A Hyundai apresentou ao mundo a nova geração do Santa Fe. O SUV passou por uma mudança radical no visual e se tornou, praticamente, um novo carro. Com todas essas mudanças há algumas curiosidades que não se vê com frequência na indústria.
Se você colocar a geração passada lado a lado com a nova é impossível dizer que eles são o mesmo carro. O Santa Fe deixou o visual de SUV de shopping de lado e agora tem um estilo mais quadradão, bem semelhante ao Land Rover Defender.
A dianteira tem grade com um padrão bonito de faróis em forma de H e são interligados por uma barra iluminada. Na traseira o padrão se repete e as luzes são posicionadas na parte inferior do porta-malas, indo de ponta a ponta. De acordo com a Hyundai, essa posição foi escolhida para que a quinta porta pudesse ter a maior abertura possível.
Além do novo visual, o Santa Fe também cresceu. O comprimento e o entre eixos aumentaram para 4,83 m e 2,81 m, respectivamente. No interior, segundo a marca, isso reflete em mais espaço para as pernas, aumentando o vão entre os bancos em 35 mm na segunda fileira — 1,07 m no total — e em 15 mm na terceira. — 76,1 cm no total.
Mas não é só pelo design e tamanho que o novo Santa Fe chama atenção. O SUV tem algumas particularidades que não são comuns de vermos em outros veículos. Um bom exemplo está escondido na coluna C.
Para facilitar o acesso ao teto, a Hyundai instalou uma pequena alça de apoio na coluna C do Santa Fe. Elas são dobráveis e quase não dá pra perceber que estão lá, mas vão ajudar o motorista a tirar as coisas presas no bagageiro.
Passando para a parte de dentro, há mais um absurdo. Existem dois porta-luvas, o que por si só já é bem incomum. Porém, um deles funciona como um esterilizador de objetos pessoais. Basta colocar seu celular ou carteira que, usando raios UV, o compartimento vai deixá-los livres de germes e bactérias.
No painel há uma grande tela, que se divide entre o quadro de instrumentos e a central multimídia, cada uma com 12,3 polegadas. Mais abaixo, há um terceiro display sensível ao toque exclusivo para o ar-condicionado. Se você é daqueles que se incomoda com esse tipo de tecnologia, não se preocupe, pois também há botões giratórios mais tradicionais.
O console central tem dois andares e, na parte de cima, pode carregar até dois celulares simultaneamente. Ele também abriga um porta-objetos especial, que pode ser aberto de duas maneiras diferentes para ser acessado tanto pelos ocupantes da cabine, quanto pelos passageiros da segunda fileira.
O Hyundai Santa Fe padrão tem sete lugares. Porém, é possível optar por mais conforto e adicionar os Relaxation Seats na segunda fileira. Essas poltronas individuais trazem recursos como ajustes elétricos e o SUV passa a ter a capacidade reduzida para seis ocupantes.
Em questão de motorização o Santa Fe 2024 terá diferentes opções dependendo da região. A versão híbrida plug-in será exclusiva para a Europa e combina um motor 1.6 turbo de 160 cv, que combinado com o sistema elétrico chega aos 271 cv e 27 kgfm. Já a híbrida plena, vendida mundialmente, usa uma versão de 180 cv do mesmo motor e tem o mesmo torque. Ambos trazem câmbio automático de seis marchas.
Há também opções puramente a combustão. A mais potente é equipada com motor 2.5 turbo de 181 cv e 43 kgfm combinado com câmbio DCT de oito marchas, podendo ir de 0 a 100 km/h 8 segundos. Embora seja menos potente, ele é mais rápido que o plug-in, que faz a aceleração em 9,5 s.
Alguns mercados receberão ainda um modelo com motor 2.5 aspirado e menos potente. Ele tem 194 cv e 25 kgfm e é acoplado a uma transmissão automática de oito marchas.
O Santa Fe começa a ser vendido já no final de agosto em sua terra natal, a Coreia do Sul. Para outros mercados como Estados Unidos e Europa, a estreia está marcada só para 2024. A Hyundai revelou ainda um versão off-road chamada de XLT, porém, disse que se trata apenas de um conceito que não irá para produção. Os preços não foram especificados.