BLACK FRIDAY: ASSINE a partir de R$ 1 por semana
Continua após publicidade

Novo SUV Talagon tem motor VR6 e é o maior carro já feito pela Volkswagen

Na semana em que o ID.6 roubou as atenções, outro SUV da Volkswagen precisou bater recordes para ser notado no Salão de Xangai

Por Eduardo Passos
Atualizado em 21 nov 2022, 18h54 - Publicado em 22 abr 2021, 22h58
Tamanho, potência e conforto: três coisas que sobram no Volkswagen Talagon
Tamanho, potência e conforto: três coisas que sobram no Volkswagen Talagon (Divulgação/Volkswagen)

Após certo suspense e especulação, o inédito Volkswagen Talagon foi apresentado ao público no Salão de Xangai. Desenvolvido na China, o SUV prometia dimensões avantajadas e bom desempenho. Suas qualidades, entretanto, foram além do imaginado.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

Com todos os segredos à mostra, o novo Talagon passa a ser o maior carro produzido pela Volkswagen no mundo, superando modelos como Atlas e Phideon. E se o motor 2.0 anunciado previamente já agradava, a surpresa aumentou por conta da versão de topo do gigante, que será vendida com um VR6 2.5.

Construído sobre a onipresente plataforma MQB, é notável a semelhança do Talagon com o conceito SMV, que serviu de base para seu desenvolvimento. Não há grande ousadia em termos estéticos e, de frente, o modelo chega a lembrar o irmão menor Taos, prestes a ser lançado no Brasil.

A traseira também é coerente com o resto da linha Volkswagen e vem com extensa lanterna horizontal de uma ponta a outra do porta-malas. Ao contrário de modelos como o T-Cross, entretanto, não há máscara negra sobre as luzes.

Volkswagen Talagon foi apresentado no Salão de Xangai
Modelo foi apresentado no Salão de Xangai (Divulgação/Volkswagen)

Lateralmente, o Talagon é um pouco mais ousado, com as colunas B e C enegrecidas criando o aspecto de teto flutuante. A decoração é completada por frisos cromados que vão do capô à traseira do carro que, de tão grande, faz parecerem pequenas suas rodas de aro 21’’.

Não é à toa que o novo SUV se destaca por suas dimensões: são nada menos que 515,2 cm de comprimento, 200,2 cm de largura, 179,5 cm de altura e 298 cm de entre-eixos. Isso significa que, uma vez à venda, o Talagon será o maior carro da Volkswagen em produção no mundo, superando com folga outros modelos.

Traseira conta com lanternas horizontais características da VW
Traseira conta com lanternas horizontais características da VW (Divulgação/Volkswagen)

Por não ser elétrico e, portanto, não ter um enorme conjunto de baterias, o Talagon consegue ser mais leve que o novo ID.6, pesando cerca de 2.160 kg — quase 700 kg a menos que o SUV elétrico de sete lugares que a montadora apresentou na semana passada. Ele também é mais veloz, indo bem além dos 200 km/h (contra 160 km/h de máxima do ID.6).

Continua após a publicidade
SUV supera, em comprimento, picapes como a Fiat Toro
SUV ultrapassa, em comprimento, picapes como a Fiat Toro (e com folga) (Divulgação/Volkswagen)

Até para evitar concorrência interna, o utilitário gigante contará com três opções de motores, todos sem hibridização. A básica chega aos 186 cv enquanto a intermediária, com turbocompressor, oferece 223 cv de potência e 35,6 kgfm de torque. Há tração nas quatro rodas e transmissão automatizada com dupla embreagem e sete velocidades, contribuindo para o impressionante consumo de 13,8 km/l na estrada.

Teto solar panorâmico e cadeiras
Teto solar panorâmico e cadeiras “capitão” elevam o patamar do interior do SUV (Divulgação/Volkswagen)

O destaque, entretanto, fica por conta do motor 2.5 em configuração VR6: a unidade atinge bons 299 cv de potência e 50,9 kgfm de torque, aliados à mesma transmissão automática e sistema 4Motion dos modelos mais básicos.

Continua após a publicidade
Iluminação é dimerizável e oferece 30 cores diferentes
Iluminação é dimerizável e oferece 30 cores diferentes (Divulgação/Volkswagen)

O interior do Talagon também faz bonito e abusa do couro no acabamento e estofamento dos bancos, microperfurado a fim de favorecer a ventilação. A segunda fileira é digna de classe executiva, com encostos especiais para a cabeça e sistema pneumático de massagem, com nove configurações distintas.

Telas ficam dispostas em profundidades distintas
Telas ficam dispostas em profundidades distintas (Divulgação/Volkswagen)

Ao mesmo tempo, há central multimídia de 12’’ e quadro de instrumentos de 10,25’’, dispostos em profundidade diferentes. Completando a navegação, o carro tem head-up display, auxílios de segurança e cruzeiro, conexão à internet e nove portas USB, (quatro delas em padrão Type-C) além de carregador de celular sem fio, por indução.

Continua após a publicidade
Faróis com tecnologia Matrix são um dos pontos altos do carro
Faróis com tecnologia Matrix são um dos pontos altos do carro (Divulgação/Volkswagen)

A cabine recebeu assinatura visual bem ousada, que costuma agradar o público chinês mas pode soar exagerada ao mercado brasileiro. São 14 luzes que podem projetar até 30 cores diferentes na cabine. 

Um extenso teto solar é opcional assim como a configuração de seis assentos, na qual a segunda fileira passa a contar com duas poltronas do tipo ‘capitão’.

Espaço interno definitivamente não é problema ao Talagon
Espaço interno definitivamente não é problema ao Talagon (Divulgação/Volkswagen)

Ofuscado pelo lançamento de modelos como o ID.6 e novo Polo, o Volkswagen Talagon chegou de manso mas representa um novo patamar na oferta de SUVs da montadora de Wolfsburg.

A princípio, o modelo será vendido apenas na China, fabricado em parceria com a FAW. Se depender dos elogios recebidos, entretanto, é questão de tempo para que ele seja lançado nos mercados ocidentais.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Capa Quatro Rodas Abril

Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

A melhor notícia da Black Friday

Assine Quatro Rodas e tenha acesso digital a todos os títulos e acervos Abril*.
E mais: aproveite uma experiência com menos anúncio!
É o melhor preço do ano!

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

O plano para estar bem informado sobre tudo! Acesso digital ilimitado aos conteúdos dos sites, apps e acervos de todas publicações Abril.

a partir de R$ 2,00/semana

a partir de R$ 1,00/semana*
(Melhor oferta do ano!)

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

O plano completo da Quatro Rodas para ter acesso aos conteúdos exclusivos em todos os formatos: revista impressa, site com notícias 24h, edições digitais e acervos de todos os títulos Abril nos apps.

a partir de R$ 12,90/mês

a partir de R$ 9,90/mês
(Melhor oferta do ano!)

ou
ou ainda

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas. Acervos disponíveis a partir de dezembro de 2023.
*Pagamento único anual de R$52, equivalente a R$1 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.