Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Novo Mercedes Classe A 2023 usa impressão digital para dar a partida

Mercedes Classe A e até o Classe A Sedan passam por atualização, mas é difícil notar o que mudou neles

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
5 out 2022, 10h48
Mercedes Classe A e A Sedan
 (Divulgação/Mercedes-Benz)
Continua após publicidade

Atenção observadores mais atentos: a missão de descobrir as mudanças visuais do Mercedes Classe A para 2023 é muito difícil, especialmente sem o modelo antigo do lado para poder comparar.

Tanto o hatch quanto a versão sedã, que segue à venda apesar de não ter feito o sucesso esperado, receberam uma nova grade dianteira com um padrão de estrelas em sua trama. Também escalaram novas rodas, novo difusor no para-choque traseiro e faróis de led de série em todas as versões — o que já era uma realidade no Brasil.

Mercedes Classe A e A Sedan
(Divulgação/Mercedes-Benz)

Por dentro estão mantidas as telas de 7 polegadas para o quadro de instrumentos e 10,25 polegadas para a central multimídia, podendo ambas terem este mesmo tamanho. Muda o software, porém, para um mais intuitivo e capaz de aprender padrões do usuário, algo já disponível em Mercedes lançados recentemente.

Mercedes Classe A e A Sedan
(Divulgação/Mercedes-Benz)

O sensor de impressão digital para reconhecimento do motorista, porém, é uma novidade absoluta do novo Mercedes Classe A. É por meio do reconhecimento biométrico que o carro autoriza a partida e ajusta suas configurações para o gosto do usuário.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

O que realmente muda é o volante, com braços horizontais duplos, revestidos de couro. Mas agora há opção de materiais recicláveis de 65 a 100% para o revestimento de toda a cabine.

Mercedes Classe A e A Sedan
(Divulgação/Mercedes-Benz)

A lista de equipamentos de série foi reforçada, pelo menos para mercados onde câmera de ré e mais do que duas portas USB não faziam parte do pacote básico. O banco do motorista ainda ganhou ajuste lombar de série.

Continua após a publicidade

Há evoluções, também, no assistente de permanência em faixa, que estaria mais natural, e no sistema de estacionamento automático que passa a aceitar vagas longitudinais.

Mercedes Classe A e A Sedan
(Divulgação/Mercedes-Benz)

Quanto aos motores, agora todas as opções têm algum nível de eletrificação, independente de usarem os câmbios de dupla embreagem com sete ou oito marchas. Esse auxílio é de um sistema híbrido leve, um motor/gerador de 48V capaz de contribuir com 14 cv extras em determinadas situações para aumentar a eficiência ou até mesmo para manter a velocidade constante enquanto o motor a combustão é desligado.

Continua após a publicidade
Mercedes Classe A e A Sedan
(Divulgação/Mercedes-Benz)

Versões híbridas plug-in têm a disposição uma bateria de 10,7 kWh que teria aumentado a autonomia elétrica para além dos 72 km anteriores, mas sem especificarem o novo alcance. Neste caso a potência do motor elétrico aumentou de 102 cv para 109 cv.

Mercedes Classe A e A Sedan
(Divulgação/Mercedes-Benz)

Em resumo, os motores disponíveis são o quatro-cilindros 1.3 em versões de 136 cv (A 180) ou 163 cv (A 200), o 2.0 com 190 cv (A 220) ou 224 cv (A 250 4MATIC), e o A 250, híbrido plug-in, conserva os 218 cv.

Continua após a publicidade

Família AMG também evolui

Mercedes Classe A e A Sedan
(Divulgação/Mercedes-Benz)

A linha AMG dos Classe A continua sendo representada pelos A35 4MATIC (sedã e hatch, com 306 cv) e A45 S 4MATIC (apenas o hatch, com 421 cv), que podem se diferenciar pelo desenho de algumas novas rodas, nova base do para-choque e pelas lanternas traseiras redesenhadas.

Mercedes Classe A e A Sedan
(Divulgação/Mercedes-Benz)

Por dentro, o volante AMG Performance passa a ser sempre de série, com a vantagem de dispor de botões para controlar os três modos de funcionamento do controleo de estabilidade (ESP) e o programa de melhoria de comportamento AMG Dynamics sem que o motorista tenha que retirar as suas mãos do volante.

Continua após a publicidade
Mercedes Classe A e A Sedan
(Divulgação/Mercedes-Benz)

Estes propulsores passam a estar também equipados com o sistema híbrido leve e o 35 4MATIC trocou a caixa automática de sete velocidades pela de oito que já servia a versão mais potente.

Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.