Novo Kia Seltos tem plataforma do Hyundai Creta e motor turbo de 198 cv
SUV compacto abre mão de sistema híbrido e tem motor 1.6 turbo ainda mais potente que o do novo Sportage
Irmão de plataforma do Hyundai Creta, o Kia Seltos 2024 está no Salão de Los Angeles com visual atualizado e mecânica mais potente.
O Seltos chegou a ter unidades testadas no Brasil. Mas a estratégia da Kia de vender apenas híbridos e elétricos no Brasil distanciou o SUV compacto do país. Agora atualizado, o Seltos passou a ser até mais potente que o Kia Sportage.
Se nas versões de entrada o Kia Seltos usa um motor 2.0 aspirado de 149 cv (18 cv mais fraco que o 2.0 do Creta) e com câmbio CVT (em vez de um automático de seis marchas), versões mais caras usam um novo motor 1.6 turbo com injeção direta com 198 cv, um ganho de 18 cv sobre o mesmo 1.6 turbo usado pelo Sportage, que aqui no Brasil é um híbrido leve.
Com o motor mais potente, o SUV da Kia trocou o câmbio automatizado de dupla embreagem de sete marchas por um automático de oito marchas.
Em termos de segurança, o novo Seltos ganhou frenagem autônoma de emergência com reconhecimento de pedestres e ciclistas, monitor de pontos cegos e assistente de limite de velocidade inteligente. Farol alto automático, assistente de faixa e câmera de ré são de série, mas piloto automático adaptativo é opcional.
O que muda no visual?
O Kia Seltos 2024 tem alterações cosméticas no visual, como uma grade dianteira maior com barras cromadas no meio que servem para prolongar as barras dos faróis. Para-choque também está modificado e ganhou faróis de neblina de leds.
A traseira tem para-choque mais robusto e novas lanternas que se interligam por uma barra iluminada. Completam as mudanças novas rodas de liga leve de até 18 polegadas.
Na cabine, passa a oferecer duas telas de 10,25 polegadas integradas na mesma moldura, uma para o quadro de instrumentos e outra para a central multimídia. Ao contrário das versões destinadas ao mercado sul-coreano, o Kia Seltos vendido nos EUA ainda têm alavanca de câmbio e não um seletor giratório.