Novos BMW M3 e M4 Coupé têm até 510 cv, tração integral e modo drift
Com lançamento, na Europa, previsto para o início de 2021, os esportivos têm motor de seis cilindros em linha biturbo e câmbio manual
![BMW M3 E M4 (1)](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/09/BMW-M3-E-M4-1.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Não se deixe levar apenas pelo visual polêmico dos novos BMW M3 e M4. Afinal, como em qualquer modelo da divisão esportiva, o principal destaque é o coração: neste caso, a mais nova geração do motor de seis cilindros em linha, biturbo, com 480 cv e 51 kgfm.
Para os puristas, ambos os modelos têm câmbio manual de seis marchas e tração traseira. Só que, na segunda metade de 2021, a marca deverá apresentar as versões Competition, com 510 cv, câmbio automático de oito marchas e tração integral.
![BMW M3 E M4 (4)](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/09/BMW-M3-E-M4-4.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Em termos de engenharia, o conjunto mecânico chama atenção pelo torque máximo, que está disponível de 2.650 rpm a 6.130 rpm – mérito da construção leve, dos compressores, do sistema de admissão otimizado e da injeção direta de gasolina a 350 bar de pressão.
Como reflexo das experiências da BMW (e da M Sport, é claro) nas pistas, os novos M3 e M4 têm um sistema especial de lubrificação: o cárter tem duas câmaras separadas e, nas situações necessárias, a bomba de óleo capta lubrificante “reserva”.
![BMW M3 2021 (11)](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/09/BMW-M3-2021-11.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
De acordo com o fabricante, os modelos conseguem chegar aos 100 km/h em apenas 4,2 segundos, enquanto a aceleração até 200 km/h leva 13,7 segundos. No caso das futuras opções Competition, os tempos são 3,9 s e 12,4 s, respectivamente.
![BMW M3 2021 (13)](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/09/BMW-M3-2021-13.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
E, pela primeira vez na história, será possível levar para casa o M3 (ou M4) com tração nas quatro rodas. Mas, ainda assim, o sistema xDrive – conectado ao diferencial ativo M – dá preferência ao eixo traseiro e oferece dois modos de atuação.
![BMW M3 2021](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/09/BMW-M3-2021.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Basta acessar o menu de configurações para escolher entre as opções 4WD e 4WD Sport. No caso da segunda personalidade, é enviado ainda mais torque às rodas traseiras. Para os destemidos, ainda é possível desligar todos controles eletrônicos.
![BMW M4 2021 (6)](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/09/BMW-M4-2021-6.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
É claro que mais potência e maior velocidade em curvas exigem reforços estruturais para garantir mais precisão e melhor acerto dinâmico. Por isso, ambos os esportivos ganharam mais pontos de fixação no cofre do motor e novos sub-chassis.
![BMW M4 2021 (10)](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/09/BMW-M4-2021-10.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O sistema de suspensão adaptativa assinado pela M Sport tem amortecedores eletrônicos de série, assim como sistema de direção Servotronic. Ambos os modelos também já têm pedal do sistema de freio com dois padrões diferentes de resposta.
![BMW M4 2021 (2)](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/09/BMW-M4-2021-2.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Não bastassem os largos pneus 275/40 ZR18 na frente e 285/35 ZR19 atrás, os novos M3 e M4 têm para-choques mais envolventes, caixas de rodas mais parrudas e teto de fibra de carbono para aumentar a rigidez e baixar o centro de gravidade.
![BMW M4 2021 (5)](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/09/BMW-M4-2021-5.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Na cabine, os bancos têm regulagem elétrica e, pela primeira vez, o sistema de ventilação sob revestimento de couro Merino. Opcionalmente, dá para incluir assentos tipo concha com estrutura feita com fibra de carbono em ambas novidades.
![BMW M3 2021 (10)](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/09/BMW-M3-2021-10.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O pacote M Drive Professional também é vendido à parte e pensado exclusivamente para pista, com controle de tração capaz de ajustar dez modos, a função M Drift, que grava e avalia as rolagens nas curvas, e até um cronômetro para voltas.
![BMW M3 2021 (6)](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/09/BMW-M3-2021-6.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Por meio do botão Setup no console central, o motorista também consegue acessar todas as opções de configuração de motor, chassi, direção e frenagem – dependendo da versão –, além de câmbio, assistências de direção e controle de tração.
![BMW M3 2021 (3)](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/09/BMW-M3-2021-3.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
De acordo com o fabricante bávaro, será possível salvar até duas diferentes configurações e gravar em teclas de acesso rápido, identificadas pelos comandos M Sport no volante.
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