Novo Land Rover Discovery Sport chega ao Brasil em 2020 e será nacional
Além do SUV, único modelo nacionalizado, grupo trará os importados Range Rover Velar SVA, Jaguar XE e F-Pace SVR, que chegam já neste ano
A Jaguar Land Roveranunciou no Salão de Frankfurt o cronograma de próximos lançamentos para o Brasil com quatro veículos, que chegam ao país entre outubro deste ano e o início de 2020.
Os modelos são: Discovery Sport, Velar SVAutobiography, Jaguar XE e Jaguar F-Pace SVR. Veja o que cada um deles vai trazer.
Discovery Sport
O facelift do Discovery Sport 2020 será lançado no início do próximo ano e continuará a ser montado em Itatiaia (RJ). O SUV médio mais vendido da marca chega ao mercado prometendo mais eficiência, tecnologia, versatilidade, segurança e conforto.
O veículo traz design levemente retocado em relação à versão anterior.
No interior, mantém a estrutura 5+2, porém com novidades de entretenimento e também conectividade, por conta da central multimídia Touch Pro de 10,25 polegadas compatível a Apple CarPlay e Android Auto.
O SUV conta também com o quadro de instrumentos de 12,3 polegadas.
A tecnologia também ajuda na condução. O retrovisor interno se transforma em tela de vídeo, transmitindo as imagens em tempo real da traseira do veículo, aumento em 50 graus o campo de visão do condutor.
Como a câmera está instalada na tampa traseira, o visor fica com imagem limpa, sem que os passageiros da segunda (ou terceira) fileira atrapalhem a visão de quem dirige.
A visão também é auxiliada na parte frontal, já que o veículo conta com o “capô invisível”, por conta das imagens captadas pela câmera na parte inferior da frente do carro e que é transmitida para a tela touchscreen no habitáculo.
O interior ainda tem carregador por indução e a introdução do ponto de acesso WiFi e 4G, ao lado dos pontos de carga USB e 12 volts. Passageiros das segunda e terceira fileiras do carro poderão controlar individualmente o sistema do ar-condicionado.
O automóvel conta também com o Smart Settings, sistema que inteligência artificial que compreende as preferência do motorista, ajustando assento, música, clima e posicionamento do volante.
Na Alemanha, o veículo foi apresentado com três versões de motores a gasolina e quatro a diesel.
No Brasil, o SUV deve seguir com as mesmas opções da versão anterior: 2.0 turbo flex de 240 cv e 34,6 mkgf; 2.0 turbo a diesel de 180 cv e 35 mkgf; 2.0 biturbo diesel de 240 cv e 51 mkgf, todos da família Ingenium.
Além disso, o câmbio também deve ser o mesmo: ZF automático de nove marchas e sistema de tração integral inteligente.
Em sua nova versão, o Discovery vai contar com tração integral e o Terrain Response 2 de série, que já equipa o Evoque. O sistema permite que o condutor escolha entre cinco modos de direção ou então que tal ajuste seja automático.
Na parte de segurança, o SUV vem equipado com sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera de ré, frenagem autônoma de emergência, assistente de troca de faixa, monitor de condição do motorista, controle de cruzeiro e limitador de velocidade.
Ele ainda possui direção semiautônoma. Em caso de colisão, oferece airbag para pedestres no capô e três pontos Isofix para manter os ocupantes em segurança.
Na Europa, o novo Discovery Sport estará disponível nas versões S, SE, HSE e R-Dynamic. A ver quais delas serão vendidas no Brasil.
Velar SVAutobiography
O futurista Range Rover Velar ganhará uma nova versão no fim deste ano, SVA, incrementada pela Rover Special Vehicle Operations, ala especial da empresa.
Em vez do V6 usado nas versões convencionais, o Velar SVA virá importado com um V8 supercharged de 5 litros com 550 cv e 69,4 mkgf de torque, gerenciado por transmissão automática de oito velocidades com tração integral.
Com essas especificações, o SUV acelera de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos e chega à máxima de 274 km/h. Com aumento da potência, os freios e o sistema de suspensão receberam melhorias.
Além disso, conta com um pacote opcional de fibra de carbono para a parte interna, que também pode receber modificações nos pedais.
Novo Jaguar XE
O Jaguar XE reestilizado deve pintar no Brasil no próximo mês. Para dar um ar mais esportivo ao sedã, a fabricante decidiu fazer a nova produção inspirada no esportivo F-Type.
Visualmente, o veículo conta com aberturas frontais maiores, novos faróis em formato de “J” e lanternas em led, além de para-choque traseiro redesenhado e rodas de 18 polegadas.
O modelo ainda recebe o pacote R-Dynamic, que inclui modificações externas e internas. O proprietário pode introduzir bancos esportivos, se quiser, além de detalhes cromados na cabine e rodas personalizadas.
A marca afirma que o Jaguar XE é o mais inteligente artificialmente e também o mais conectado da marca. O veículo conta com o sistema infotainment Touch Pro Duo da Jaguar, que vem do I-Pace, que conta com um par de telas sensíveis ao toque.
Além disso, o sedã vem com sistema para recarga sem fio para smartphones e Smart Settings, que se adapta aos gostos do dono. Assim como no Discovery Sport, está presente a câmera para retrovisor interno.
O sedã pode ser encontrado na versão diesel Ingenium e gasolina. O motor a gasolina será 2.0 e contará com duas versões: P250, de 250 cv, e P300, de 300 cv.
O XE tem câmbio automático com tração traseira ou integral. Na versão a gasolina de 300 cv e tração integral, o veículo vai de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos.
O XE estará disponível com os seguintes acabamentos: S, SE e HSE. Todos eles terão o opcional R-Dynamic.
Jaguar F-Pace SVR
O novo Jaguar F-Pace SVR foi projetado pela Special Vehicle Operations (SVO) e chega em outubro ao Brasil 44% mais potente que a versão vigente.
Com seu V8 supercharged de 5 litros a gasolina, de 550 cv e 69,3 mkgf, o SUV vai de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos com a máxima de 283 km/h.
Tecnologicamente, trará 4G e Wifi para oito dispositivos e central multimídia TouchPro de 10 polegadas e painel de instrumentos de 12,3 polegadas.