Nissan X-Trail que faz mais de 22 km/l tem lançamento no Brasil confirmado
SUV médio apostará na tecnologia híbrida em série, onde o motor 1.5 turbo serve apenas para gerar energia, entregando 213 cv e autonomia de carro elétrico
Uma espera de anos já tem data para acabar. O Nissan X-Trail teve seu lançamento no Brasil confirmado para o final de 2026. A nova geração do SUV médio chegará com a missão de ser a vitrine tecnológica e será o primeiro carro híbrido da Nissan vendido no Brasil.
A Nissan chegou a vender o X-Trail, de primeira (2000) e segunda gerações (2007), no Brasil e pensou seriamente em oferecer a terceira (2013), mas desistiu e há muitos anos ensaiava o lançamento desta quarta geração.
O modelo retornará com motorização híbrida e-Power, que usa o motor a gasolina apenas para gerar energia, para enfrentar do GWM Haval H6 GT aos japoneses Toyota RAV4 e Honda CR-V, todos eles também híbridos.
O X-Trail não é um híbrido comum. O sistema e-Power utiliza o motor três cilindros 1.5 turbo com taxa de compressão variável (VC-Turbo) em rotação ideal para carregar a bateria de 2,1 kWh ou fornecer energia direta para os motores elétricos, que são dois: o motor dianteiro entrega 204 cv e 33,6 kgfm, enquanto o traseiro adiciona 136 cv e 19,9 kgfm. Como o sistema gerencia a entrega de forma combinada, a potência máxima do conjunto é de 213 cv.
O destaque, porém, é a eficiência: em ciclo urbano, onde o sistema de regeneração atua mais, o consumo pode superar os 22 km/l, pelo menos com gasolina pura. Como só os motores elétricos tracionam o carro, a experiência de dirigir é de um elétrico, mas com a autonomia de um tanque de gasolina. O X-Trail e-Power acelera de 0 a 100 km/h em 7 segundos. A velocidade máxima é limitada a 180 km/h para preservar a eficiência da bateria.
O sistema de tração integral e-4ORCE atua muito além do off-road. Ele gerencia a frenagem e a aceleração de cada roda individualmente para reduzir o “mergulho” da carroceria nas frenagens e a inclinação nas curvas. O X-Trail não chega a ser pequeno, tem 4,68 m de comprimento e 2,70 m de entre-eixos. O porta-malas acomoda 575 litros na configuração de cinco lugares.
Por dentro, o X-Trail pode ter couro Nappa, duas telas de 12,3 polegadas (painel e central multimídia) e um Head-Up Display de 10,8 polegadas projetado no para-brisa. Também tem pacote ADAS (assistência ao condutor) completo, incluindo o ProPILOT Assist com Navi-link, capaz de reduzir a velocidade em curvas baseado no GPS.
O lançamento no fim de 2026 colocará o X-Trail como um produto de imagem para a Nissan. Com a tecnologia embarcada e a importação, o preço pode superar a barreira dos R$ 350.000.







