Novo Mercedes GLS tem pequenas atualizações visuais por quase R$ 1 milhão
SUV topo de linha tem sete lugares e mantém a motorização híbrida-leve; ele será vendido, por ora, em versão única
A Mercedes-Benz aproveitou 2023 para renovar sua linha de SUVs no Brasil. Depois de GLA, GLB, GLC (SUV e Coupé) e GLE (SUV e Coupé), além dos elétricos EQE SUV e EQS SUV, a marca encerra o ano com o lançamento do novo GLS. O topo de linha entre os modelos a combustão passa por atualizações visuais e chega em versão única, 450 4MATIC de sete lugares, por R$ 979.900.
As mudanças visuais do Mercedes GLS são leves, mas significativas. Na dianteira, a grade está maior e a estrela de três pontas é sustentada por quatro barras horizontais, sempre pintadas em prata fosco. O para-choque também é novo, com aberturas arredondadas nas extremidades e apliques prateados.
De lado, as novas rodas têm 21 polegadas e pneus 275/45 na dianteira e 315/40 na traseira. Já na traseira, a única novidade fica para a iluminação das lanternas de led, que adota nova assinatura.
O interior do GLS 450 4MATIC permanece quase que inalterado, exceto pelas mudanças em acabamentos e revestimentos, e pelo novo volante, com uma grande área em preto brilhante. As telas que representam a central multimídia (com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, e realidade aumentada) e o quadro de instrumentos têm 12,3 polegadas cada, e há seis saídas de ar na dianteira, sendo quatro centrais e duas laterais.
O sistema operacional foi atualizado, com novo visual para todos os modos, e o assistente de voz foi mantido. Com ele, é possível acionar funcionalidades como alteração da iluminação interior, abertura e fechamento de vidros e persianas, ou realização de chamadas.
Entre os equipamentos há telas de 11,6 polegadas para os assentos traseiros, sistema de som Burmester com 13 alto-falantes, 12 canais de amplificador separados e potência de 590 watts, ar-condicionado de quatro zonas, sistema semiautônomo de estacionamento, piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência, head-up display, teto solar panorâmico e faróis full led.
A motorização do SUV é única e combina um motor 3.0 de seis cilindros a gasolina, com 381 cv e 51 kgfm, a um sistema elétrico de 48 volts e um gerador de partida integrado. Ou seja, ele é considerado um híbrido-leve. Completa o conjunto o câmbio automático de nove marchas e a tração integral. Com esse conjunto, a Mercedes diz que o GLS 450 4MATIC vai de 0 a 100 km/h em 6,1 segundos e atinge a velocidade máxima de 250 km/h.