Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Novo Mercedes Classe S terá tecnologia inédita de iluminação interna

Nova geração do sedã terá 250 leds e fibra ótica para criar ambiente mais agradável e servir até para alertas

Por Thiago Silva, Igor Macario
13 ago 2020, 08h09
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Mercedes Classe S
    Painel será coberto por luzes na nova geração do sedã (Divulgação/Mercedes-Benz)

    O Mercedes-Benz Classe S tem um longo histórico de inovações tecnológicas e de itens de segurança desde seu lançamento, e a próxima geração não deverá deixar por menos.

    A Mercedes vem revelando aos poucos traços do novo modelo, e o mais recente é o interior, que deverá transcender os limites conhecidos do quesito iluminação ambiente. O modelo está prestes a ser lançado, com o evento previsto para o próximo dia 2 de setembro.

    A cabine do Classe S sempre esteve entre as melhores do mundo, e o novo modelo deverá inovar ainda mais com um feixe de luz contínuo por toda a cabine. A luz será emitida por cerca de 250 leds espalhados pelo interior, podendo iluminar superfícies inteiras, como o painel à frente do passageiro da frente.

    Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine com 64% de desconto.

    A novidade é que a luz ambiente está integrada aos assistentes de condução do sedã. O monitor de pontos cegos pode, por exemplo, tornar vermelha as luzes do lado correspondente a um obstáculo encontrado. Assim, a comunicação de um perigo fica mais eficiente do que apenas uma luz indicativa.

    Novo Mercedes Classe S terá tecnologia inédita de iluminação interna
    (Divulgação/Mercedes-Benz)
    Continua após a publicidade

    As luzes também podem ser comandads pelo sistema Energizing Comfort, que é capaz de criar um ambiente mais relaxante ou estimulante de acordo com o humor do motorista. As luzes atuam em conjunto com outro sistema, que libera diferentes fragâncias na cabine com o mesmo intuito, bem como ajusta massagem dos bancos e ar-condicionado.

    Mais tecnologia

    A cabine do novo Classe S, aliás, virá recheada de novidades importantes. Uma delas é o que deve ser uma das mudanças mais dramáticas no painel do modelo, com a adoção de uma grande tela central de 12,8 polegadas em orientação vertical. Ela vai comandar praticamente todos os sistemas do carro e diminui drasticamente a quantidade de botões no interior.

    Mercedes Classe S
    (Divulgação/Mercedes-Benz)

    Segundo a marca, são nada menos que 27 botões a menos na cabine. No entanto, a Mercedes parece ter aprendido com outras fabricantes e a parte inferior da tela conterá atalhos fixos para funções de uso constante. Ar-condicionado e rádio poderão ser operados sem a necessidade de navegar por vários menus até encontrar a função desejada.

    A tela tem ainda tecnologia OLED, que consome cerca de 30% menos energia do que uma tela de LCD convencional.

    Continua após a publicidade

    O Classe S 2021 também será o primeiro Mercedes com um head-up display com realidade aumentada. O sistema será opcional e dará a impressão de que o motorista esgtá diante de um monitor de 77 polegadas. A tecnologia 3D será usada para indicar direções do GPS, por exemplo.

    Novo Mercedes Classe S terá tecnologia inédita de iluminação interna
    (Divulgação/Mercedes-Benz)

    Compradores mais tradicionais poderão ainda optar pelo head-up display comum, que estará em todas as versões de série.

    Ainda maior

    A aguardada nova geração do Classe S virá com uma evolução da plataforma MRA em três entre-eixos possíveis, standard, alongado e estendido. Eles deverão servir à infinidade de versões das linhas convencional, AMG, Guard, Maybach e Pullman deverão oferecer.

    A versão padrão já terá respeitáveis 3,10 metros de entre eixos, sete centímetros a mais do que o modelo que sai de linha. A versão alongada chegará a 3,21 metros de entre-eixos.

    Continua após a publicidade

    E para ajudar a navegar todo esse corpanzil, o sedã terá um sofisticado sistema de esterçamento das rodas traseiras. Elas poderão virar até 10 graus, o dobro da maioria dos sistemas usados até hoje. Segundo a marca, isso deverá reduzir o diâmetro de giro do modelo para a casa dos oito metros, ante os já respeitáveis 10,2 metros do Classe S atual.

    O número não só é melhor do que o do S de hoje, mas o novo sedã será mais ágil até mesmo que o menor sedã da marca, o Classe A.

    Por fora, o visual será menos revolucionário do que a cabine. As linhas continuarão fazendo o modelo ser instantaneamente reconhecível, ainda que com um belo toque de modernidade.

    Mercedes Classe S
    Rodas traseiras podem esterçar até 10 graus para ajudar em manobras (Divulgação/Mercedes-Benz)

    A marca também investiu pesado em melhorar a aerodinâmica do sedã, que terá coeficiente de arrasto de apenas 0,22, o melhor número da categoria. Além de sistemas como grade ativa e linhas fluidas, o S será o primeiro Mercedes com maçanetas retráteis, como num Range Rover Velar.

    Continua após a publicidade

    Sob o capô, uma miríade de motores disponíveis, como de hábito nos Classe S. Desde pequenos (e valentes) quatro cilindros, até o poderoso V12 biturbo de 6,0 litros, haverá Classe S para todos os gostos.

    O V12, no entanto, será exclusivo dos luxuosos Maybach, já que a marca determinou o fim do motor na linha esportiva AMG. Isso sigifica que teremos apenas um AMG S63, e não mais um S65.

    O modelo também ganhará versões híbridas ao longo da gama. Uma delas já foi revelada, a S580e, com um motor elétrico acoplado ao 3.0 seis cilindros turbo. As baterias farão este Classe S rodar até 100 km em modo elétrico. No entanto, não devemos ver uma versão totalmente elétrica. O papel de sedã de luxo movido a eletricidade será exclusivo do EQS.

    Aliás, a próxima geração também vai marcar o fim dos Classe S cupê e conversível. Eles serão substituidos pelas próximas gerações do AMG GT e do SL, respectivamente.

    História de inovação

    O Classe S tem um histórico invejável de inovação tecnológia. Ele geralmente é o primeiro Mercedes a receber diversas tecnologias, que depois são estendidas ao restante da gama.

    Continua após a publicidade

    Descendente de uma longa linhagem de modelos de luxo alemães, o primeiro modelo a receber a alcunha Classe S foi a geração W116 de 1972. Ele foi o primeiro carro a receber airbag para o motorista e um dos primeiros carros a ganhar freios ABS. Também foi um dos primeiros veículos de passeio a usar um motor turbo diesel.

    A geração seguinte, de 1979, estreou airbags para o passageiro e a primeira bolsa inflável lateral para o motorista. Também já tinha controle de tração e cintos com pré-tensionadores.

    No início dos anos 2000, o Classe S já trazia itens como controlador de cruzeiro adaptativo, suspensão a ar e GPS com mapa no painel.

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da nova edição de Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    Novo Mercedes Classe S terá tecnologia inédita de iluminação interna
    (Arte/Quatro Rodas)
    Publicidade

    Publicidade

    Consulte a Tabela KBB

    Selecione o carro que você quer vender ou comprar

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.