Novo Nissan Sentra 2026 fica mais moderno em tudo – menos onde precisava
Sedã adota visual mais descolado do que nunca e fica mais tecnológico, mas, ao menos para os EUA, o motor é o mesmo 2.0 aspirado
A nova geração do Nissan Sentra, enfim, foi revelada por completo como parte importante dos planos de recuperação da Nissan. Com chegada às lojas norte-americanas confirmadas ainda para este ano, o sedã está mais tecnológico e adota uma aparência futurista. Mas não espere por grandes avanços mecânicos.
Para atingir novos públicos e brigar contra os chineses, o Sentra 2026 (que já está em testes no Brasil) deixa no passado o visual mais elegante e conservador da antiga geração. Agora, a ordem é ser moderno e “dinâmico”, segundo definição da marca.
A dianteira adota faróis full led estreitos que dão sequência às linhas da grade, mas também possuem pequenos apêndices verticais nas extremidades. Por falar em grades, elas são relativamente pequenas, conforme evidenciado pelas versões “convencionais”. Na “esportiva” SR, porém, uma máscara em preto brilhante cobre grande parte do para-choque e faz parecer que ali há uma enorme grade.
Uma considerável profusão de vincos e volumes atinge a lateral do novo Sentra, que pode ter a parte superior das janelas com acabamento cromado e teto pintado em preto. As rodas variam entre 16, 17 e 18 polegadas, a depender da versão.
Na traseira, as lanternas full led são unidas por uma barra em preto brilhante, mas a iluminação não atravessa toda a tampa. Para o SR, há um pequeno spoiler instalado na extremidade da tampa do porta-malas.
O interior também se renova com a clichê solução de telas (duas de 12,3 polegadas cada) instaladas no topo do painel. No mais, as linhas são predominantemente horizontais, há iluminação ambiente com 64 opções de cores e uma quantidade relevante de comandos físicos.
Há também três elementos centrais, mas apenas dois são para saídas de ar-condicionado, já que o central guarda comandos como para volume, passar/voltar a música, pisca-alerta e função de câmera 360°.
Os equipamentos variam entre as quatro versões do Sentra – S, SV, SR e SL. Mas é possível ter itens como carregador de celulares por indução, teto solar elétrico, volante aquecido, bancos dianteiros com aquecimento, Android Auto e Apple Carplay sem fio, sistema de som premium Bose com oito alto-falantes, chave com travamento/destravamento por aproximação e 10 airbags.
Ele não poderia deixar de ter sistemas de auxílio à condução, como alerta de pontos cegos, piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência com detecção de pedestres, assistente de permanência em faixa, faróis altos automáticos e leitura de placas de velocidade.
Mecânica conservadora
Se o Nissan Sentra 2026 está mais tecnológico e descolado em visual e equipamentos, o conjunto mecânico seguiu caminho diferente e permaneceu conservador. Para os Estados Unidos, o sedã manterá o conhecido 2.0 aspirado de quatro cilindros, com injeção direta, com 151 cv de potência e 25,4 kgfm de torque.
O câmbio também será o mesmo automático do tipo CVT que, segundo a marca, passou por ajustes para ter acelerações mais “naturais e suaves”. Todas as versões, nos EUA, também ganham um novo modo Sport, que eleva a rotação do motor. Não foi dessa vez que ele adotou o aguardado 1.5 turbo de 204 cv, que talvez possa aparecer para outros mercados.
Ainda segundo a Nissan, seu sedã médio está mais silencioso e confortável, graças a modificações como uma rigidez 6% maior da carroceria em relação ao modelo anterior, ao amortecedor dinâmico aplicado ao volante (que reduz as vibrações passadas pelo asfalto), às novas válvulas dos amortecedores (que tornam as absorções de impactos mais suaves) e, por fim, às reduções nos tamanhos dos vãos entre as peças da carroceria, para reduzir níveis de ruído.
Chineses adoram as grades enormes da BMW, que não vai se render às críticas
Jeep Avenger 2026 será fabricado no Brasil junto com C3 e Aircross