A Mini está trazendo de uma só vez dois lançamentos ao Brasil. O primeiro é o novo Cooper S, a quinta geração do hatch que chega ao país em versão única e com motor a combustão. O segundo é o Countryman de terceira geração, o primeiro carro da marca a ser produzido na Alemanha e com motorização elétrica.
Ambos foram apresentados no ano passado, com modificações significativas. Começando pelo Cooper, ele chega na apenas na versão S, que é a topo de linha vendida na Europa. O motor é o 2.0 turbo de 204 cv e 30,6 kgfm, com câmbio automático de oito marchas, capaz de fazer o hatch ir de 0 a 100 km/h em 6,6 s.
Em relação ao design, ele é praticamente o mesmo das versões elétricas apresentadas anteriormente e que também estão cotadas para chegar ao Brasil. A principal diferença está na grade, que além de aberta, também tem seção frontal maior para ajudar no resfriamento do motor.
Já o Countryman elétrico chega ao Brasil exclusivamente na versão SE ALL 4. Assim como no Cooper, essa também é a topo de linha e está equipada com dois motores, um em cada eixo, garantindo assim tração integral. Ao todo, são 308 cv e 50,37 kgfm, que fazem o SUV acelerar de 0 a 100 km/h em 5,6 segundos e atingir até 180 km/h.
O conjunto é alimentado por uma bateria de 64 kWh. Embora ela seja maior que a da versão de entrada E, o alcance oferecido é menor, já que há mais propulsores para movimentar as quatro rodas. São 433 km para a variante SE ALL 4 contra 464 km da ‘pé de boi’. A bateria pode ser carregada em carregadores AC de até 22 kW de potência, ou então, em um carregador rápido DC de até 130 kW.
Uma das novidades do Countryman para a nova geração é o tamanho: o SUV cresceu, e agora mede 4,43 m de comprimento, 1,84 m de largura e 1,65 m de altura. Os balanços reduzidos aumentam ainda mais o espaço interno, que tende a ser bem suficiente para os cinco ocupantes.
Por dentro, os dois são muito semelhantes e são baseados no conceito de “simplicidade carismática” da Mini. Essa filosofia de design adota um visual minimalista, com pouquíssimos botões pelo painel. O grande destaque é a tela redonda OLED de 9,44, que remete aos Mini antigos e serve como central multimídia e quadro de instrumentos. Nela, há um cãozinho que serve como poderoso assistente de inteligência artificial. A principal diferença entre os dois carros são as saídas de ar (verticais no Countryman e horizontais no Cooper) e os tecidos nostálgicos que revestem a cabine.
A dupla Countryman e Cooper são os dois primeiros lançamentos da marca para 2024, mas já há outras coisas (ainda desconhecidas) confirmadas; provavelmente o Cooper elétrico e mais versões do Countryman. Os modelos já anunciados chegarão às lojas no segundo semestre, sem preço definido ainda.