Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Novo Mercedes GLE agora é híbrido com motor diesel e parte dos R$ 729.900

Mercedes trouxe ao Brasil as versões mais básicas do GLE SUV e Cupê, ambos com trem de força híbrido leve de 367 cv

Por João Vitor Ferreira
9 nov 2023, 19h04
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A Mercedes está trazendo os novos GLE cupê e SUV para o Brasil. Além de novidades no design, equipamentos e tecnologia, a linha também será eletrificada, passando a ter um sistema de 48 volts para auxiliar o motor a combustão. Essa é a versão mais básica do GLE, se comparado à linha 2024 vendida em outros mercados, que agrega também versões com motorização híbrida-plug.

    Para o Brasil, a versão escolhida é a 450 d 4MATIC, que une o motor a diesel 3.0 de 6 cilindros a um Gerador de Partida Integrado (ISG) e um sistema de 48 volts. O resultado disso são 367 cv e 76,47 kgfm, 37 cv a mais que a versão anterior. 

    Mercedes GLE
    Mercedes GLE 450d 4MATIC Cupê (Divulgação/Mercedes-Benz)

    O ISG é instalado entre o motor e o câmbio e pode auxiliar nas acelerações, retomadas, deslocamento do ponto de carga, navegação inercial e na partida do Start/Stop, deixando seu funcionamento mais suave e “quase imperceptível”, como menciona a Mercedes. O câmbio é sempre automático de 9 marchas e a tração é integral 4MATIC.

    Com o novo sistema, o GLE pode ir de 0 a 100 km/h em 5,6 s e atingir 250 km/h de velocidade máxima, de acordo com a Mercedes. Os números de consumo, porém, não foram divulgados, mas podemos esperar uma boa melhora com a adição do sistema híbrido leve.

    Continua após a publicidade
    Mercedes GLE
    Mercedes GLE 450d 4MATIC SUV (Divulgação/Mercedes-Benz)

    Se sob o capô o GLE SUV e cupê são idênticos, no visual eles tem suas particularidades —  além da óbvia diferença na carroceria, é claro. Na traseira, o cupê traz lanternas maiores e mais arredondadas que o SUV. O desenho interno das duas também é diferente: no primeiro ele é em forma de barras finas, enquanto o segundo têm blocos horizontais.

    Mercedes GLE
    (Divulgação/Mercedes-Benz)

    Já na frente, os DLRs são formados por dois pontos grandes de luz no SUV, enquanto do cupê, são quatro luzes menores e há também uma fina “sobrancelha” na parte superior. A tecnologia dos faróis principais também são diferentes, sendo do tipo LED High-Performance no SUV e LED Multibeam no cupê.

    Continua após a publicidade
    Mercedes GLE
    Versão SUV é exclusivamente equipada com sete lugares (Divulgação/Mercedes-Benz)

    Mas também existem semelhanças. A Mercedes adicionou novos detalhes cromados nas tomadas de ar no para-choque dianteiro, que também teve seu desenho renovado. Na grade, a tradicional barra horizontal que corta o centro também foi mudada ganhando um novo design, sendo dupla no SUV e única no cupê.

    Compartilhe essa matéria via:

    Por ter um apelo um pouco mais esportivo, apenas a versão cupê traz o pacote de design AMG Exterior, que inclui grade de diamante, o para-choques dianteiro com acabamentos cromados, painéis laterais e revestimento dos arcos das rodas na cor do veículo, além do para-choques traseiro com difusor. Por outro lado, o SUV é o único capaz de carregar até 7 passageiros, tendo uma terceira fileira com bancos elétricos.

    Continua após a publicidade

    Mercedes GLE

    Com essas diferenças, os dois têm dimensões diferentes. Mesmo levando mais passageiros, o SUV é um pouco menor, medindo 4,92 m, contra 4,94 do cupê. O volume do porta-malas é maior no segundo: 655 l contra 630 l. Mas a situação se inverte ao rebaixar os bancos, com o SUV chegando a 2.055 l e o cupê em 1.790.

    Por dentro há diferenças no acabamento. O cupê tem como exclusividade os assentos em couro Nappa e detalhes em madeira escura, além de vir com um sistema fechamento das portas servo-assistido eletricamente.

    Mercedes GLE
    Interior do Cupê tem acabamentos em madeira e bancos em couro Nappa (Divulgação/Mercedes-Benz)
    Continua após a publicidade

    Em matéria de tecnologia, ambos são bem recheados. Eles trazem o novo volante com sensores táteis, usados para controlar o quadro de instrumentos e a central multimídia. Por falar neles, ambas são touchscreen e integradas, cada uma medindo 12,3’’. Quem não gostar da operação pelo volante, pode usar a assistente virtual do sistema MBUX através do comando “Olá Mercedes”. A montadora destaca que o sistema pode controlar a iluminação, som e até explicar funções do veículo, como encontrar o kit de primeiros socorros ou a conectar um smartphone, através do comando “ajuda”.

    GLE 450 d 4MATIC Coupé – Exteri (2)
    Mercedes GLE 450d 4MATIC Cupê (Divulgação/Mercedes-Benz)

    Para aumentar o conforto e bem-estar no interior do veículo, o GLE tem quatro zonas de ar-condicionado, teto solar panorâmico, sistema keyless go para abertura/fechamento das portas e acionamento do motor sem chave, Android Auto e Apple CarPlay sem fio, duas portas USB para o banco traseiro e sistema de iluminação ambiente com 64 cores igual ao que existe nos Mercedes-Maybach GLS e Classe S. Mas a cereja do bolo é o sistema de som Burmester Surround Sound, com 13 alto falantes e experiência de áudio imersiva do Dolby Atmos.

    Mercedes-Benz GLE SUV | 2023Mercedes-Benz GLE SUV | 2023
    Mercedes GLE 450d 4MATIC SUV (Divulgação/Mercedes-Benz)
    Continua após a publicidade

    O kit de assistentes de direção também é bem completo. O GLE traz assistente de distância ativa, assistente de direção para correção de faixa, leitura de placas e sinais de trânsito, assistente ativo de frenagem, monitor de ponto-cego e detector de pedestrs. Para ajudar nas manobras, além dos sensores de estacionamento, há também uma câmera de 360° com a função de “capô transparente”, que projeta uma imagem da parte inferior do para-choque, ajudando a desviar de obstáculos que estão fora do campo de visão.

    Os novos GLE já estão à venda e o preço parte de R$ 729.900 para o modelo SUV e R$ 833.900 para o cupê, ambos na versão 450d 4MATIC.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.