Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

O que esperar do Purosangue, o primeiro SUV da Ferrari?

Mulas de teste disfarçam bem o visual, mas já é possível traçar projeções com base no que foi informado pela marca

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 6 ago 2021, 10h17 - Publicado em 5 ago 2021, 15h40
mula de testes purosangue lateral
(Derek Cornelissen/Instagram)

Tentando recuperar o tempo perdido, a Ferrari está prometendo muito para seu primeiro SUV. Ou melhor, FUV (veículo utilitário da Ferrari), como a marca prefere que ele seja chamado. Independente da classificação, o Ferrari Purosangue está previsto para o ano que vem e já conseguimos ter uma leve impressão de como será seu design.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

Mulas flagradas em teste ainda têm muitas peças do Maserati Levante, que é um pouco menor que um SUV padrão. ficando próximo dos modelos crossovers (talvez isso explique a nomenclatura própria no SUV Ferrari).

Comparados a outros veículos do segmento, como Lamborghini Urus ou o Bentley Bentayaga, o Purosangue tem linha de teto mais baixa, o que diminui o seu centro de gravidade e, teoricamente, favoreceria a esportividade.

Continua após a publicidade

Confirmado pela Ferrari, o SUV terá opção de motorização híbrida plug-in, sendo o primeiro desde o Roma a ter o motor montado na frente. O mais provável é que ele tenha uma configuração semelhante ao do SF90 Stradale, que tem motor V8 4.0 biturbo e transmissão de dupla embreagem, que somados aos motores elétricos dianteiros geram 1.000 cv.

Semelhante, mas não igual. É quase certo que a versão com o V8 será menos potente, para não ofuscar a topo de linha que terá motor V12 e mais de 800 cv. Essa configuração será única, não sendo vista em nenhum rival do segmento e que, possivelmente, não será eletrificada.

“Para ser honesto, eletrificar um V12 significa criar – muito provavelmente – um carro pesado e grande. Portanto, a eletrificação idealmente deve ser combinada com motores menores.”, explica Enrico Galliera, chefe de marketing da Ferrari, em entrevista para a Auto Express.

Continua após a publicidade

Por último, ainda existe a possibilidade de versão com motor V6, que assim como a V8, também poderá ser híbrida. A unidade de seis cilindros estreou no 296 GTB que, com seu trem de força híbrido, produz 814 cv. 

O Ferrari Purosangue também pode receber a primeira suspensão ajustável da Ferrari. As molas pneumáticas, escolha mais provável, deixariam o carro mais alto para um off-road leve. Até agora, a marca informou somente que o sistema será inovador, então podemos esperar algo interessante para os próximos meses.

protoripo purosangue flagrado na rua
(Derek Cornelissen/Instagram)

Além de uma suspensão mais alta, o que também se espera em um SUV é a tração 4×4. Provavelmente, ela será exclusiva das versões híbridas, com os motores elétricos fornecendo a tração para as rodas traseiras e o motor a combustão sendo montado na parte da frente, como sugere o layout divulgado pela Ferrari.

Continua após a publicidade

Já para o V12, uma possível combinação de tração traseira com uma direção nas quatro rodas traria um diferencial que não encontrado nos rivais. Algo semelhante ao sistema de tração da Ferrari FF (2011-2016) e da GTC4 Lusso, superesportivo de quatro lugares da marca que saiu de linha para chegada do utilitário, poderia ser usado.

Planos da Ferrari
Layout do Purosangue divulgado em 2018 (Divulgação/Ferrari)

Como divulgou a Ferrari, o Purosangue terá interior “espaçoso e confortável”, ideal para quatro adultos. Isso sugere que o veículo tenha mais espaço para as pernas e uma altura maior entre a cabeça e o teto. No banco traseiro, os passageiros contarão com um sistema de infoentretenimento próprio, inclusive.

visão traseira prototipo Ferrari purosangue
(Derek Cornelissen/Instagram)
Continua após a publicidade

Já o console e o painel serão menos focados no motorista, se distanciando dos que foram utilizados no 296 GTB e SF90. O mais provável é que o cockpit contenha pacote de instrumentos digitais, display head-up e volante multifuncional de nova geração, igual ao SF90, além de duas telas multimídia — uma no console central e outra acima do porta-luvas– como no Ferrari Roma.

interior Ferrari Roma
A Ferrari Roma conta conta com duas telas multimídia, uma padrão no console central e outra exclusiva para o carona, logo acima do porta-luvas (Divulgação/Ferrari)

O preço também é um mistério. Seu antecessor custava U$ 263.000 (cerca de R$ 1.300.000 em conversão atual) na sua versão com motor V8 e U$ 303.000 (R$ 1.560.000) com o V12. Essa faixa de preço é um pouco maior do que a de alguns de seus concorrentes diretos, como o Mercedes-Maybach GLS 600 (U$ 161.550), Lamborghini Urus (U$ 207.326) e Aston Martin DBX  (U$ 179.986), todos equipados com motor V8. 

Cotado para o próximo ano, o Ferrari Purosangue será só o primeiro do segmento. Segundo a revista britânica, Car Magazine, a Ferrari já planeja dois SUVs totalmente elétricos para 2024 (codinome F244) e 2026 (codinome F245). A revista também revelou que eles terão nova plataforma, capaz de acomodar até 4 motores elétricos, com potência inicial de 618 cv e bateria com capacidade de 80 kwh.

Continua após a publicidade

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

Edição de julho
A edição 747 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (Quatro Rodas/Quatro Rodas)
Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.