Após rumores de uma aposentadoria definitiva do Nissan GT-R, a marca japonesa surpreendeu e acaba de lançar a linha 2024 do esportivo, com mudanças que parecem sutis mas são as mais significativas em muito tempo. Ainda que a mídia japonesa especulasse o fim do GT-R pela sua idade avançada (15 anos completados em 2022), tudo indica que ele estará entre nós por mais algum tempo.
A linha 2024 do modelo traz a maior renovação desde o facelift lançado em 2016. Há novos faróis e lanternas e as asas traseiras foram redesenhadas com foco na melhora aerodinâmica. A grade também recebeu um novo desenho com objetivo de melhorar o resfriamento do motor V6 e ainda reduzir o arrasto, ao mesmo tempo que abandonou o desenho mais próximo de outros Nissan mais “mundanos”.
Versões especiais
A versão Nismo segue firme e forte e além de se diferenciar pela mecânica traz uma nova asa traseira, com suportes chamados pelos designers de “pescoço de cisne” e área de superfície 10% maior. O modelo também oferece uma nova cor exclusiva da Nismo, conhecida como Stealth Gray (foto abaixo).
O GT-R T-spec é uma versão que retorna na linha 2024, se baseando no GT-R Premium e disponível em cores tradicionais conhecidas como Millennium Jade e Midnight Purple.
O T-Spec traz ainda rodas forjadas de 20 polegadas com acabamento dourado. Elas são apoiados por freios de carbono-cerâmica provenientes do GT-R Nismo, além de suspensão especialmente calibrada.
Outros destaques incluem para-lamas dianteiros mais largos, um sistema de controle dinâmico do veículo ajustado ao Nismo e emblemas especiais por dentro e por fora.
Por dentro, a edição especial traz acabamento em couro semi-anilina verde escuro e estofamento dos bancos em camurça.
Aclamado motor V6
Na mecânica não houve nenhuma mudança. O que, em alguns momentos, é uma boa notícia: afinal, o motor GT-R é frequentemente elogiado pelo bom acerto e a marca preferiu não mudar nada nesse quesito. A versão clássica traz o V6 biturbo de 3,8 litros que desenvolve 565 cv e 64,4 kgfm. Ele está acoplado a uma transmissão de dupla embreagem de seis velocidades que envia energia para um sistema de tração nas quatro rodas.
O GT-R Nismo usa uma versão atualizada desse mesmo motor e desenvolve 600 cv e 66,3 kgfm. Enquanto o V6 continua, o Nismo se beneficia de uma série de atualizações de desempenho, incluindo um novo diferencial dianteiro de deslizamento limitado. Ainda houve, segundo a marca, um “ajuste de suspensão” refinado.
O Nissan GT-R 2024 chegará às concessionárias dos EUA em março e será seguido pela variante Nismo, a ser lançada em junho.