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Novo Volkswagen Golf é o último a combustão, mas ficou mais elétrico

Além de passar por mudanças de design, o último Golf com motores a combustão fica mais potente e ganha mais autonomia elétrica

Por Joaquim Oliveira
Atualizado em 24 jan 2024, 12h50 - Publicado em 24 jan 2024, 12h49
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  • Com 37 milhões de unidades vendidas em todo o mundo ao longo de meio século, é possível dizer que todos os dias se vendeu um Volkswagen Golf em algum lugar do planeta nos últimos 50 anos. O modelo foi (e ainda é) tão importante para o fabricante alemão que quase se pode considerar uma marca dentro da Volkswagen.

    Nunca ao longo destas cinco décadas houve grandes saltos estilísticos nas trocas de geração do Golf, e isso volta a não acontecer no modelo 2025, principalmente por se tratar de uma reestilização, e não de um carro totalmente novo.

    Volkswagen Golf
    Volkswagen Golf GTE (Divulgação/Volkswagen)

    Por fora notamos os novos traços mais retos e estreitos na parte interior dos faróis full-led (opcionalmente matriciais IQ.Light LED, com um facho que pode chegar a 500 metros de alcance), que podem (também como opcionais) ter o logotipo VW iluminado (pela primeira vez no mercado europeu).

    Na traseira, também podem aparecer as novas lanternas em led com efeitos de boas-vindas ou despedida, cujas animações podem ser configuradas (três diferentes opções) através do sistema multimídia. São três diferentes opções.

    Volkswagen Golf
    Volkswagen Golf GTI (Divulgação/Volkswagen)
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    Multimídia atualizada e a volta dos comandos físicos

    No interior, o destaque vai para os novos hardware e software da central multimídia, que chega à sua quarta geração (MIB4). O funcionamento evoluiu no sentido de se tornar melhor e mais simples, graças aos novos gráficos e a uma nova estrutura de menu na tela sensível ao toque. O sistema estará disponível em duas variantes: com 10,4 polegadas e, na versão de topo, com 12,9 polegadas.

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    A tela é dividida em duas barras táteis na parte superior e inferior, e um menu inicial ao centro, permitindo que o motorista possa atribuir funções favoritas de acesso direto em grandes áreas da barra superior e do menu inicial.

    Volkswagen Golf
    Volkswagen Golf (Divulgação/Volkswagen)

    A vantagem desta nova configuração é que a barra superior configurável e a barra inferior estática estão sempre visíveis mesmo quando se abrem várias funções na forma de aplicações no menu inicial. Os engenheiros alemães garantem ainda que o sistema MIB4 está muito mais rápido.

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    As superfícies deslizantes dos comandos da temperatura e do volume do áudio têm iluminação, uma falha das primeiras gerações do MIB. Outra falha corrigida foi a volta de comandos para funções de maior uso no painel, antes “escondidos” na multimídia. Há um head-up display opcional.

    Volkswagen Golf
    Volkswagen Golf (Divulgação/Volkswagen)

    É possível usar botões (que também voltam a ser comuns, não sensíveis ao toque) no redesenhado volante para escolher entre duas configurações gráficas básicas: Clássica (com mostradores redondos) e Progressiva (em blocos). A área à volta da instrumentação redonda ou dos blocos pode ser usada para mostrar com o mapa da navegação ou os sistemas de assistência, enquanto no seu interior podem ser mostradas diversas informações. Os Golf GTI, GTE e R-Line têm perfis de informação específicos.

    Também houve evolução nos sistemas de assistência à condução. Destaque para a possibilidade de efetuar o estacionamento (entrada e saída de vagas) de forma remota, controlando o movimento do Golf através de um smartphone, de fora do veículo. É possível acelerar, frear e girar as rodas.

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    Volkswagen Golf
    Volkswagen Golf eHybrid (Divulgação/Volkswagen)

    Plug-in com até 100 km de autonomia elétrica

    Não há alterações estruturais ou de câmbio no novo Golf, mas a gama de motorizações apresenta algumas novidades. A começar pelos híbridos plug-in, que passam a usar uma evolução do motor 1.5 turbo, em parceria com câmbio automático de dupla embreagem de seis marchas, e uma bateria maior, de 19,7 kWh – contra 10,6 kWh da anterior – que alimenta o motor elétrico.

    Duas versões utilizam este conjunto: a básica, eHybrid, segue com os mesmos 204 cv de potência. Já a topo de linha, GTE, entrega até 272 cv – são 27 cv a mais em relação ao modelo antes da reestilização. A maior novidade, porém, está na autonomia elétrica. Ambas as versões, agora, podem rodar até 100 km sem gastar gasolina. A autonomia híbrida pode chegar a 1.000 km.

    Volkswagen Golf
    Volkswagen Golf (Divulgação/Volkswagen)

    Com a bateria maior, é importante que a velocidade de recarga também aumenta – e foi o que aconteceu. Agora, em carga lenta, o modelo pode ser recarregado a até a 11 kW (anteriormente apenas a 3.6 kW). Ou, em alternativa mais rápida, em corrente contínua (DC), até 50 kW (que não existia na anterior geração).

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    Nas versões de entrada, os motores 1.5 eTSI dispõem de tecnologia de 48 volts (híbrido-leve) e sistema de desativação de cilindros, estando acoplados a um câmbio DSG de sete marchas, seja na versão de 115 ou na de 150 cv. O mesmo motor, mas sem sistema de 48 V, é montado nos 1.5 TSI com câmbio manual (e potência idêntica).

    Volkswagen Golf
    Volkswagen Golf (Divulgação/Volkswagen)

    A versão 2.0 TSI (que chega apenas em 2025 e terá tração nas quatro rodas) estará disponível com mais potência: 204 cv, 14 a mais do que no seu antecessor. No GTI (com motor 2.0 turbo e câmbio DSG de 7 velocidades), também há aumento na potência, que passa a ser de 265 cv (20 cv extras).

    Os dois 2.0 TDi (diesel) mantêm as versões de 115 cv (câmbio manual de seis marchas) e de 150 cv (DSG de 7). A perua Golf Variant estará disponível com todos os motores eTSI, TDI e TSI até 204 cv. Na segunda metade de 2024 será iniciada a comercialização das versões GTI Clubsport, R e Variant R.

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