Novo RS Q8 tem motor mais potente da Audi e está em pré-venda por R$ 1,3 milhão
Há apenas 30 unidades disponíveis para este SUV que tem o motor de produção mais potente já feito pela Audi além de rodas aro 23"
O novo Audi RS Q8 Performance já está em pré-venda no Brasil. O SUV esportivo, que ganhou projeção internacional em 2024, quando registrou 7min36s698 em Nürburgring, tem as 30 primeiras unidades disponíveis por R$ 1.295.990.
O motor V8 4.0 biturbo foi atualizado e agora rende 640 cv e 86,6 kgfm, um ganho de 40 cv que faz dele o motor de produção em série mais potente da história da Audi. Este motor está conectado ao câmbio automático de oito marchas, que distribui a força do motor por meio da tração integral quattro.
O resultado é uma aceleração de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos e a velocidade máxima de 280 km/h. Há ainda a possibilidade de pacote opcional que libera a velocidade máxima de 305 km/h, junto com pneus Pirelli P Zero específicos.
Como o SUV pesa 2.515 kg, a marca tenta compensar na dinâmica, que tem barra estabilizadora ativa. Os dois pequenos motores elétricos são instalados em extremidades da barra estabilizadora. Em linha reta, eles desconectam as duas metades para garantir mais conforto. Mas as curvas, eles giram o estabilizador para lados opostos, reduzindo o rolar da carroceria.
O SUV ainda tem suspensão pneumática de ajuste esportivo, pelo diferencial traseiro ativo e pelo eixo traseiro dinâmico, capaz de esterçar para que contorne curvas mais rápido. Outro destaque está nos freios de cerâmica, que são de série. O novo RS Q8 Performance ainda tem enormes rodas aro 23″.
Visualmente, o RS Q8 Performance segue a identidade da linha RS, com para-choques redesenhados, comum padrão de losango e toda a extensão do para-choque é vazada, não apenas nas laterais. A grade tem padrão em colmeia tridimensional e difusor traseiro integrado às saídas de escape ovais. O logotipo bidimensional da Audi já aparece aplicado ao modelo, dentro da nova identidade da marca.
A cabine aposta em acabamento sofisticado, mas sem grandes novidades. Bancos esportivos em couro Valcona, detalhes em Alcantara, alumínio escovado e teto preto compõem o ambiente. Há espaço para cinco ocupantes e porta-malas de 604 litros, o que mantém o caráter familiar do utilitário.
Na lista de equipamentos, estão head-up display, bancos ventilados e aquecidos, som Bang & Olufsen 3D de 730 W, central multimídia com telas táteis, câmera 360º, faróis Matrix LED e lanternas OLED. Há também piloto automático adaptativo e assistentes de permanência em faixa e de tráfego cruzado. A Audi ainda permite customizações sem custo, como cores de pinças de freio e pacotes de acabamento.
As dimensões são de 5,02 m de comprimento, 1,99 m de largura, 1,69 m de altura e 2,99 m de entre-eixos. O tanque de 85 litros parece grande, mas não deve render muito diante do consumo esperado de um V8 biturbo.
