A nova geração do Mini Cooper foi apresentada meses atrás primeiro em suas versões elétricas, mas o grupo BMW não abandonou os motores a combustão. Agora o compacto foi apresentado com opções de motores 1.5 e 2.0 a gasolina. O que foi abandonado foi o câmbio manual.
Uma diferença importante é que o nome “Cooper” está deixando de representar uma versão para identificar a carroceria hatch de duas portas, seguindo a lógica do Cabrio e do Countryman.
O design minimalista que marca essa nova geração continua presente com os motores a combustão, que só exigiram mudança na grade para uma maior passagem de ar. É uma grade com pontos flutuantes. As tomadas de ar no capô e nas laterais ficaram no passado até mesmo nos Cooper S.
Os novos faróis full-led são menores que os antigos e têm nova assinatura com duas barras horizontais dentro, ainda que a iluminação possa ser personalizada com três opções distintas. Mas as lanternas traseiras, agora triangulares, continuam com luzes inspiradas na Union Jack, a bandeira de Inglaterra.
Por dentro, o novo Mini Cooper a combustão segue o estilo das versões elétricas. Há uma única tela redonda no meio do painel com 24 cm de diâmetro, que se divide entre as informações de condução e de entretenimento. Por trás dela, há um projetor de luzes que ilumina o tecido do painel com desenhos que mudam de acordo com os modos de condução.
Por enquanto, há duas opções de motores a gasolina. O primeiro é um três-cilindros 1.5 turbo com 156 cv e 23,5 kgfm, que leva o hatch aos 100 km/h em 7,7 s com a ajuda do câmbio de dupla embreagem com sete marchas. O seletor nem é um joystick, mas um seletor no painel ao lado da chave giratória para dar partida no motor. Mas este só será lançado na Europa em julho.
O Mini Cooper S, por sua vez, terá sua produção iniciada em março com o motor quatro cilindros 2.0 turbo de 204 cv e 30,6 kgfm, com câmbio automático de oito marchas. Com ele, o 0 a 100 km/h é cumprido em 6,6 segundos. Nos EUA, o Cooper convencional terá uma versão mais mansa deste motor, mas sem números divulgados até o momento.
Tanto a nova geração do Mini Cooper quanto o novo Countryman estão com lançamento no Brasil confirmados para o segundo semestre de 2024. Contudo, os primeiros carros podem ser os Cooper E e SE, elétricos: o primeiro tem 183 cv e 29,5 kgfm de torque, garantindo aceleração de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos, e o segundo tem 217 cv e 33,6 kgfm de força, com aceleração em 6,7 segundos.