A nova divisão esportiva “N” da Hyundai foi apresentada há cerca de um mês, mas ainda não dispõe de modelos reais para consumidores – o que não deve mudar até 2017, quando está previsto o lançamento do primeiro esportivo da marca, o i30 N. Enquanto isso não acontece, reunimos as principais informações sobre a divisão e contamos tudo o que você pode esperar dela.
Tudo começa com o chefe de desenvolvimento e testes da Hyundai N, Albert Biermann. Vindo da divisão M da BMW, onde permaneceu por longos 30 anos de sua carreira, também ocupava o cargo mais alto da engenharia de alto desempenho. Biermann participou do desenvolvimento de modelos como os atuais M3, M4 e M6 GranCoupé, ícones do alto escalão. É ele quem apresenta o vídeo abaixo, divulgado pela Hyundai no início da semana.
O nome da divisão, porém, em nada tem a ver com a BMW M: é inspirado no distrito industrial de Namyang, Coreia do Norte, onde são feitos a pesquisa e o desenvolvimento dos esportivos da Hyundai. Mais do que isso, a influência também vem do circuito alemão de Nürburgring, local escolhido para os testes de desempenho dos modelos e, não por acaso, cenário clássico para belos flagras do futuro i30 N. Há ainda uma terceira inspiração: a sequência de curvas chamada de “Chicane”, que forma a letra “N”, tradicional em grandes circuitos logo após uma longa reta. Tudo isso nos remete – e promete – a muita esportividade.
Sobre os modelos da divisão, três já são conhecidos. No entanto, dois não passam de conceitos, enquanto o terceiro é destinado exclusivamente ao campeonato mundial de rally. O primeiro, Vision of N, é um superesportivo conceitual criado exclusivamente para a série de games Gran Turismo. De acordo com a marca, o Vision N representa o futuro do automobilismo de alta performance, sendo construído com materiais leves e equipados com motorizações de pequena cilindrada e alto rendimento. Estas serão as características, ainda segundo a Hyundai, dos modelos N.
Em seguida, o RM15 é um protótipo baseado no atual Veloster. Com design diferenciado, o carro é equipado com um motor 2.0 turbo montado em posição central, que entrega 300 cv de potência e 39 kgfm de torque, acelerando de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos. Sua estrutura é herdada dos modelos de rally, com estrutura de alumínio e reforços torcionais.
Por último, o i20 WRC é o bólido que desde 2014 compete no World Rally Championship (WRC), com resultados satisfatórios para uma equipe iniciante: uma vitória, três segundos lugares e quatro terceiros lugares em duas temporadas. Será dele a responsabilidade de emprestar as tecnologias de redução de peso da carroceria e superdimensionamento dos motores antecipadas pelos conceitos acima.
Projetado para brigar diretamente com as versões mais potentes do Volkswagen Golf, como GTI e R, o i30 N será o primeiro modelo de rua totalmente desenvolvido pela Hyundai N. O hatch é esperado para ter tração integral de série e motorização 2.0 turbo de aproximadamente 300 cv de potência e 39,1 mkgf. Seu lançamento, porém, deve acontecer apenas em 2017 junto da nova geração do i30 convencional.
A série de conceitos e as inspirações mostram que a Hyundai N (ainda sem confirmação para o Brasil), chegará com grandes pretensões, brigando no andar de cima com as divisões AMG, M, RS e Polestar.
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