Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Novo Hyundai Santa Fe tem escada escondida e até porta-luvas esterelizador

Hyundai Santa Fe 2024 tem visual quadradão e traz itens interessantes como um segundo porta-luvas capaz de esterelizar objetos com raios UV

Por João Vitor Ferreira
11 ago 2023, 14h17
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A Hyundai apresentou ao mundo a nova geração do Santa Fe. O SUV passou por uma mudança radical no visual e se tornou, praticamente, um novo carro. Com todas essas mudanças  há algumas curiosidades que não se vê com frequência na indústria.

    Se você colocar a geração passada lado a lado com a nova é impossível dizer que eles são o mesmo carro. O Santa Fe deixou o visual de SUV de shopping de lado e agora tem um estilo mais quadradão, bem semelhante ao Land Rover Defender.

    Hyundai Santa Fe
    (Divulgação/Hyundai)

    A dianteira tem grade com um padrão bonito de faróis em forma de H e são interligados por uma barra iluminada. Na traseira o padrão se repete e as luzes são posicionadas na parte inferior do porta-malas, indo de ponta a ponta. De acordo com a Hyundai, essa posição foi escolhida para que a quinta porta pudesse ter a maior abertura possível.

    Hyundai Santa Fe
    (Divulgação/Hyundai)

    Além do novo visual, o Santa Fe também cresceu. O comprimento e o entre eixos aumentaram para 4,83 m e 2,81 m, respectivamente. No interior, segundo a marca, isso reflete em mais espaço para as pernas, aumentando o vão entre os bancos em 35 mm na segunda fileira —  1,07 m no total —  e em 15 mm na terceira. — 76,1 cm no total.

    Continua após a publicidade

    Mas não é só pelo design e tamanho que o novo Santa Fe chama atenção. O SUV tem algumas particularidades que não são comuns de vermos em outros veículos. Um bom exemplo está escondido na coluna C.

    Hyundai Santa Fe
    Alça escondida auxilia na hora de subir para o teto (Divulgação/Hyundai)

    Para facilitar o acesso ao teto, a Hyundai instalou uma pequena alça de apoio na coluna C do Santa Fe. Elas são dobráveis e quase não dá pra perceber que estão lá, mas vão ajudar o motorista a tirar as coisas presas no bagageiro.

    Continua após a publicidade
    Hyundai Santa Fe
    Para garantir a grande abertura do porta-malas, as luzes traseiras foram movidas para a parte inferior (Divulgação/Hyundai)

    Passando para a parte de dentro, há mais um absurdo. Existem dois porta-luvas, o que por si só já é bem incomum. Porém, um deles funciona como um esterilizador de objetos pessoais. Basta colocar seu celular ou carteira que, usando raios UV, o compartimento vai deixá-los livres de germes e bactérias.

    Hyundai Santa Fe
    O porta-luvas superior pode esterilizar objetos com radiação UV (Divulgação/Hyundai)

    No painel há uma grande tela, que se divide entre o quadro de instrumentos e a central multimídia, cada uma com 12,3 polegadas. Mais abaixo, há um terceiro display sensível ao toque exclusivo para o ar-condicionado. Se você é daqueles que se incomoda com esse tipo de tecnologia, não se preocupe, pois também há botões giratórios mais tradicionais.

    Continua após a publicidade
    Hyundai Santa Fe
    (Divulgação/Hyundai)

    O console central tem dois andares e, na parte de cima, pode carregar até dois celulares simultaneamente. Ele também abriga um porta-objetos especial, que pode ser aberto de duas maneiras diferentes para ser acessado tanto pelos ocupantes da cabine, quanto pelos passageiros da segunda fileira.

    Hyundai Santa Fe
    (Divulgação/Hyundai)

    O Hyundai Santa Fe padrão tem sete lugares. Porém, é possível optar por mais conforto e adicionar os Relaxation Seats na segunda fileira. Essas poltronas individuais trazem recursos como ajustes elétricos e o SUV passa a ter a capacidade reduzida para seis ocupantes. 

    Continua após a publicidade
    Hyundai Santa Fe
    (Divulgação/Hyundai)

    Em questão de motorização o Santa Fe 2024 terá diferentes opções dependendo da região. A versão híbrida plug-in será exclusiva para a Europa e combina um motor 1.6 turbo de 160 cv, que combinado com o sistema elétrico chega aos 271 cv e 27 kgfm. Já a híbrida plena, vendida mundialmente, usa uma versão de 180 cv do mesmo motor e tem o mesmo torque. Ambos trazem câmbio automático de seis marchas.

    Hyundai Santa Fe
    (Divulgação/Hyundai)

    Há também opções puramente a combustão. A mais potente é equipada com motor 2.5 turbo de 181 cv e 43 kgfm combinado com câmbio DCT de oito marchas, podendo ir de 0 a 100 km/h 8 segundos. Embora seja menos potente, ele é mais rápido que o plug-in, que faz a aceleração em 9,5 s.

    Continua após a publicidade
    Hyundai Santa Fe
    (Divulgação/Hyundai)

    Alguns mercados receberão ainda um modelo com motor 2.5 aspirado e menos potente. Ele tem 194 cv e 25 kgfm e é acoplado a uma transmissão automática de oito marchas.

    Compartilhe essa matéria via:

    O Santa Fe começa a ser vendido já no final de agosto em sua terra natal, a Coreia do Sul. Para outros mercados como Estados Unidos e Europa, a estreia está marcada só para 2024. A Hyundai revelou ainda um versão off-road chamada de XLT, porém, disse que se trata apenas de um conceito que não irá para produção. Os preços não foram especificados.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.