Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Abril Day: Assine por apenas 4,00

O mestre dos Puma

Especialista em Puma e com sobrenome de carro, Domingos Avallone é hoje o maior restaurador de veículos de fibra de vidro do Brasil

Por Fabio Paiva
8 abr 2016, 21h13 • Atualizado em 23 nov 2016, 20h53
  • O mago dos Puma
    Domingos na sua oficina: restaurações a partir de R$ 30.000 ()

    Numa portinha perdida em uma avenida próxima ao aeroporto de Congonhas, em São Paulo, pode estar uma oficina repleta de relíquias automobilísticas brasileiras. Mas não se deixe enganar pelo local simples e apertado: até colecionadores franceses e alemães já foram lá comprar carros restaurados.

    “Semana passada estava aqui o Puma DKW número 7 [de um total de 135  fabricados]. Há um ano, fiz a restauração completa do Puma 4R [um dos três exemplares conhecidos, dos cinco fabricados em 1971, em homenagem a QUATRO RODAS]. Já fiz o Corvette que foi do Elvis, o Cadillac do Tim Maia, lanchas e até um helicóptero”, conta o proprietário, Domingos Avallone, nome que remete ao Avallone TF, famoso fora de série nacional dos anos 70 queera réplica do MG 1953. Domingos é primo do fundador da marca, Antônio Carlos.

    Primo, aliás, que em 1971 emprestou um Opala para Domingos correr em uma prova do Campeonato de Marcas e Pilotos, quando um acidente acabou com sua futura carreira de piloto. Mas o colocou na faculdade de engenharia mecânica, numa carreira na Ford e, nos últimos 30 anos, na sua oficina, hoje referência na restauração de carros de fibra de vidro. “Fiquei três dias em coma, quem me socorreu foi o Ingo Hoffman”, conta.  

    Domingos explica que o mercado nunca esteve tão bom quanto agora. Diz que os Pumas (carro-chefe da oficina) de qualquer ano e modelo estão cada vez mais colecionáveis, fazendo com que o número de restaurações aumente. “Eu não reformo, eu restauro. Por isso, um projeto do zero vai custar entre R$ 30.000 e R$ 50.000.” Como o trabalho é artesanal, finaliza uma média de dois carros por mês. “A fibra é um material que precisa de paciência, carinho e atenção para um resultado bom e duradouro.”

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas.

    ABRILDAY

    Digital Completo

    Apaixonado por carros? Então isso é pra você!
    Pare de dirigir no escuro: com a Quatro Rodas Digital você tem, na palma da mão, testes exclusivos, comparativos, lançamentos e segredos da indústria automotiva.
    De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 1,99/mês
    ABRILDAY

    Revista em Casa + Digital Completo

    Quatro Rodas impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
    De: R$ 26,90/mês
    A partir de R$ 9,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$1,99/mês.