Novo Hyundai Kona elétrico tem 217 cv e roda 490 km, mas não vem ao Brasil
Kona elétrico
A Hyundai-Caoa confirmou para agosto o lançamento do Hyundai Kona no Brasil em versões híbrida e elétrica. O detalhe é que ambos já têm uma versão atualizada no mercado global. Depois de atualizar o híbrido, agora é foi o Hyundai Kona elétrico quem foi revelado pela fabricante sul-coreana.
Quer dizer que o SUV agora adota a mesma linguagem de design de outros carros da Hyundai, facilmente identificada pela estreita barra de leds sob o capô.
A Hyundai diz ter adotado o processo EV-to-ICE, que foca em um padrão mais moderno — típico dos elétricos — e o transfere para os veículos de motor a combustão. Por isso que todas as versões do Kona têm esse jeitão futurista, inclusive a híbrida, foi apresentada em janeiro.
A principal mudança no visual está nas luzes diurnas de LED. Elas já eram finas na geração anterior, mas agora estão interligadas formando uma grande e fina faixa luminosa, que na versão elétrica é pixelada. Para aqueles que gostam de quadrinhos, parece ter sido inspirado no Ciclope dos X-Men. Os faróis mesmo, estão localizados logo abaixo e ficaram ainda mais discretos.
Na traseira, o padrão se repete e a luz de freio é formada por uma barra iluminada, que por ter a cor vermelha, lembra ainda mais o personagem dos quadrinhos. Comparado com a versão híbrida e a combustão, a principal diferença no Kona elétrico está nos dois para-choques, que são na cor do veículo e o dianteiro é completamente fechado.
O SUV mede 4,35 de comprimento, ou seja, ele é cerca de 17 cm maior que o seu antecessor. A distância entre eixos também cresceu e agora mede 2,66 m. Segundo a Hyundai, essas mudanças favorecem o espaço interno, deixando-o mais confortável, principalmente para os passageiros.
Por dentro o Kona traz duas telas integradas de 12,3’’, uma para o quadro de instrumentos e outra para a central multimídia. Além delas, há também um head-up display de 12’’, que aloca as principais informações que o motorista precisa.
O console central oferece um bom espaço para porta-copos e porta-objetos, isso porque a alavanca de câmbio foi realocada para a coluna de direção. O novo Kona também traz atualizações pelo ar, sistema de som Bose com oito alto-falantes e subwoofers reajustados, iluminação ambiente, carregador sem fio e entradas USB C.
O Hyundai Kona elétrico estará disponível em duas versões. A mais simples, batizada de Standard, traz bateria de 48,4 kWh, com alcance de 342 km (ciclo WLTP) e motor elétrico e 156 cv. Enquanto a versão Long Range, que será a topo de linha da família, tem pack de 65,4 kWh com 490 km de autonomia e motor de 217 cv. O que não muda nos dois casos é a tração dianteira e o torque de 26 kgfm.
Para efeito de comparação, a versão antiga que será vendida no Brasil tem 136 cv e 40,3 kgfm, e bateria de 39,2 kWh, suficientes para 252 km de alcance, conforme a nova medição do Inmetro.
Por se tratar de um veículo global, o Kona elétrico precisa estar preparado para qualquer tipo de clima. Por isso, a Hyundai equipou o carro com um sistema de pré-condicionamento da bateria, que mantém a bateria aquecida e garante uma recarga segura no inverno. Já a porta de carregamento possui um sistema de aquecimento próprio, que evita o congelamento em temperaturas de até – 30°C.
Com um bom elétrico, o Kona também traz um sistema de frenagem regenerativa. A diferença é que no SUV da Hyundai ele é adaptativo, podendo aumentar ou diminuir de acordo com as condições do tráfego. A condução com apenas um pedal também faz parte do pacote.
Tecnológico, o Kona traz uma série de equipamentos de segurança e assistência ao motorista, que são parte do pacote Hyundai Smart Sense. Neles está incluso o assistente de estacionamento remoto, que permite controlar o carro pela chave para ajudar a sair daquela vaga muito apertada sem precisar entrar no veículo. Somam-se a ele itens como, detector de fadiga, alerta de ponto cego e de tráfego cruzado, frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa, monitor de ponto cego, entre outros.
Informações como preços, data de estreia e especificações dos diferentes mercados em que ele será oferecido deverão surgir mais tarde.