Lançado durante a pandemia, o Volkswagen Taos recebe sua primeira reestilização, revelada hoje (12) nos Estados Unidos, onde o SUV médio chegará primeiro. Como foi com o modelo pré-facelift, o utilitário se afastou da identidade visual do chinês Tharu, no qual é baseado, trazendo um design diferente para a grade dianteira e os faróis.
A Volkswagen tem adotado um novo design para seus utilitários e a inspiração para o Taos renovado é a nova geração do Tiguan. Sai a grade larga dividida pela linha central iluminada. Em seu lugar, está uma barra horizontal fechada e muito mais fina, cobrindo só metade do logo da fabricante.
Isso não significa que perdeu a barra em led, que agora está posicionada na parte superior e que forma uma linha contínua com a iluminação diurna no topo dos faróis. O conjunto ótico traz outra ideia do Tiguan, ficando maior nas extremidades, usando um desenho interno bem diferente, com um “H” e com um único projetor. A iluminação em led agora é de série, ao menos para os EUA.
Sem uma grade na área superior, coube ao para-choque receber uma entrada de ar gigantesca que ocupa a maior parte da dianteira. Apenas parte da peça é realmente aberta, com as demais escondendo os sensores e radares.
Acostume-se com este design, pois deverá ser usado em mais modelos, inclusive o futuro SUV de entrada que a VW confirmou ontem (11). O teaser divulgado mostra exatamente este estilo para a “grade” e um pouco dos faróis.
Para a traseira, a Volkswagen não surpreendeu e colocou lanternas intelrligadas por uma barra na tampa do porta-malas, algo que está em quase todos os utilitários da empresa atualmente. Tem uma linha em led que percorre toda a traseira, ao invés de ser um enfeite. O para-choque foi mantido.
Do lado de dentro, as mudanças foram muito pontuais. As entradas de ar nas extremidades do painel central estão com outro formato e a central multimídia de 8 polegadas adota o estilo “flutuante”, além de ser de série. A Volkswagen diz que atualizou o isolamento acústico para melhorar o silêncio a bordo.
Fechando as mudanças no design estão as novas rodas de 17 polegadas para as versões de entrada, 18 polegadas para as intermediárias e 19 polegadas para as variantes mais caras e com tração integral 4Motion.
O Taos norte-americano sempre teve uma motorização diferente do carro vendido no Brasil. Ao invés do 1.4 turbo, o modelo feito no México tem o 1.5 turbo de quatro cilindros, que teve sua potência aumentada de 160 cv para 176 cv e recebeu modificações, como injetores e anéis de pistão revisados, uma carcaça modificada para o turbo, novo filtro de particulas e um intercooler mais largo.
Indisponível no Brasil, a versão topo de linha nos EUA conta com o sistema de tração integral 4Motion, que trocou a transmissão automatizada DSG de dupla embreagem e sete marchas por uma caixa automática de 8 posições com conversor de torque.
Entre os equipamentos a VW destaca o controle de cruzeiro adaptativo, assistente de permanência em faixa, frenagem automática de emergência, sensor de ponto cego e alerta de tráfego cruzado. Passa a contar com sensor de estacionamento traseiro e dianteiro, item que não era oferecido por lá.
O lançamento nos EUA será no final de 2024. E quanto ao Brasil? O carro chegará em 2025, o problema é saber de onde. Até agora, o Taos é produzido na Argentina, na fábrica em General Pacheco, só que a empresa suspendeu a reestilização feita lá e está estudando começar a importá-lo do México, por ser mais barato e por problemas para conseguir chegar ao nível de qualidade esperado na planta argentina. Segundo executivos da marca, a decisão será tomada no final do ano.