Novo Mercedes-AMG E53 é híbrido plug-in com até 603 cv de potência
Com uma versão sedã e outra perua, o novo E53 AMG traz acabamento esportivo e mais agressivo em comparação a outros modelos Classe E
A nova geração do Mercedes Classe E, chamada W214, ganhou sua primeira versão de alto desempenho desenvolvida pela AMG. O AMG E53 Hybrid 4Matic+ está disponível tanto na carroceria sedã quando perua e combina mecânica híbrida plug-in mais potente com visual esportivo.
Embora que ainda esteja posicionado abaixo do futuro carro chefe da Mercedes em desempenho, o E63, o novo E53 apresenta um grande avanço em comparação ao seu antecessor em termos de potência e desempenho.
Com tecnologia híbrida plug-in, as duas versões do Mercedes-AMG E53 estão equipadas com o seis-cilindros 3.0 biturbo e um único motor elétrico, com uma potência combinada de 577 cv: são 443 cv do motor 3.0 e 161 cv do elétrico. Porém, com pacote opcional AMG Dynamic Plus, essa potência pode chegar a impressionantes 603 cv quando o modo Race Start está ativado.
Todas as versões têm câmbio AMG Speedshift TCT 9G, automático de 9 marchas. Como resultado desta configuração, a variante sedã consegue ir de 0 a 100 km/h em apenas 3,8 segundos, o que é 0,7 segundos mais rápido que o E53 antigo. Já para versão perua, o seu tempo é de 3,9 segundos.
Além de aumentar a potência, a tecnologia híbrida plug-in (PHEV) permite que o novo E53 rode apenas em modo elétrico a até 140 km/h. As baterias de 21 ou 22 kWh oferecem uma autonomia entre 90 e 101 km no ciclo WLTP. A recarga pode ser feita a uma potência de até 60 kW, indo de 10% a 80% em cerca de 20 minutos.
Mudanças estéticas e mecânicas
Como já esperado, o Mercedes E53 tem toda a preparação que é praxe nos AMG, como chassi reforçado, configuração de suspensão esportiva com amortecimento adaptativo e ajustável, sistema de freio de alto desemprenho e eixo traseiro direcional. Além disso, o pacote AMG Dynamic Plus adiciona um diferencial de bloqueio de eixo traseiro controlado eletronicamente, freios ainda maiores na frente e coxins dinâmicos do motor.
O visual também traz detalhes mais agressivos, para se diferenciar de versões civís do Classe E. A frente está equipada com uma grade iluminada AMG exclusiva e com entradas de ar maiores no para-choque.
O perfil carrega para-lamas dianteiros mais largos, saias laterais maiores e um novo conjunto de rodas de liga leve de 19 polegadas, que podem ser atualizadas para um conjunto maior de 20 polegadas.
Indo para a traseira, há saídas de escape quádruplas e um spoiler, diferenciando os modelos de acabamentos menos potentes da linha AMG. Como de praxe, a Mercedes disponibiliza como opcional os pacotes AMG Exterior Night e AMG Carbon Exterior Package para quem quer gastar mais dinheiro em cromo preto ou fibra de carbono.
No interior há o mesmo acabamento luxuoso que nós conhecemos, mas com foco na esportividade. Os bancos AMG são estofados em couro artificial Artico e microfibra com costuras em vermelho. O volante AMG é todo revestido em couro Nappa, enquanto o painel tem acabamento em madeira e um material cinza. Além disso, é possível observar três grandes telas, uma para o painel de instrumentos, outra de infoentretenimento e a última na frente do banco do passageiro.
O Mercedes-AMG E53 Hybrid 4Matic+ disponível para encomenda na Europa muito em breve. Ainda não se sabe se o modelo virá para o Brasil, mas, caso venha, será apenas a partir de 2025. Valores ainda não foram divulgados pela marca.