Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Novo Mercedes-Benz EQS cobra assinatura para virar rodas e ser mais dócil

Extremamente tecnológico, Mercedes-Benz Classe S aproveita conectividade para cobrar um pouco mais por seu luxo

Por Eduardo Passos
Atualizado em 12 ago 2021, 21h20 - Publicado em 12 ago 2021, 19h58
EQS 450+ (Stromverbrauch kombiniert (NEFZ): 18,9-16,2 kWh/100 km; CO2-Emissionen: 0 g/km); Exterieur: sodalithblau; Interieur: Leder exclusiv// EQS 450+ (combined electrical consumption (NEDC): 18.9-16.2 kWh/100 km; CO2 emissions: 0 g/km); exterior: sodalith blue; interior: leather exclusive
Dependendo da versão, novo Mercedes-Benz EQS vai de 0 a 100 km/h em 4,3 s e excede 800 km de autonomia (Divulgação/Mercedes-Benz)

O Mercedes-Benz EQS é um dos veículos mais tecnológicos da atualidade. Elétrico, recheado de telas e extremamente luxuoso como um bom Classe S, o sedã elétrico teve seus preços revelados nesta semana e, cotado a menos de R$ 1 milhão de reais, até que não surpreendeu dado o que o oferece.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

A questão é que, na verdade, nem tudo é questão de dinheiro. Ou até é, mas, como um bom invento dos anos 2020, depende de pagamentos. Não estamos falando apenas de serviços de entretenimento: até o esterçamento do eixo traseiro da nova “limusine elétrica” poderá ser pago à parte, mensalmente.

Com 3,2 m de entre-eixos e 5,2 m de comprimento, a função é especialmente útil para facilitar a manobra da “barca” em espaços apertados, como praxe nas cidades europeias, girando as rodas traseiras em direção contrária às dianteiras. O “modo caranguejo” também funciona alinhado ao eixo da frente, nesse caso contribuindo para a estabilidade da direção a fim de que o champanhe derrame nos bancos de trás.

Continua após a publicidade
EQS 580 4MATIC (Stromverbrauch kombiniert (NEFZ): 19,6-17,6 kWh/100 km; CO2-Emissionen: 0 g/km); Exterieur: diamantweiß; Interieur: Leder nappa beige;Stromverbrauch kombiniert (NEFZ): 19,6-17,6 kWh/100 km; CO2-Emissionen: 0 g/km*EQS 580 4MATIC (combined electrical consumption (NEDC): 19.6-17.6 kWh/100 km; CO2 emissions: 0 g/km); exterior: diamond white; interior: leather nappa beige;Combined electrical consumption (NEDC): 19.6-17.6 kWh/100 km; CO2 emissions: 0 g/km*
Esterçamento das rodas traseiras facilita a vida do sedã, tão comprido quanto uma Toyota Hilux (Divulgação/Mercedes-Benz)

É coisa para poucos, mas o esterçamento traseiro já vem sendo usado em outros gigantes, como o GMC Hummer EV e a futura Chevrolet Silverado elétrica. A diferença é que, no caso do EQS, a deriva das rodas é limitada a 4,5º, sendo necessário pagar uma assinatura para explorar toda a capacidade do sistema que já está presente no carro. 

Mercedes-EQ, EQS, Interieur, MBUX Hyperscreen Mercedes-EQ, EQS, Interior, MBUX Hyperscreen
Contratação dos serviços pode ser feita pela tela conjunta de 56” (Divulgação/Mercedes-Benz)

Como nada do sedã elétrico é barato, a funcionalidade custa €1.547, ou cerca de R$ 9.500 na conversão direta. Por esse valor é possível liberar até 10º graus de esterçamento, permitindo diâmetro de giro de apenas 10,9 m. Caso o comprador prefira economizar, basta acessar a loja de aplicativos da Mercedes e liberá-lo pelo valor promocional de €489 anuais — aproximadamente R$ 3.016.

Continua após a publicidade
Muitos donos de EQS viajarão, na verdade, no banco de trás
Muitos donos de EQS viajarão, na verdade, no banco de trás (Divulgação/Mercedes-Benz)

A contratação do serviço ocorre diretamente na tela multimídia MBUX Hyperscreen, que se estende ao longo de todo o painel. Logo que o serviço é ativado um módulo de comunicação envia sinais de rádio ao veículo, que passa a usar todo seu potencial.

