Novos BMW X5 e X6 chegam ao Brasil de cara e mecânica novas
Enquanto o X5 foca em eficiência e aprimora sua motorização híbrida, o X6 reforça sua vocação mais esportiva em mecânica e visual
Apenas 3 meses após o lançamento global, os novos BMW X5 e X6 já estão à venda no Brasil. Ambos passaram por significativas atualizações estéticas externas e internas, com a estreia da composição de telas curvas no interior, e há novidades mecânicas.
O novo X5 chega ao país em duas versões: X5 xDrive50e X-Line (R$ 709.950) e X5 xDrive50e M Sport (R$ 759.950). Ambas as configurações têm motorização híbrida plug-in, que passou por reformulações para ficar mais potente e eficiente.
A combinação é feita entre um motor de seis cilindros em linha 3.0 turbo, de 313 cv, e um novo motor elétrico, de 197 cv. Juntos, eles entregam até 489 cv de potência e 71,3 kgfm de torque. São 96 cv e 10,1 kgfm a mais que no modelo anterior. O câmbio é automático de oito marchas.
Segundo a BMW, o SUV híbrido agora pode ir de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos – contra os 5,6 segundos do anterior. A bateria também está 25% maior (25,7 kWh) e passa a render autonomia elétrica de 110 km no ciclo WLTP (contra 89 km do antigo). Na compra, o proprietário ganha um carregador portátil de 11 kW e um wallbox de 22 kW.
A dianteira adotou um visual mais limpo, com novos faróis mais estreitos e com a nova assinatura luminosa da marca, além de para-choques com aberturas menores em ambas as versões. A grade tem iluminação em LED, também para as duas versões. As mudanças são menores na traseira, onde o novo BMW X5 ganha apenas um novo arranjo interno das lanternas.
Por dentro, o X5 mantém a estrutura do modelo anterior, mas adota o conjunto curvo de telas já presente nos demais modelos da BMW, extinguindo grande parte dos botões físicos. São duas telas, uma de 12,3 polegadas para o quadro de instrumentos, e outra, de 14,9 polegadas, para a central multimídia. Há Android Auto e Apple CarPlay sem fio.
X6 tem foco em esportividade
O novo X6 segue as mudanças estéticas do X5, com faróis mais afilados, mas tem outro foco. Enquanto o SUV convencional mira em eficiência, o SUV cupê busca por esportividade, o que se reflete no visual, com grandes e agressivas aberturas nos para-choques de ambas as versões. A traseira, como no X5, tem novidades discretas. No caso da versão esportiva, nada muda.
Por falar em versões, são duas: X6 xDrive40i M Sport (R$ 812.950) e X6 M Competition (R$ 1.174.950). A primeira, que tem grade iluminada como no X5, é equipada com um motor de seis cilindros em linha 3.0 turbo com 381 cv e 53,1 kgfm – 47 cv mais potente graças a novidades nos processos de combustão, troca de gases, injeção, ignição e controle de válvulas.
Já na versão mais extrema, a M Competition, o motor é o mesmo 4.4 V8 biturbo, com 625 cv de potência e 76,4 kgfm de torque. A transmissão automática de oito marchas também foi modificada, incluindo relações mais curtas nas três primeiras marchas com finalidade de se obter maior esportividade, segundo a marca.
Uma novidade exclusiva do exterior do X6 fica por conta do para-choque traseiro, redesenhado e com novas ponteiras de escapamento em formato trapezoidal. Na parte interna, ele segue o mesmo padrão do do X5, com o BMW Curved Display.
Entre os equipamentos, tanto o X5, quanto o X6, têm faróis full led adaptativos, digital key (um aplicativo instalado em celulares Apple ou Samsung, ou em smartwatches, que dispensa a chave física para abertura da porta e partida do motor), piloto automático adaptativo, sistema de manobra reversa e alerta de tráfego cruzado.