BLACK FRIDAY: ASSINE a partir de R$ 1 por semana
Continua após publicidade

Novo Tata Harrier tem base do Evoque, motor do Compass e câmbio Hyundai

SUV médio tem base britânica, motor italiano e motor sul-coreano, mas seu foco é o mercado da Índia

Por Henrique Rodriguez
18 out 2023, 16h49

A Tata é grande na Índia, mas tem importância global: ela é dona da Jaguar Land Rover. E vem tirando proveito disso na concepção de seus carros, mas sempre de uma forma que não impacte nos custos, ainda que seus carros se transformem em uma salada mecânica.

A Tata está lançando a reestilização dos SUVs médios Harrier (5 lugares) e Safari (7 lugares). Ambos receberam uma nova frente dividida em dois níveis, com luzes diurnas interligadas na parte superior e os pequenos faróis encaixados no para-choque. O tamanho da grade, porém, é o que define cada modelo.

Tata Harrier Safari 2024
(Tata/Divulgação)

Eles ainda ganham novas rodas e novas lanternas de led, que também de estendem de uma ponta a outra do carro. Os para-choques também foram modificados para tentar dar um aspecto esportivo aos SUVs. Por dentro, têm novo painel e quadro de instrumentos de 10,25 polegadas, além de centrais multimídia de 10,25 ou 12,3 polegadas, além do novo volante e dos comandos sensíveis ao toque para o ar-condicionado.

Tata Harrier Safari 2024
(Tata/Divulgação)

Mas o mais curioso é o que as mudanças tentam esconder. Os Tata Harrier e Safari são baseados em uma versão simplificada da plataforma Jaguar Land Rover D8, a mesma do Discovery Sport, do Range Rover Evoque e do Jaguar E-Pace.

Tata Harrier Safari 2024
(Tata/Divulgação)

Mas em vez de usar os motores Ingenium das marcas inglesas, preferiram comprar da Stellantis o motor 2.0 turbodiesel de 170 cv e 35,7 kgfm que no Brasil é usado pelos Jeep Compass e Commander, pela Fiat Toro e pela Ram Rampage.

Tata Harrier Safari 2024
(Tata/Divulgação)

Ainda mais curioso que isso é a escolha do câmbio. Os Stellantis usam o mesmo câmbio que os Jaguar e Land Rover, o ZF 9HP, automático de 9 marchas. A Tata, porém, escalou um câmbio automático de seis marchas fornecido pela Hyundai, que é uma opção ao câmbio manual.

Compartilhe essa matéria via:

Ou seja, é um carro indiano, com plataforma inglesa, motor feito na Itália e câmbio sul-coreano.

Tata Harrier Safari 2024
(Tata/Divulgação)
Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

A melhor notícia da Black Friday

Assine Quatro Rodas e tenha acesso digital a todos os títulos e acervos Abril*.
E mais: aproveite uma experiência com menos anúncio!
É o melhor preço do ano!

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

O plano para estar bem informado sobre tudo! Acesso digital ilimitado aos conteúdos dos sites, apps e acervos de todas publicações Abril.

a partir de R$ 2,00/semana

a partir de R$ 1,00/semana*
(Melhor oferta do ano!)

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

O plano completo da Quatro Rodas para ter acesso aos conteúdos exclusivos em todos os formatos: revista impressa, site com notícias 24h, edições digitais e acervos de todos os títulos Abril nos apps.

a partir de R$ 12,90/mês

a partir de R$ 9,90/mês
(Melhor oferta do ano!)

ou
ou ainda

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas. Acervos disponíveis a partir de dezembro de 2023.
*Pagamento único anual de R$52, equivalente a R$1 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.