Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

O galpão dos sonhos escondido em um autódromo em São Paulo

Acervo localizado no interior de São Paulo abriga raridades japonesas e raros veículos fora de série nacionais

Por Vitor Matsubara Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 6 nov 2017, 00h38 - Publicado em 7 ago 2017, 14h56
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Quem corre no Autódromo Velo Città, em Mogi Guaçu (SP), nem faz ideia das raridades escondidas a poucos metros dali. Formada por 30 veículos, uma coleção combina clássicos japoneses com símbolos da época dos fora de série nacionais.

    O acervo é dominado por veículos Mitsubishi e Suzuki, mas há uma ala dedicada aos veículos transformados pela SR Veículos Especiais, divisão do grupo de revendas Souza Ramos fundada em 1979.

    Uma das criações é o Del Rey Executivo, uma versão alongada do sedã da Ford em 35 cm com telefone, frigobar e ar-condicionado.

    Del-Rey-Executivo
    Limousine era baseada no Del Rey e tinha até telefone a bordo (Alexandre Battibugli/Quatro Rodas)

    No fim de 1983, a SR aproveitou o sucesso da Lotus na Fórmula 1 para lançar o Escort JPS. A versão especial do Escort XR3 tinha pintura preta com detalhes dourados (como no bólido pilotado por Ayrton Senna), faróis escamoteáveis e um aerofólio duplo imitando o Escort Cosworth europeu. O motor 1.6 CHT recebia uma turbina Garrett, que aumentava a potência dos 83 cv originais para 100 cv.

    Continua após a publicidade
    Ford-Escort-JPS
    Série especial feita pela Souza Ramos usava as cores da Lotus de Ayrton Senna (Alexandre Battibugli/Quatro Rodas)

    Curiosamente, dois dos projetos mais famosos nasceram antes da fundação da SR. O primeiro nasceu em 1957: uma bela perua baseada no Volvo P445, produzido de 1949 a 1953.

    Perua Volvo P445
    Perua baseada no Volvo P445 foi feita de forma praticamente artesanal (Alexandre Battibugli/Quatro Rodas)

    A outra criação foi uma perua Maverick. A partir da versão sedã, a empresa fazia uma nova traseira de fibra de vidro e reforços estruturais. De tão bom, o projeto recebeu aval da própria Ford para ser produzido. Pena que ela não conseguiu atingir o sucesso esperado: o modelo saiu de linha depois de menos de 100 unidades produzidas.

    Continua após a publicidade
    Perua Ford Maverick
    Produzida pela Souza Ramos, a perua Maverick foi aprovada até pela Ford (Alexandre Battibugli/Quatro Rodas)

    No espaço dos japoneses, destaque para o Suzuki Jimny LJ20 ano 1975. Em sua primeira geração (lançada em 1970), o jipinho tinha um motor de 360 cm3 com 28 cv, quase tão pequeno quanto seus 2,99 m de comprimento.

    Suzuki Jimny 1975
    O Jimny 1975 é o único exemplar existente no Brasil (Alexandre Battibugli/Quatro Rodas)

    A ala da Mitsubishi tem SUVs, minivans e sedãs. Quem gosta de velocidade provavelmente já pensou no Lancer Evo. O mito  está bem representado na coleção com dois exemplares totalmente distintos.

    Continua após a publicidade

    Lançado em 1973, o Lancer 1600 GSR (que já apareceu nas páginas de QUATRO RODAS) tinha um motor 1.6 de 100 cv e logo deu sinais de que seria um campeão dos ralis ao vencer logo na estreia o Safari Rally, disputado no Quênia.

    O Lancer Evo IX estreou no Salão de Tóquio de 2005. Baseado na mesma plataforma das gerações VII e VIII, o modelo tinha o mesmo motor 4G63 (286 cv) de seu antecessor, mas com novos anéis de pistões, uma correia de sincronização mais reforçada e sistema de variação do comando de válvulas. O sedã tinha sistema de tração integral e câmbio manual de cinco marchas.

    Mitsubishi-Lancer-VII-Evo
    A nona geração do Lancer Evo tinha muitas semelhanças com as gerações anteriores (Alexandre Battibugli/Quatro Rodas)

    Não poderia faltar um dos símbolos da marca: a picape L200. Entre os vários exemplares nacionais e importados, há uma cabine simples fabricada no Japão em 1992. O motor 2.4 a diesel produzia modestos 72 cv e torque máximo de 15 mkgf.

    Continua após a publicidade
    Mitsubishi L200 1992
    Primeira geração da L200 foi vendida no Brasil, mas apenas com carroceria de cabine dupla (Alexandre Battibugli/Quatro Rodas)

    Mas é uma dupla de esportivos cobiçados nos anos 90 é que chamam atenção. Equipado com um motor 2.0 turbo de 213 cv, o Eclipse GS 1995 virou celebridade mundial graças ao filme “Velozes e Furiosos” (2002), no qual o ator Paul Walker usa um modelo verde para participar dos rachas.

    Mitsubishi Eclipse 1995
    O Eclipse voltou à cena no começo dos anos 2000, quando o filme “Velozes e Furiosos” explodiu nos cinemas do mundo todo (Alexandre Battibugli/Quatro Rodas)

    Já o 3000 GT VR-4 extrapolou as fronteiras do Japão e foi vendido até nos Estados Unidos como Dodge Stealth.  O exemplar da coleção tem um motor 3.0 biturbo com intercooler, entregando 325 cv e torque máximo de 43,6 mkgf a 2.500 rpm.

    Continua após a publicidade
    Mitsubishi 3000GT
    Ícone dos anos 90, o 3000 GT ganhou o honroso apelido de “Ferrari japonesa” (Alexandre Battibugli/Quatro Rodas)

    A boa notícia é que, ao contrário de outras coleções, o acervo pode ser visitado, desde que você seja convidado a um dos eventos realizados pela Mitsubishi ou Suzuki.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.