Durante o lançamento do E-Pace, modelo mais barato da Jaguar no Brasil, a fabricante confirmou a chegada do elétrico I-Pace e do novo F-Type ao país, junto com uma inédita versão com motor quatro cilindros 2.0.
O propulsor da família Ingenium já é usado em outros modelos do grupo, como o Land Rover Evoque, Jaguar XE e o próprio E-Pace. No F-Type ele será calibrado para gerar 300 cv, suficientes para que o cupê – segundo a fabricante – acelere de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos.
A vantagem do propulsor, o primeiro desenvolvido pela própria Jaguar Land Rover, é a maior eficiência energética e menor consumo de combustível.
Esse valor é somente um décimo de segundo mais lento que o valor divulgado pela Jaguar para o F-Type V6 de 340 cv (5,3 s). A diferença tímida acontece porque, apesar de ter 40 cv a menos, o motor 2.0 é mais leve, permitindo à versão de entrada emagrecer 52 kg.
O propulsor mais leve também melhorou o equilíbrio de massas no F-Type, que em outras versões precisa lidar com o enorme peso do motor dianteiro e com a traseira mais leve.
A fabricante também teve um cuidado especial com o sistema de escape do carro, projetado para emitir um ronco à altura do F-Type. Normalmente motores de baixa cilindrada têm um som mais abafado, e a presença do turbo acaba limitando ainda mais sons graves.
O F-Type 2.0 chegará ao mercado este ano para ser a nova versão de entrada do esportivo, que no Brasil parte de R$ 537.793 com o motor V6 3.0 de 380 cv.
A novidade virá acompanhada da primeira reestilização do modelo. As mudanças discretas incluem faróis totalmente em LEDs, novos para-choques e a inclusão de um sistema multimídia mais moderno.
Elétrico para milionários
A fabricante aproveitou a oportunidade para confirmar também a venda do I-Pace no Brasil. O primeiro carro elétrico da história da Jaguar Land Rover tem lançamento estimado entre o final de 2018 e início de 2019.
O SUV é equipado com dois motores elétricos cuja potência combinada é de 400 cv. O mais impressionante, no entanto, são os 71 mkgf de torque entregues de forma quase instantânea.
Isso permite uma aceleração de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos – mais rápido que o F-Type V6 de 380 cv (4,9 segundos). Segundo a Jaguar, a autonomia das baterias é de 480 km, sendo que 80% da carga pode ser obtida após 40 minutos em um recarregador rápido.
A empresa afirmou que não há previsão de preços para o modelo, mas adiantou que o modelo deve se equiparar ao Range Rover. Atualmente o modelo topo de linha da Land Rover parte de R$ 567.400.
Uma possível isenção fiscal por parte do Rota 2030 pode reduzir o preço do modelo, mas a Jaguar não conta com isso. “Não podemos ficar esperando a decisão do governo. Logo depois que colocamos o I-Pace em nosso site, já apareceram clientes interessados no modelo”, afirmou Vinícios Frata, gerente de produtos da Jaguar Land Rover do Brasil.