Clique e Assine QUATRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Novo Yellow Bird tem visual clássico e abandona chassi da Porsche

Ruf, a mais famosa preparadora alemã, apresenta o CTR 2017, edição que celebra os 30 anos do superesportivo

Por Ulisses Cavalcante Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
15 mar 2017, 16h53
Ruf CTR 2017
Superesportivo está em sua quarta encarnação e deve chegar ao mercado em 2018 (Ulisses Cavalcante/Quatro Rodas)

O Yellow Bird merece um capítulo exclusivo na história da indústria automobilística. Para se considerar um verdadeiro gearhead, conhecê-lo é uma obrigação. Esse bólido da Ruf deveria ser citado nas aulas de alfabetização de qualquer apaixonado por carros – tipo uma Cartilha Caminho Suave Automotiva.

E a última encarnação do Ruf CTR, apresentada durante do Salão de Genebra, também entrará para a história dos superesportivos. Em sua quarta geração, o CTR 2017 é especial por ter sido inteiramente projetado, desenvolvido e desenhado pela empresa de preparação.

Ruf CTR 2017
Detalhes estéticos remetem ao modelo de 1987 (Ulisses Cavalcante/Quatro Rodas)

O modelo é tão exclusivo que abandonou a base da Porsche. Aliás, a Ruf ganhou notoriedade justamente por ser a preparadora de Porsche mais competente do mundo. A empresa tornou-se conhecida ao vencer a competição que premiava o carro mais rápido do mundo, 1987, justamente com o charmoso Yellow Bird.

A Ruf pretende iniciar a produção do novo CTR no ano que vem. A carroceria é feita de fibra de carbono, sobre um monocoque armado com o mesmo material. Esse tipo de construção, somado ao motor traseiro, caracteriza o bólido como o primeiro veículo de rua com esta configuração. Por motivos de segurança dos passageiros, a estrutura frontal de deformação programada é feita de aço, assim como a gaiola interna.

Ruf CTR 2017
Produção será limitada a 30 unidades (Ulisses Cavalcante/Quatro Rodas)

O motor boxer de 3,6 litros e seis cilindros produz 720 cavalos (a 6.750 rpm) e 90,5 mkgf (entre 2.750 e 4.500 giros). Toda essa potência torna-se ainda mais brutal quando se leva em consideração o peso em ordem de marcha do carro: 1.200 kg. Ou seja, uma relação peso-potência de apenas 1,67 kg/cv (em uma LaFerrari são 1,71 kg/cv)

A Ruf anuncia que o CTR 2017 vai de 0 a 100 km/h em menos de 3,5 segundos, de 0 a 200 km/h em menos de 9 s, e atinge a máxima de 360 km/h. Por dentro, não há luxo, como nos pares da Porsche. O interior conta no máximo com sistema de ar-condicionado e aquecedor.

20170307_143134
Câmbio manual e forração de Alcantara – pouco luxo para não comprometer o peso do carro (Ulisses Cavalcante/Quatro Rodas)

Não há outros acessórios de conforto ou entretenimento. O painel é feito de fibra de carbono – para conter o peso – e os bancos do tipo concha são forrados de couro e Alcantara. Há apenas dois lugares.

Ruf CTR 2017
Rodas de liga: na frente, 245/35 R19; atrás, 305/30 R19 (Ulisses Cavalcante/Quatro Rodas)

Sob a tampa traseira, o boxer 3.6 tem duas turbinas, intercoolers, e conversores catalíticos com sensores lambda do tipo stereo de três vias. Esse equipamento favorece a mistura correta de ar e combustível para favorecer a entrega de torque e potência por longos períodos de exigência máxima – situação típica em pistas longas, como Nurburgring (Alemanha).

Continua após a publicidade

Abaixo, assista um vídeo oficial da RUF e uma volta insana de quase 20 minutos a bordo do CTR de 1987:

O motor tem quatro válvulas por cilindro, bloco e cabeças de pistão feitos de alumínio, e comandos de válvulas duplos com ajuste de abertura variável.

Fiel ao superesportivo raiz, a edição que celebra os 30 anos do CTR conta com transmissão manual de seis marchas, tração traseira e bloqueio de diferencial. A suspensão é de braços duplos na frente e na traseira, com subchassi. Os freios são a disco nas quatro rodas, feitos de cerâmica, ventilados e perfurados.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Responda a pesquisa e leia essa matéria grátis
Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.