegar em breve, com a estreia do SUV compacto de origem Daihatsu que será fabricado no Brasil em 2021. A má notícia: ela deve ser simplificada.

    daihatsu dn trec
    Ainda na fase de conceito, o DN Trec servirá de base para o SUV da Toyota no Brasil (Zeca Chaves/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    Apesar de atrasado em relação a outros mercados, o nosso Yaris – de origem tailandesa – sobreviverá por mais algum tempo – ao contrário do Etios, que ficou em situação delicada desde o ano passado.

    Toyota Yaris
    Modelo brasileiro era maior que a versão vendida na Europa até então (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Isso significa que não teremos alguns dos recursos do hatch japonês, como controle de velocidade adaptativo, reconhecimento de placas ou até frenagem de emergência.

    Toyota Yaris da segunda geração
    Versão vendida por aqui mantém base da segunda geração (XP90), de 2005 (Divulgação/Toyota)
    Continua após a publicidade

    O Yaris que chegará à Europa também está à frente em cordialidades: ele é o primeiro da marca capaz de estacionar sozinho e até gira os bancos para facilitar o acesso.

    Toyota Yaris de terceira geração
    Versão pré-reestilizacão do hatch que é comercializado no Brasil (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

    Haverá diferentes combinações de conjuntos mecânicos. De 1.0 com câmbio CVT a 1.5 com câmbio manual de seis marchas, haverá até opções híbrida e com tração integral.

    A Toyota ainda não revelou as dimensões da nova geração apresentada lá fora, mas o anterior era 20 cm menor, 4 cm mais estreito e 2 cm mais alto que o Yaris brasileiro.

    Pelas imagens, podemos esperar uma coisa: o modelo feito em Sorocaba (SP) continuará maior do que o homônimo japonês. Pelo menos isso…

    Publicidade

    Publicidade

    Consulte a Tabela KBB

    Selecione o carro que você quer vender ou comprar

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.