A Rivian começou a entregar seus carros, após muito atraso, em 2021. Agora, quase três anos depois, chegou a hora de atualizarem os modelos R1S (SUV) e R1T (picape), mas isso não significa uma mudança completa. Na verdade, é quase impossível reconhecer os carros atualizados.
A montadora anunciou que os dois foram “completamente reprojetados”, mas isso diz respeito à parte tecnológica e mecânica, afinal, na aparência praticamente nada mudou. Para não ser injusto, agora ambos apresentam rodas redesenhadas que ajudam a diminuir o arrasto aerodinâmico. Fora isso, a opção Storm Blue foi adicionada à lista de cores da carroceria, assim como o padrão de acabamento blackout.
As novidades começam do lado de dentro. A Rivian preparou um novo sistema de som, assim como novos gráficos para as telas que utilizam a Unreal Engine. Há, também, tecnologia de chave digital e sistema de iluminação ambiente. Para o entretenimento, os passageiros terão acesso ao serviço de streaming Google Cast, ao Apple Music e mais 3.000 outros aplicativos.
A Rivian também tratou de adicionar um novo sistema de condução autônoma “dez vezes mais poderoso”. O sistema utiliza 11 câmeras de alta definição, cinco radares e tecnologia de previsão baseada em IA. Serão dois pacotes diferentes de assistência à condução, sendo o mais simples composto por monitoramento de ponto cego e assistentes de estrada. O pacote opcional acrescenta assistência de rodovia avançada e assistente de troca de faixa.
Se achou as novidades apresentadas até agora não muito impressionantes, então a motorização compensa. Agora, os modelos R1 de quatro motores terão 1.039 cv e 165,4 kgfm de pico, que são entregues quando o Launch Mode está ativado. Com isso, seu tempo de 0 a 96 km/h (60 mph) cai de 3 s para 2,5 s.
Agora, tanto o SUV quanto a picape, também terão uma versão tri-motor, sendo dois traseiros e um dianteiro. Ela desenvolverá 862 cv, 15 cv a mais que os atuais R1 com quatro motores. Esses modelo tem um tempo de 0 a 96 km/h de 2,9 s, de acordo com a Rivian.
A montadora anunciou ainda uma nova variante de entrada com dois motores (um traseiro e outro dianteiro). Essa deverá chegar um pouco depois das demais e terá 674 cv e poderá ir de 0 a 96 km/h em 3,4 s.
Todas as versões também têm suspensão e molas pneumáticas atualizadas, que prometem proporcionar uma “viagem mais suave na estrada”.
As baterias também receberam melhorias, como módulos redesenhados, e agora podem ser produzidas mais facilmente. A os modelos com os pacotes Large e Max terão disponíveis até 676 km de alcance, segundo a Rivian, enquanto o pacote Standard, com bateria de íons de lítio, terá alcance máximo de 435 km.
O alcance foi melhorado graças ao sistema térmico redesenhado e baseado em bomba de calor, e as novas arquitetura elétrica e plataforma de computação. Esse último tem 10 ECUs a menos que o modelo anterior, ou seja, são 2,6 km de cabos que foram retirados da fiação dos modelos R1.
Segundo a Rivian, a produção do R1S e R1T já começaram e as entregas iniciarão em breve. Os preços, segundo a montadora, começam em US$ 69.900 para a picape e US$ 75.900 para o SUV, algo em torno de R$ 372.400 e R$ 403.800, respectivamente.