Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Novo Land Rover Defender V8 traz muita tecnologia e motor “raiz” de 532 cv

Defender de série mais potente já feito, utilitário V8 também recebeu novidades tecnológicas e visuais — sem se esquecer da tradição

Por Eduardo Passos
25 fev 2021, 14h25
Há Defender híbrida, mas o modelo V8 se manteve
Há Defender híbrida, mas o modelo V8 se manteve “imaculado” (Divulgação/Land Rover)

Moderna sem abrir mão do seu legado, a Land Rover apresentou, nesta terça-feira (25), o novo e aguardado Defender V8. Trata-se da versão de série do modelo mais potente já feita, com direito a compressor mecânico e ajustes exclusivos, até mesmo por ser muito mais poderoso que os 2.0 de quatro cilindros, a diesel ou gasolina. .

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 7,90

Há também novas opções estéticas, melhorias em sistemas tecnológicos e leves rearranjos no design das variantes 90 e 110, sempre atentas à herança que a fabricante faz questão de exaltar.

O Defender V8 já vinha sendo aguardado há alguns meses e, a princípio, a expectativa agradou. O novo motor 5.0 justifica seu destaque e entrega 532 cv de potência e 63 kgfm de torque, capazes de levar o Defender 90 à velocidade máxima de 240 km/h, indo de 0 a 100 km/h em cerca de 5,2 segundos.

Continua após a publicidade
Menor, variante 90 passa tranquilamente dos 200 km/h e traz mecanismos para rodagem estável
Menor, variante 90 passa tranquilamente dos 200 km/h e traz mecanismos para rodagem estável (Divulgação/Land Rover)

Também há novos ajustes de suspensão e transmissão, no que a marca classificou como a “o mais rápido e dinamicamente satisfatório Defender feito”. Para tanto, o 4×4 traz câmbio automático de oito marchas, novas taxas de oscilação e compressão das molas e sistema diferencial eletrônico remodelado.

Motor V8 é nada modesto em suas especificações
Motor V8 é nada modesto em suas especificações (Divulgação/Land Rover)

“Nosso foco de engenharia foi otimizar a calibração do trem de força do Defender, buscando entregar, simultaneamente, performance responsiva na estrada e controle fino fora dela – tudo sem comprometer sua imparável capacidade em todos os terrenos e sua habilidade em atravessar corpos d’água”, comentou o gerente sênior da Jaguar Land Rover, Iain Gray.

Continua após a publicidade
Freios em azul Xenon são marca registrada do Defender V8
Freios em azul Xenon são marca registrada do Defender V8 (Divulgação/Land Rover)

A Land Rover ainda preparou um novo modo de direção dinâmico dentro do sistema Terrain Response, a fim de auxiliar a condução da fera em terrenos desafiadores. Tudo isso se soma à ação coordenada do torque vetorizado, controle de tração e controle de guinada, além da aceleração ágil que mantém o Defender sempre na mão do motorista.

Externamente, tem decalques exclusivos, escapamento quádruplo com canos remodelados e rodas de aro 22 (os discos de freio, por si, vêm em aro 20). O som do motor também foi equalizado e, caso queira, o condutor pode optar por uma condução mais silenciosa – ou sem graça, diriam os puristas.

Inspiração no passado é vital à Land Rover, que também não abre mão de inovar
Inspiração no passado é vital à Land Rover, que também não abre mão de inovar (Divulgação/Land Rover)
Continua após a publicidade

Por dentro o carro faz jus ao preço, vindo com bancos em couro Ebony Windsor com detalhes em camurça e Robustec. Ao mesmo tempo, há acabamento em Alcantara no volante e cetim tátil cromado na alavanca de câmbio.

Conforto é abundante, mas nada além do esperado à faixa de preço
Conforto é abundante, mas nada além do esperado à faixa de preço (Divulgação/Land Rover)

A central multimídia também é nova, e mesmo com 11,4 polegadas fica pequena no amplo anterior. Batizada de Pivi Pro, ela é 60% maior que sua antecessora e conta com vidro curvo, a fim de facilitar a visão do condutor.

Tela se une elegantemente ao interior, sem parecer um corpo estranho
Tela se une elegantemente ao interior, sem parecer um corpo estranho (Divulgação/Land Rover)
Continua após a publicidade

Ainda que suporte as interfaces Android Auto e Apple Carplay, a Land Rover investiu pesado no seu sistema nativo, que usa aprendizado de máquina para compreender o itinerário do proprietário e oferecer os melhores caminhos, ao passo que os celulares podem ser carregados sem fio e ainda contam com um potencializador de sinal 4G e Wi-Fi, para funcionar mesmo em localidades mais inóspitas.

Versão de topo, Defender V8 Carpathian vem com detalhes em preto, adesivos exclusivos e o que a Land Rover definiu como
Versão de topo, Defender V8 Carpathian vem com detalhes em preto, adesivos exclusivos e o que a Land Rover definiu como “última expressão em design, performance e durabilidade” (Divulgação/Land Rover)

Inicialmente à venda no Reino Unido, o Defender V8 90 parte de R$ 766.000, na cotação atual. Já a versão 110 começa em R$ 787.000. Há apenas opção de cor em cinza, preto e branco, além de pacote adicional de cromagem dos acessórios.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

QR - CAPA 742 - FEVEREIRO
(Arte/Quatro Rodas)
Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.