Novo Suzuki Jimny virá ao Brasil com erros e acertos do modelo anterior
Apesar do novo design e dos novos equipamentos, jipinho mantém aspecto rústico
![Suzuki Jimny](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/10/20181002_155247-e1538631341392.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Fazer um carro moderno com vínculo profundo às suas raízes é difícil, mas a Suzuki aparentemente conseguiu isso com a quarta geração do Jimny. Isso, porém, teve seu preço, como observamos na primeira aparição pública do rústico SUV, no Salão de Paris.
O jipinho japonês ganhou pela primeira vez tecnologias impensáveis para um modelo que ainda hoje usa alavanca para seleção da tração 4×4 e reduzida.
Uma delas é a frenagem autônoma de emergência, mas também há controle de estabilidade e tração e alerta de mudança inadvertida de faixa.
![Suzuki Jimny](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/10/20181002_155313-e1538631530619.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Mas a Suzuki manteve muitas características típicas de projetos antigos, como as calhas no teto, a estrutura metálica aparente na cabine e a tampa do porta-malas sem inversão.
Apesar da peça ser quase simétrica, ela só abre horizontalmente, da esquerda para a direita. Esse sistema faz sentido em países com mão inglesa (como o Japão), mas na maioria dos mercados ela atrapalha o carregamento do minúsculo porta-malas de 83 litros.
![Suzuki Jimny Suzuki Jimny](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/06/jimny-interior-e1529351207636.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O acabamento também não fica longe de veículos populares. O plástico rígido possui bordas desalinhadas em pontos à vista do motorista e a regulagem de altura da direção faz com que o volante “caia” quando a alavanca de ajuste é solta.
O conceito rústico, que inclui a carroceria montada sobre chassi, também impactou nas provas de segurança. No teste do Euro NCAP o Jimny conquistou três estrelas na proteção a adultos.
![Suzuki Jimny Suzuki Jimny](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/06/jimny-5-e1529351180960.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Isso não deve impedir que a nova geração, que será lançada no Brasil no Salão do Automóvel de São Paulo, atraia olhares de muitos entusiastas.
Mesmo importado, o modelo deverá manter seu principal atrativo, que é o preço baixo diante da concorrência direta. Que, por sinal, é bem distinta e inclui o Troller T4 (R$ 128.994) e o novo Jeep Wrangler, cuja nova geração certamente ultrapassará os R$ 220 mil.
A penúltima geração do Jimny é fabricada em Catalão (GO) e custa R$ 69.890 na versão 4All. Segundo a HPE, empresa que representa a Suzuki no Brasil, o jipe nacional irá conviver com a nova geração, que chegará importada.
A seu favor, o novo Jimny terá o motor. Em vez do 1.3 de 85 cv e 11,2 mkgf de torque usado por aqui há 20 anos, terá o 1.5 de 102 cv e 13,2 mkgf.