Segundo a Mercedes, o serviço de atualização via internet (OTA) será expandido aos poucos. Também há planos para amostras grátis e períodos de teste, a fim do condutor avaliar a real necessidade das funções.

EQS 580 4MATIC (Stromverbrauch kombiniert (NEFZ): 19,6-17,6 kWh/100 km; CO2-Emissionen: 0 g/km); Exterieur: Edition 1, high tech silber/obsidianschwarz; Interieur: Leder nappa grau;Stromverbrauch kombiniert (NEFZ): 19,6-17,6 kWh/100 km; CO2-Emissionen: 0 g/km*EQS 580 4MATIC (combined electrical consumption (NEDC): 19.6-17.6 kWh/100 km; CO2 emissions: 0 g/km); exterior: Edition 1, high tech silver/obsidian black; interior: leather nappa grey;Combined electrical consumption (NEDC): 19.6-17.6 kWh/100 km; CO2 emissions: 0 g/km*
Porta-malas de 622 litros é maior e mais silencioso que muitos estúdios musicais (Divulgação/Mercedes-Benz)
Continua após a publicidade

Outros itens já à assinatura incluem o pacote sonoro Roaring Pulse (€89/ano a partir do 13º mês), que compensa o silêncio do carro com ruídos que, nesse caso, incluem sons da natureza. Há outros modos à disposição, a fim de quebrar o isolamento que envolve desde rearranjo do já discreto motor elétrico até espumas especiais, barreiras isolantes ao redor da carroceria e até maçanetas retráteis a fim de evitar barulho de vento.

Mercedes-EQ, EQS 580 4MATIC, Exterieur, Farbe: hightechsilber/obsidianschwarz, AMG-Line, Edition 1;( Stromverbrauch kombiniert: 20,0-16,9 kWh/100 km; CO2-Emissionen kombiniert: 0 g/km);Stromverbrauch kombiniert: 20,0-16,9 kWh/100 km; CO2-Emissionen kombiniert: 0 g/km*Mercedes-EQ, EQS 580 4MATIC, Exterior, colour: high-tech silver/obsidian black, AMG-Line, Edition 1; (combined electrical consumption: 20.0-16.9 kWh/100 km; combined CO2 emissions: 0 g/km);Combined electrical consumption: 20.0-16.9 kWh/100 km; combined CO2 emissions: 0 g/km
Aerodinâmica incrível contribui para economia e silêncio da cabine (Divulgação/Mercedes-Benz)

Outra função disponível na loja virtual é o modo Condutor Iniciante, que facilita a vida de quem precisa domar o EQS, com até 523 cv e 87,2 kgfm. Para tanto, o limite de velocidade é reduzido de 208 km/h para apenas 120 km/h, sem opção de desligar o controle de estabilidade. Os modos esportivos também são inabilitados e o comando eletrônico do carro suaviza todas as suas reações. De brinde, o pacote inclui animações exclusivas e joguinhos como Tetris e Sudoku.

EQS 450+ (Stromverbrauch kombiniert (NEFZ): 18,9-16,2 kWh/100 km; CO2-Emissionen: 0 g/km); Exterieur: sodalithblau; Interieur: Leder exclusiv// EQS 450+ (combined electrical consumption (NEDC): 18.9-16.2 kWh/100 km; CO2 emissions: 0 g/km); exterior: sodalith blue; interior: leather exclusive
Motorista iniciante? É possível amansar a fera mediante pagamento (Divulgação/Mercedes-Benz)
Continua após a publicidade

Como a função é claramente voltada a motoristas de ricaços, cabe ao dono do carro ligá-la e desligá-la, sempre através de senha e outros mecanismos de segurança. E caso seja monossilábico ou precise poupar a garganta, o dono pode assinar função em que o próprio carro trata de se apresentar a novos ocupantes, explicando com a delicadeza de um cicerone todas as suas tecnologias.

Interessados em adquirir o novo Mercedes-Benz EQS já podem reservá-lo nos países da Europa Ocidental, onde a versão de 333 cv parte do equivalente a R$ 655.480. Quem optar pela versão 580 4MATIC, topo-de-linha, desembolsará no mínimo o equivalente a R$ 835.490.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Edição de julho
A edição 747 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (Quatro Rodas/Quatro Rodas)
Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.