Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Novo Renault Captur é conectado, semiautônomo e híbrido… na Europa

Segunda geração do SUV compacto fica maior e muito mais tecnológica, distanciando-se ainda mais do homônimo brasileiro

Por Leonardo Felix
3 jul 2019, 18h29
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Renault Captur 2020 Europa
    Segunda geração do Renault Captur europeu (Divulgação/Renault)

    A Renault apresentou oficialmente nesta quarta-feira (3) a segunda geração do Captur europeu. Imagens vazadas já antecipavam como ficaria o visual do SUV compacto, mas agora há informações mais completas.

    De acordo com a fabricante, o Captur terá uma configuração híbrida com recarga externa na gama, assistências semiautônomas de condução e central multimídia com tela estilo tablet, incluindo internet 4G a bordo.

    Renault Captur 2020 Europa
    Modelo estreia rodas de liga leve aro 18 com desenho bastante similar às atuais (Divulgação/Renault)

    Tudo isso, claro, fica reservado ao mercado europeu.

    A plataforma, CMF-B, é nova e permitiu uma alteração de 85% dos componentes do modelo (na comparação com o Captur 1 europeu). Serão, ainda, 11 cm a mais de comprimento e 81 litros extras de volume no porta-malas.

    Continua após a publicidade
    Renault Captur 2020 Europa
    Novo Captur terá até versão híbrida (Divulgação/Renault)

    Apesar dos ganhos de dimensão, o Captur melhorou o coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx) em 2 cm, segundo a Renault, e também possui um isolamento acústico mais eficiente na cabine.

    Renault Captur 2020 Europa
    Faróis em led c om assinatura em forma de gancho vem do Mégane (Divulgação/Renault)

    Sobre o habitáculo dos passageiros, aliás, a marca afirma que o Captur ficou mais confortável, espaçoso para pernas e também mais modular. Os bancos dianteiros, por exemplo, ficaram 1,5 cm mais compridos. Já o traseiro é corrediço e desliza até 16 cm, possibilitando um aumento do volume do porta-malas a 536 litros.

    Continua após a publicidade
    Renault Captur 2020 Europa
    Lanternas também são em forma de J e com led (Divulgação/Renault)

    Há que se destacar também o desenho arrojado do console central e da alavanca de câmbio automático, ornando com a tela vertical de 9,3 polegadas do sistema Renault Easy Link. O quadro de instrumentos digital varia entre 7 e 10 polegadas.

    Renault Captur 2020 Europa
    Painel oferece três opções de cor contrastante e outras quatro para contornos de saída de ar e alavanca de câmbio (Divulgação/Renault)

    Na parte de motorização, o Captur terá três opções a gasolina da família TCe, com turbo e injeção direta: 1.0 três-cilindros de 100 cv e 1.3 quatro-cilindros em calibrações de 130 e 155 cv. Haverá ainda outras duas variantes a diesel.

    Continua após a publicidade
    Renault Captur 2020 Europa
    Modernos, bancos dianteiros são finos e possuem abas laterais proeminentes (Divulgação/Renault)

    A cereja do bolo, porém, está na inédita configuração E-Tech, híbrida plug-in, que une um motor 1.6 naturalmente aspirado a dois elétricos, um montado sobre cada eixo, e alimentados por uma bateria de 9,8 kWh.

    Dados completos de potência e autonomia ainda são segredo, mas a Renault afirma que o Captur híbrido roda até 45 km e atinge velocidade máxima de 135 km/h em modo 100% elétrico.

    Renault Captur 2020 Europa
    Central multimídia de 9,3 polegadas tela tela vertical, estilo tablet (Divulgação/Renault)
    Continua após a publicidade

    Mas o mais legal está no pacote de auxílios à condução, e não estamos falando dos faróis full-led com comutação automática de luzes em curvas.

    Renault Captur 2020 Europa
    Desenho do console central e da manopla de câmbio automático é agressivo (Divulgação/Renault)

    O Captur trará câmera de 360 graus, piloto automático adaptativo com frenagem autônoma de emergência (a até 170 km/h), assistente de estacionamento, sensores de estacionamento laterais, auxílio à manutenção em faixa, alerta de ponto cego, leitor de placas, sensor de ponto cego, detecção de tráfego traseiro.

    Tudo isso, de novo, reservado ao Velho Continente.

    Do homônimo europeu o Captur brasileiro deve herdar o visual, porém em uma reestilização que manterá a base B0 do Duster. Talvez uma ou outra dessas tecnologias também pinte, mas em doses muito mais moderadas.

    Publicidade

    Publicidade

    Consulte a Tabela KBB

    Selecione o carro que você quer vender ou comprar

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.