Novo Porsche Cayenne híbrido ganha versão intermediária por… R$ 735.000
Nova versão de intermediária está posicionada entre o E-Hybrid e o Turbo E-Hybrid e ganhou melhorias no V6 e no motor elétrico
![Porsche Cayenne S E-Hybrid](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/09/S23_1697_fine-e1695840913908.jpg?quality=70&strip=info&w=1280&h=720&crop=1)
Faz pouco tempo que a Porsche anunciou a chegada da nova geração de híbridos do Cayenne. Partindo dos R$ 690.000, o SUV estreou em duas versões: E-Hybrid e Turbo E-Hybrid, ambas com a opção de carroceria tradicional e cupê. Mas ficou faltando um meio-termo.
Isso porque o E-Hybrid é um modelo de entrada equipado com motor V6 3.0 biturbo e outro elétrico para, juntos, gerarem 470 cv — o que pode ser considerado pouco para quem pode comprar um Porsche. Já a versão topo de linha Turbo E-Hybrid é simplesmente o Cayenne mais potente já feito e traz um motor elétrico e um V8 4.0 biturbo para gerar incríveis 739 cv.
![S23_1694_fine Porsche Cayenne](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/09/S23_1694_fine-e1695840971680.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Para preencher essa lacuna de potência entre as versões, a Porsche anunciou o novo Cayenne S E-Hybrid. Mecanicamente ele é semelhante ao modelo de entrada; a diferença é que o V6 passou por revisões para gerar ainda mais potência. Nessa versão, o motor a combustão passa a gerar 353 cv sozinho, num aumento de 13 cv.
![S23_1696_fine Porsche Cayenne](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/09/S23_1696_fine-e1695840990315.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O motor elétrico, também está mais potente, passando dos 136 cv para 176 cv. O resultado dessas melhorias são 519 cv de potência e 76,4 kgfm combinados. A Porsche declara velocidade máxima de 263 km/h e tempo de 0 a 100 km/h de 4,7 s — 0,1 s mais rápido que o modelo de entrada e 1 s mais lento que o Turbo E-Hybrid.
![S23_1695_fine Porsche Cayenne](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/09/S23_1695_fine.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Já a direção é aprimorada pelo conjunto de suspensão pneumática adaptativa, que utiliza tecnologia tecnologia de 2 câmaras e 2 válvulas, permitindo escolher entre um comportamento mais dinâmico e esportivo e algo mais confortável e suave para o dia-a-dia.
![S23_1693_fine Porsche Cayenne](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/09/S23_1693_fine.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O que não muda entre as versões é a bateria. A versão intermediária segue com a mesma bateria de 25,9 kWh e com capacidade de carregamento de 11 kW. Segundo a montadora, ela fornece até 90 km de autonomia puramente elétrica, mas esses não são dados validados pelo Inmetro, que divulgará sua aferição futuramente. Ele vem com um novo carregador de bordo AC, que em fontes de energia adequadas, pode carregar o carro completamente em até duas horas e meia.
![S23_1698_fine Porsche Cayenne](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/09/S23_1698_fine-e1695840953675.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Esteticamente também não há diferenças entre as versões. Ele tem rodas de 21’’ e detalhes prateados na versão SUV, enquanto na cupê eles passam a ser pretos. A tecnologia marca presença nos faróis de LED Matrix, bancos elétricos com 14 posições de ajuste, tela de 12,3’’ para o quadro de instrumentos, de 12,6’’ para a multimídia e uma opcional de 10,9’’ para passageiro.
![S23_1692_fine Porsche Cayenne S E-Hybrid](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/09/S23_1692_fine.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O Porsche Cayenne E-Hybrid entrará em pré-venda custando R$ 735.000 na versão com carroceria SUV e R$ 765.000 na versão Coupé. As entregas estão marcadas para começar no primeiro semestre de 2024.